Usina de  ITATINGA
MATERIAL RODANTE
Locomotivas
O acesso à Usina de Itatinga é feito através de uma estrada de ferro mandada contruir, ainda em 1903, pela concessionária do Porto de Santos, a Cia. Docas de Santos. Ela foi construída na mesma bitola da ferrovia do cais santista na época, de 0,80 m., mantendo essas caractarísticas até os dias de hoje, o que a torna bastante singular e única.

Seu material rodante, parte recebido da Cia. Docas de Santos quando da modernização de seus equipamentos, parte de construção própria, encontra-se em excelente estado de conservação, conforme pode ser acompanhado nas próximas fotos. A estrada foi eletrificada em 1958.

Locomotiva Itapema, KRAUSS (alemanha), originalmente nº 12 da Cia Docas de Santos, nº de fabricação 3092, de rodagem 0-4-0T e fabricada em 1895. Essa loco está nas oficinas de locomotiva de Itatinga. Foto de Sergio Martire, em 12/1994
Locomotiva "lavoura" em manobras próximo à estação de chegada no Rio Itapanhaú. Foto de Sergio Martire, em 1994. Essa foi a primeira locomotiva da Cia. Docas de Santos, uma KRAUSS (Alemanha), construída em 1889 (111 anos portanto de idade e funcionando). Trata-se de uma 0-4-0T e seu nº de fabricação é 2092.

Hoje, essa máquina encontra-se preservada em frente ao prédio da Administração do Porto, em Santos, conforme foto abaixo.

Voltar
Pagina Inicial
Próxima Galeria