Nome
Li Shaoran
Aniversário
13 de Julho
Sangue
O
Matéria Favoritas
Ginástica e Matemática
Pior Matéria
Japonês
Clube
Nenhum
Cor
Verde
Flor
Pêonia
Comida favorita
Tenshn e chocolate
Pior Comida
Konnyaku
Melhor Receita
Nenhuma
Desejo
A Magia de Clow
Seiyuu
Motoko Kumai

Li Shaoran veio de Hong Kong com um único objetivo: reunir as Cartas Clow e obter a magia de Clow. Ambições realmente bem pouco comuns para um garoto da idade dele, mas quem disse que Li é um garoto comum?
Shaoran entra na história como um aluno transferido para a mesma escola de Sakura. A primeira impressão que se tem dele não é das melhores. Mal ele chega e já vai colocando Sakura contra a parede, exigindo seus direitos, como um legítimo descendente de Clow, de obter as cartas mágicas. Um argumento convincente o suficiente para fazer Sakura duvidar de sua legitimidade como uma Card Captor (Kero teve que convencê-la do contrário).

Descendente de Clow?!!

Pois é, Li é um descendente do Mago Clow. (Mais informações na página do Mago Clow). Só por isso você pode imaginar que ele cresceu sendo duramente treinado na arte da magia e da luta. Por isso que, mesmo sendo tão jovem, Li já é bem poderoso e além disso, já busca fortalecer ainda mais sua magia e nada mais perfeito para realizar seus intentos do que ser o novo dono das Cartas Clow.
Outro detalhe muito importante é que, por ser descendente do Clow, a  magia de Li é igualmente baseada na Lua. Importante destacar que o tabuleiro que Li usa para localizar as cartas foi criado pelo próprio Clow.
 

Um Pouco mais sobre a família do Li
As manas do Li...No primeiro movie de CCS, a família de Li  aparece. O coitado é o único garoto, caçula ainda por cima, de cinco filhos. Suas quatro imas são bem mais velhas do que ele e... são terríveis! Nunca vi mais atiradas. São do tipo que quando vêem alguém fofo ou bonito se penduram. E puxam a bochecha e apertam e abraçam... enfim, são terríveis! (Você precisa ver o queelas fizeram com o Touya e o Yukito!)
Pobre Li... a partir daí você já descobre que ele passou por uma existência sofrida... ^^
Falando um pouco da mãe do garoto, dá pra perceber que ela tem uma magia extremamente poderosa. Dá também a impressão de que foi ela quem mandou Li para o Japão atrás das cartas Clow mesmo porque, Li menciona que tem que voltar a Hong Kong para informar a mãe sobre o que estava acontecendo em Tomoeda. Ela também só aparece no primeiro movie.
É bom destacar que toda a criação e treinamento de Li ficou ao encargo de um criado que o acompanha na viagem para o Japão. O garoto não demonstra muito, mas fica bem claro que tem um grande apreço por ele!
 

Li Meilin

Ęta, que grude!No Japão, as coisas começam a mudar na vida de Li. Inicialmente, seu único objetivo era capturar as Cartas a qualquer custo. No mangá, por exemplo, ele nem hesitaria em ferir Rika quando esta foi possuída pela cartas da Espada se não fosse a intervenção de Sakura. Mas, quem esperava que Li fosse um mini-vilão, se decepcionou. Com o tempo, o garoto vai abandonando sua pose arrogante inicial e passa a ser um importante aliado de Sakura durante a captura das cartas.
Porém, a chegada de Meiling serve para reavivar a disputa. Ela na verdade é prima de  Shaoran e costuma se entitular como sua noiva desde que os dois eram apenas crianças - Na verdade, os dois combinaram que seriam noivos pelo menos até que Li encontrasse a sua verdadeira amada - e também tem o hábito de se atirar em Li sempre que o vê. Li não gosta muito desse grude da prima, mas isso não quer dizer que não goste dela.
* Meilin não existe no mangá. *
 

A Personalidade de Li...

