APA Mantiqueira  -  Araucárias  -  Cidades  -  Clima  -  Denúncias  -  Fauna  -  Flora  -  Imagens  -  Links 
 Reportagens  -  Agroecologia  Mapas
  -  Mata Atlântica  Parques  -  Previsão do Tempo  -  Relevo  -  Turismo  -  Contato

.:: Turismo ::.

  Porções de Mata Atlântica e áreas de transição de Cerrado caracterizam a região da Serra da Mantiqueira, além dos Campos de Altitude (cume de montanhas e planaltos com mais de 1800mts). Durante muitos anos o turismo local caracterizou-se principalmente pela procura das estâncias hidrominerais que surgem nessa área do estado em decorrência dos solos sulfurosos. A criação do reservatório artificial de FURNAS, em 1963, e do Parque Nacional da Serra da Canastra, nove anos depois, mudaria a situação do turismo, ampliando as possibilidades de atrativos naturais. 

   Hoje não é exagero dizer que a Mantiqueira destaca-se no cenário do turismo
ecológico nacional exatamente pela biodiversidade da região. Aqui, misturam-se as espécies de clima temperado da Mata Atlântica lado a lado com as orquídeas e quaresmeiras que enfeitam as terras do Cerrado. Gramíneas escondem tamanduás-bandeiras; cachoeiras e corredeiras cercadas por florestas são habitat para peixes e pequenos mamíferos.

   O turista que se aventura pelos atrativos da Mantiqueira volta para casa repleto de surpresas. Pode optar por trilhar as montanhas, com clima frio e trajeto puxado (mas garantindo inesquecíveis paisagens e momentos!), e então se deparar com as cachoeiras do Rio Preto, suas piscinas naturais e espécies de plantas que não existem em nenhum outro lugar do Brasil, como as que existem na Serra do Papagaio, no município de Aiuruoca. Caso decida seguir os caminhos das grutas, vai encontrar atrativos não só naturais, mas esotéricos, como os de São Thomé das Letras. Outra alternativa é percorrer a trilha do Cerrado de Carrancas, entre formações rochosas esculpidas pelo vento e mais de 120 espécies de orquídeas reveladas na paisagem.

  O processo de urbanização crescente pelo qual passa a região não compromete sua preservação ambiental e nem tem desfigurado o ar tranqüilo das famosas estâncias hidrominerais de Poços de Caldas e São Lourenço. Mas até aí o turista poderá se surpreender ao experimentar a emoção do vôo livre nas localidades ao redor. Turismo de aventura, por sinal, vem configurando-se como uma vocação local, já que há várias cidades cortadas por rios onde mantêm-se trechos intocados de Mata Atlântica - paraíso ideal para os adeptos de rafting e trekking.

 


Obs:. Aguarde! Em breve informações mais detalhadas sobre o TURISMO nas principais cidades da Mantiqueira. Caso queira fazer sua contribuição com este site, envie-me um email. Valeu!!

:: Neste site, em constante atualização, disponibilizarei informações diversas sobre a interessante e singular região da Mantiqueira. Por isso, aceito qualquer ajuda, crítica, indicações e dicas.

PELA PRESERVAÇÃO DA SERRA DA MANTIQUEIRA E SEUS BIOMAS