Usina de  ITATINGA
MATERIAL RODANTE
Bondes
Para o acesso das pessoas à Usina de Itatinga, sempre feito através da estrada de ferro, existem alguns bondes, motorizados ou não (reboques) e certamente Itatinga também se destaca por essa característica, sendo um dos únicos locais no Brasil com bondes ainda em atividade comercial.

Os Bondes motorizados de Itatinga (B1 e B2) foram construídos nas oficinas da CODESP, sendo a Unidade B1 com dois trucks, um motor de 7,5 KW em cada truck, controler duplo (um em cada extremidade). Já o bonde B2 era uma antiga locomotiva elétrica de carga, com dois trucks, um motor central de 13,5 KW e Controler central.  Os Trucks  foram reaproveitados de antigos bondes desativados do Guaruja.

Existem ainda 3 carros- reboques, o nrº 1, 3 e 4, sendo o nrº 1 com 7 bancos e 21 lugares; e  os nrºs 3 e 4 com dez bancos e 40 lugares. São antigos Bondes de tração animal de Santos, identicos ao reboque nrº 1, em uso atualmente em Santos dentro do projeto de revitalização do centro velho, onde foi realivado um pequeno trecho da antiga linha de bondes.

Bonde nrº 1, Motorizado, tracionando a gôndola para uso nos planos inclinados. Notem o estado de conservação impecável do local e o cuidado com a vegetação, grama e pintura das instalações. Foto de Sergio Martire
Bonde nrº 2, tracionando o reboque de nrº 1. Foto de Sergio Martire
Reboque nº 2
Bonde 2 + Reboque 1
Bonde com reboque parado junto ao plano inclinado que corre paralelo aos dutos de água que alimentam a usina. Foto de Sergio Martire
Voltar
Pagina Inicial
Próxima Galeria