Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

 

 

 

 

 


VOLTAR PARA A PÁGINA 1

 

Modelos de Perfeição

 

Construção de Cenários em Miniatura

 

O modelo de uma paisagem envolve preocupações totalmente diferentes de uma miniatura de uma espaçonave. Com relação a cenário, criar um ambiente verossímil é mais importante que a precisão técnica. Paisagens em miniatura são freqüentemente usadas para criar locações estilizadas. Uma outra utilidade importante é criar ambientes logisticamente impossíveis, como por exemplo, as paisagens marcianas de O Vingador do Futuro. Os cenários em miniatura podem ser montados tanto em ambiente aberto como em estúdio, onde luz e movimento de câmera podem ser controlados.

 

Florestas - Como em qualquer assunto de efeitos especiais, o que vale mesmo é criatividade. Assim, não existe uma regra para se criar Florestas em miniatura. Geralmente, os solos podem ser de verdade (montado num terreno de verdade) ou em plataformas de madeira montadas nos próprios estacionamentos das empresas de efeitos especiais. Sobre as plataformas, os artistas colocam plásticos grossos (tipo lonas) ou mesmo carpetes. Sobre as lonas e os carpetes, eles colocam terra de verdade, plantas e troncos pequenos de verdade. Ao fundo eles colocam pinturas para expandir a visão mas também tem hábito de filmarem com céu de verdade.

Fotos mostrando a montagem de uma cena do filme Retorno de Jedi. A cena deveria mostrar um veículo do império sendo destruído pelos Ewoks na floresta de Endor. Para isso, a Industrial Light and Magic (ILM) construiu um cenário em miniatura da floresta de Endor. Sobre uma plataforma elevada feita de madeira, os artistas colocaram um tipo de lona plástica para se criar um chão inclinado. Em seguida adicionaram partes de troncos de árvore e pintaram a lona com cor de terra e adicionaram pequenas pedras, terra e plantas de verdade. Atrás deste cenário, foi colocado um fundo ou tela de pintura de árvores a distância para expandir mais a visão da floresta e dar falsa idéia que a floresta era grande. Acima e ao lado deste cenário em miniatura, eles colocaram um tipo de rede para que sejam projetadas sombras no chão, dando a idéia de sombras de árvores de uma floresta densa. Isto deu uma idéia de floresta densa e repleta de árvores. Nas fotos abaixo, você pode notar: 1) montagem dos troncos e do chão sobre a base de madeira; 2) Montagem do cenário com árvores; 3) e 4) artistas pintando a tela de fundo; 5) montagem da cena com o veículo e a rede (para projetar as sombras) ao lado; 6) Cena final.

 

Para o filme Jornada nas Estrelas VII, em uma das cenas a Enterprise cai sobre uma floresta alienígena. Esta floresta foi construída pelo departamento de modelos da ILM. Era um cenário em miniatura com 13 metros por 33 metros montado ao ar livre no estacionamento da ILM. Sobre uma estrutura de madeira (madeira compensada), tinha montanhas de isopor (de pelo menos 3 metros de altura), tudo coberto com 762 metros quadrados de carpete usado de escritório para fornecer um suave terreno deslizante para a queda da nave. Depois foi aplicado um spray de espuma de borracha e em seguida pintado. Depois o mini-cenário foi maquiado com dez mil plantas secas de 25 a 35 cm de altura, sujeira, pó, e uma cobertura de musgo com 15 a 20 cm de espessura na área da colisão e deslizamento da Enterprise.

 

No filme Always foi preciso construir miniatura de uma floresta. Para criar as árvores, os artistas da ILM usaram pinheirinhos de natal, sendo que sua raíz foi colocada dentro de canos de aço para sustentar e também foram amarrados em barras metálicas (são barras usadas em construção para alicerces de casas, também conhecidas como barras CA-50) para dar maior sustentação.
   

