Lesões por esforços repetitivos (LER)

O que é LER?
LER é a designação inicialmente utilizada para lesões decorrentes de esforços repetitivos. Atualmente essas lesões passaram a ser chamadas de DORT, ou seja, Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho.
Quais são essas lesões?
São as tenossinovites (inflamação da bainha dos tendões), as tendinites (inflamação dos tendões), epicondilites ( inflamação do epicôndilo, proeminência óssea localizada na face lateral  da extremidade distal do úmero),  síndromes compressivas e outras enfermidades associadas ao uso repetitivo de segmentos do corpo, principalmente membros superiores, onde ocorrem com maior freqüência esses tipos de lesão.
Como são tratadas essas lesões?
O repouso do segmento afetado é fundamental. Portanto, o afastamento do trabalho, onde geralmente se encontra o fator causal, é necessário. A utilização de analgésicos, antiinflamatórios, relaxantes musculares e fisioterapia compõem  a primeira abordagem terapêutica. Há casos que necessitam de imobilização. Os casos crônicos podem exigir tratamento cirúrgico. A troca de função, o afastamento prolongado ou até definitivo de determinadas atividades pode ser preciso.
Como prevenir-se da DORT?
Evitar atividade repetitiva e prolongada ( datilografar ou digitar horas seguidas, sem interrupção).
Melhorar as condições ergonômicas do trabalho ( cadeiras e mesas adequadas, apoiadores de antebraços para digitadores etc).
Descanso intercalado durante a jornada de trabalho, destinando 10 minutos em cada hora para exercícios de alongamento e relaxamento.
       
Ação conjunta e empregadores e empregados que visem prevenir as lesões decorrentes de esforços repetitivos.

DR. VIRIATO MOURA | O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE: | DORES NAS COSTAS
| LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVOS (LER) | OSTEOPOROSE | ESPORÃO DE CALCÂNEO