Janeiro/2002
Reflexão
Colunas
Notícias em destaque
Edições anteriores:

 Sínodo dos Bispos

Durante a realização do sínodo dos Bispos, Pe. Robert P. Malloney, Superior Geral da Congregação para a Missão (Lazaristas) fez a seguinte intervenção aos participantes, na presença do Santo Padre o Papa João Paulo II.

Lendo o instrumento Laboris, que está repleto de esperança, dou-me conta de que é impossível para um Bispo assumir o grande ônus de trabalho que lhe cabe. Portanto, pergunto-me: se Vicente de Paulo fosse vivo, quais seriam as prioridades que submeteria aos Bispos de hoje? Gostaria de sugerir duas:
1 - Sede pais e irmãos dos pobres das vossas dioceses. Fazei com que a opção preferencial pelos pobres da Igreja resplandeça como um farol de esperança nas vossas pessoas. Aproximai-vos de Jesus na pessoa do pobre. No dia do juízo, este é o critério principal de avaliação para vós e todos nós. "Porque tive fome e me destes de comer , tive sede e me destes de beber"
Portanto, peço-vos que sejais pais e até mesmo irmãos dos pobres. Fazei com que vossas dioceses constituam um lugar em que a Igreja seja verdadeiramente a Igreja dos pobres, despertai a solicitude dos seus membros, sobretudo dos mais abastados, a fim de que trabalhem convosco ao serviço dos pobres. Reuni jovens e idosos, homens e mulheres, clero e laicato, ricos e os próprios pobres no serviço aos mais pobres. Comei com eles. Realizai os vossos projetos com os pobres, para que tenham voz no seu futuro. Celebrai a Eucaristia com eles. Comunicai-lhes a vossa convicção de que o Reino de Deus está aqui e lhes pertence. E dado que as mulheres e as crianças são quase sempre os mais pobres de entre os pobres, permanecei ao lado delas na luta pelos direitos humanos fundamentais. Sede pais e irmãos dos pobres nas vossas dioceses.
2 – Sede pais e irmãos dos sacerdotes das vossas dioceses. Sede capazes de lhes dizer, como Jesus fez no Evangelho de São João "Chamei-vos amigos!". E sobretudo, escutai-os. Sede para eles ministros da palavra salvífica, da palavra de encorajamento, de Deus. Rezai com eles, tanto na Eucaristia como nas outras formas de prece de silêncio e de meditação. Comei com eles e diverti-vos em sua companhia. Oferecei-lhes uma profunda formação inicial e permanente. Realizai os vossos projetos juntamente com eles. Decidi com eles o modo como as paróquias da vossa diocese podem elaborar projetos criativos e eficazes ao serviço dos pobres. Sede pais e irmãos para os vossos sacerdotes.

Mapa do Site - Novidades - Home Page - Links vicentinos -
email:vicentinosonline@yahoo.com.br