 

 

Céu com Nuvens - As nuvens em miniaturas geralmente são feitas com algodão ou fibra de poliéster usada para encher travesseiros. Estas mini-nuvens são presas com linhas finas (linhas de nylon para pesca), presas por suporte ou sobre vidro transparente.

Para o filme Explorers, as nuvens de um céu noturno foram simuladas com algodão. Nas figuras abaixo você pode ver as formas mais comuns de se dispor o algodão para imitar nuvens. Na primeira figura você vê o algodão sobre linhas finas (semelhantes às linhas de pesca). Lembrando que quando o céu é escuro deve-se usar linhas escuras e quando é claro, usam-se linhas claras ou transparentes. Desta forma dá-se a idéia de que elas estão flutuando. Na outra figura você pode ver o algodão preso em suportes e sobre plataformas. Desta forma é possível sustentar grandes quantidades de algodão, mas deve-se ter o cuidado para a câmera não focalizar os suportes. A terceira figura mostra outra técnica que seria de dispor o algodão sobre um vidro ou plástico transparente. Desta forma é possível ver o que está por debaixo deste vidro, no caso um mini-cenário de cidade. Nesta última técnica é importante que a iluminação da cidade (embaixo) seja mais intensa que a em cima deste virdo para evitar reflexos. Na última figura você pode ver o resultado final.

 

A cena de abertura do filme Morrendo e Aprendendo mostra uma vista aérea noturna de São Francisco por volta de 1959. Para isso, foram utilizadas miniaturas construídas pela empresa Forward Productions dos irmãos Denis e Robert Skotak. As nuvens foram feitas de fibra de poliéster, um tipo de algodão usado para encher travesseiros. Todo o mini-cenário foi iluminado com uma luz tênue azul, algumas nuvens tinham luz amarela por debaixo. As nuvens eram presas em finos fios pretos ou ficavam presas em suportes que eram movimentados quando a câmera se aproximava, dando a idéia de abrir passagem para a câmera passar. Para fazer um céu estrelado usaram um fundo preto opaco e não brilhante com pedacinhos de fita metálica refletiva simulando estrelas. Dessa forma, quando a câmera se movia, as estrelas pareciam piscar.

 

 

Cenários de Neve - Para se criar superfícies de neves em miniaturas existem diversas maneiras e materiais. Geralmente, a neve para cenários em miniatura é simulada com fermento em pó ou até pó de gesso, sobre uma superfície qualquer ou mesmo sobre uma outra branca.

No filme O Império Contra Ataca, uma das cenas mais impressionantes era a que mostrava os andarilhos imperiais sobre o gélido planeta da base dos rebeldes. Os andarilhos eram miniaturas movimentadas pela técnica de animação quadro-a-quadro. Mas para que a cena fosse ainda mais realista, os artistas da Industrial Light and Magic (ILM) criaram uma miniatura de cenário de uma superfície de neve. Para isso, criaram em estúdio uma base de madeira (um tipo de mesa) e sobre ela colocaram um plástico branco parecido com aqueles plásticos encorpados usados para cobrir mesas comuns. Ao lado desta mesa eles colocaram um pintura mostrando montanhas e nuvens (primeira figura). Em seguida eles aplicaram em alguns trechos uma massa branca (semelhante à massa corrida usada em paredes) para dar alguns detalhes (segunda e terceira figura). Mas sobre quase toda a superfície eles aplicaram uma generosa camada de fermento em pó (quarta figura), estes comuns usados para fazer bolos. Na última figura você pode ver a cena final.

   

 

Para o filme Duro de Matar 2, em uma das cenas um avião de passageiros faz uma aterrissagem desastrosa sobre uma pista coberta de neve. Para isso a ILM usou miniaturas do avião e da pista. A pista coberta de neve foi simulada com pó de gesso (ou pó de giz). Na figura abaixo você pode ver a miniatura do avião sobre a pista.

 

   

 

IR PARA A PÁGINA 3

 

Voltar para a página principal

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.
MSFX mail