Últimas notícias
- Programa a Voz Vicentina:
 

 

dezembro/2000
  • Editorial - Novo século e ardor missionário
Reflexão
Colunas
Notícias em destaque
Edições anteriores:
Editorial

E agora José?

Depois de ter sido encerrado pela mídia apressada e outras pessoas desinformadas na passagem de 1999 para 2000, este ano afinal terminou e com ele o século e o segundo milênio.

Nós somos privilegiados de termos observado dois séculos e participado de tantos acontecimentos positivos e até negativos neste século vinte terminado há poucos dias.

Na Sociedade de São Vicente de Paulo pudemos ver a realização do que parecia um sonho - a beatificação de nosso fundador e a união da Família Vicentina.

No Brasil de modo especial notamos um crescimento de várias unidades vicentinas, muitas originárias das Missões realizadas a partir de 1998 e das peregrinações das Relíquias de São Vicente de Paulo.

Falar em pleno século 21, de fatos acontecidos no anterior soa meio estranho, principalmente quando a mídia apresenta a cada minuto, notícias novas e quentinhas, jogando para a prateleira tudo aquilo representado pelo passado.

Mas não temos como deixar de comentar e fazer alguns alertas. Se obtivemos ganhos com novas unidades, tivemos, também, perdas interessantes, principalmente com o fechamento de Conferências e até Conselhos nas grandes cidades, tendo como causa, as modificações de comportamento provocadas pelas inovações e mudanças.

Ali, uma Conferência deixa de funcionar, pois seus membros estão trabalhando no horário das reuniões. Acolá, outra encerra suas atividades, desmotivada pela falta de trabalho. São várias as causas todas merecedoras de um estudo.

O que importa é não ficarmos apenas contabilizando e comemorando unidades novas em funcionamento, mas dedicarmos uma especial atenção a todas elas.

Podemos afirmar que as missões não se encerraram. Elas devem ter continuidade com visitas permanentes, não só às unidades antigas, mas e principalmente as que surgiram de trabalhos missionários.

Se assim não fizermos, correremos o risco de vermos e muito perto de nós, o fechamento de novas unidades vicentinas, enquanto estamos ainda comemorando as suas fundações.

Façamos levantamentos e iniciemos este novo século com um novo ardor missionário.

Home Page - Links vicentinos - email:vicentinosonline@yahoo.com.br