Ai, que fofoooo!!É bastante complicada! Além de ser extremamente sério, o Li é fechado, isolado, normalmente se recusa a se juntar aos colegas nas brincadeiras e sempre fica sozinho no seu cantinho.
Creio que isso se deve à sua extrema timidez. Ao contrário de suas irmãs extrovertidas, Li é bastante calado e tem um ar de zangado que, na minha opinião, é o seu maior charme.
Além disso, ele não é a coisa mais fofa do mundo quando fica envergonhado? ^-^ 
Lembro-me agora de uma ótimo comentário que li no site da Ann-Chan: "Ah, if only he was a little older..." (Ah, se ele fosse um pouquinho mais velho...).
Concordo plenamente com ela. ^^
 

Amor...

Li dando um presente pra YukiO dono do coração de Li nada mais é do que... Yukito! Foi amor a primeira vista! Desde a primeira vez que ele bateu os olhos no Yukito, foi sempre a mesma história: Shaoran virava um pimentao humano e depois saía correndo que nem um doido sempre que Yuki praticava uma de suas costumeiras "fofurices". Um exemplo: No mangá, logo no primeiro encontro dos dois, Shaoran e Touya estão quebrando o maior pau quando quem aparece?! Ele mesmo: Yukito. Ignorando completamente a briga dos dois (que por sinal já estava chegando no nível da porrada), Yukito dá o sorriso mais fofo do planeta pro garoto e lhe oferece um bolinho. (Detalhe que até então, Li era um desconhecido). Não precisou de mais do que isso: Lá se foi Li correndo... uma cena que irá se repetir várias vezes, por sinal.
Mesmo assim, de vez em quando Li supera por alguns segundos sua timidez para demonstrar seu carinho por Yukito com algum presentinho. O garoto nem disfarça! ^_^
 

.... e Ódio

Eles se detestam! ^^Os desafetos de Li são muitos. E principalmente porque o menino é bem desaforado pra pouca idade, não é muito fácil de agüentar. Kero por exemplo é um que vive se atracando com ele. Além disso, Li sempre olha para a professora Mizuki  com muita desconfiança. Mas isso se deve aos poderes mágicos que ela tem. Li consegue senti-los e por isso sabe que ela está longe de ser uma pessoa comum.
Mas o principal deles é Touya. O irmão de Sakura e Shaoran se detestam! Não podem se ver que um só falta grunhir pro outro. Logo no primeiro encontro, os dois quase partiram pra porrada. (na verdade, Li deu um belo de um chute no braço do Touya quando ele o pegou atazanando Sakura e meteu o maior terror no garoto. Tipo: "O que você pensa que tá fazendo com a minha irmã caçula, meu chapa?"
Motivo real da disputa? Ciúmes!! E ciúmes duplos! Preste atenção:
Depois dessa em que os dois quase se pegaram, (no mesmo volume do mangá) Tem uma cena em que Touya e Yukito conversam enquanto esperam por Sakura. Nisso, cai uma folhinha no ombro do Yuki e Touya vai tirá-la. Inocente, né? Pois esse pequeno gesto fez com que Li usasse sua magia para literalmente atear fogo no braço de Touya. Bem no estilo: Não toca, porque ele é meu!! ^^
Depois, durante um festival, ocorre a famosa cena do coelhinho. Sakura e Yukito olham um coelho de pelúcia que estava sendo colocado como prêmio no jogo das argolas e comentam que o bicho era bonitinho. Não precisa de mais para Touya e Shaoran disputarem pelo coelho a ponto do dono da barraca dar um pra cada. (detalhe interessante: No anime, o dono da barraca dá um coelho pra cada porque nenhum dos dois conseguiu acertar por mais que tentassem. Já no mangá, foi ao contrário: os dois foram tão bem que cada um levou um coelho.)  O coelhinho de Li ficou com Yukito e o do Touya ficou com Sakura.
Daí dá pra ver que Touya é um sujeito extremamente ciumento. Na verdade, ele morre de ciúmes da irmã, por isso, não gosta de ver Li por perto. Já os ciúmes de Li.... bem.. vocês já sabem quais são os motivos...

Spoilers para Li Shaoran
história
Personagens