Janeiro/2002
Reflexão
Colunas
Notícias em destaque
Edições anteriores:

 Pimenta e Malagueta

Solidariedade (I)
Sou testemunha do fato. Quando ocorreu a instalação do Conselho Metropolitano de Governador Valadares, um confrade valadarense correu uma lista de subscrição , conseguindo recursos para as primeiras despesas . Ajudou e muito.
Solidariedade (II)
Estou informado das dificuldades do Conselho Metropolitano de Governador Valadares para fazer funcionar a contento o 4º Vinde e Vede.
São muitas as despesas para um evento desta natureza e sabemos que em se tratando de décima e duocentésima , a arrecadação mal dá para cobrir as despesas de funcionamento , aí se incluindo as visitas regulamentares e missões vicentinas.
Seria oportuno fazermos um novo movimento no sentido de ajudar ao órgão.
Concílio Ecumênico, Catecismo e Companhia Limitada (I)
Ao término do encerramento do Concílio Ecumênico Vaticano II, em boa hora convocado pelo saudoso Papa João 23 (XXIII), aconteceram coisas bens estranhas, com algumas lideranças religiosas julgando-se no direito de praticarem atos inovadores e alguns, sobretudo abusivos.
Concílio Ecumênico, Catecismo e Companhia Limitada (II)
Entre muitos, lembro de dois fatos que me preocuparam bastante: Um retrato de Nosso Senhor Jesus Cristo de paletó e gravata e o convite ao então comediante Jô Soares para distribuir a Eucaristia durante uma celebração.
Concílio Ecumênico, Catecismo e Companhia Limitada (III)
Depois das inovações iniciais, surgidas no calor da Conclusão do Concílio a poeira abaixou e as mentes ficaram mais sensatas, se bem que ainda persistam algumas atitudes a preocuparem . Cito por exemplo, um fato presenciado por mim, de uma celebração da Santa Missa com o padre em trajes civis sem alva e estola.. Fato inclusive recente. Digo presenciado, pois me recusei a participar da celebração. Considerei a atitude dele uma afronta e um desrespeito .
Concílio Ecumênico, Catecismo e Companhia Limitada (IV)
Mas vez por outra surgem as novidades a preocuparem a gente. A moda agora, é a recitação da ladainha de Nossa Senhora de modo abreviado. Não gostei. Prefiro rezar à moda antiga. Afinal de contas, quando se vai recitar o terço em louvor a Nossa Senhora, não precisamos ter pressa. Contemplemos pois os mistérios, seguidos da Salve Rainha, Ladainha e oração de São José.
Concílio Ecumênico, Catecismo e Companhia Limitada (V)
E por falar em terço, tem muita gente, miúda e crescida, confundindo Glória ao Pai, uma louvação à Santíssima Trindade com o sinal da cruz. Vejamos então. Existem duas maneiras fazer-se o sinal da cruz- persignando-se e benzendo-se.
Persignar-se é fazer três cruzes com o dedo polegar da mão direita aberta: a primeira na testa, a segunda na boca e a terceira no peito, dizendo: Pelo sinal + da santa cruz, livrai, Deus + nosso Senhor, dos nossos + inimigos.
Benzer-se é fazer uma cruz com a mão direita aberta, da testa ao peito, e do ombro esquerda ao direito, dizendo: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Concílio Ecumênico, Catecismo e Companhia Limitada (VI)
Entre uma oração e outra, é comum fazer-se à louvação à Santíssima Trindade, ou seja: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, elevando-se a testa e não abaixando. Não confundam portanto, persignar-se e benzer-se com esta louvação.
Benfeitora
Poucos vicentinos de nossa cidade conhecem D. Eva Simões, viúva do saudoso e sempre lembrado, confrade Artur Simões Ramalho. Ela é nossa benfeitora, pois entre outros fatos, fez a doação de seu imóvel para a nossa Sociedade. Dona Eva é como se fosse uma mãe para muitos de nós que temos o privilégio de visitá-la . Vive modestamente, recebendo um salário mínimo de pensão e de parcos recursos provenientes de aluguéis defasados pelo tempo.
Orações
Quando meus pais eram vivos, eu tinha certeza de ser beneficiando diariamente com suas orações . Assim, fiquei muito feliz com a declaração do presidente de minha Conferência de Santo Antônio, confrade José Avelar de Queiroz, de que reza constantemente por intenção de seus liderados. De minha parte, agradeço e muito e já estou retribuindo.


Mapa do Site - Novidades - Home Page - Links vicentinos -
email:vicentinosonline@yahoo.com.br