BANDEIRA DA COREIA

Tae Kwon do

TIGRE

Página Principal

Programas de simulação

Projetos eletrônicos

Download e links

Reflexões

Tae Kwon do

O tae kwon do é uma arte marcial nascida na Coréia sendo originário do aprimoramento de várias lutas antigas praticadas como o SOO BAK, SO BAK HEE, TAE KYON, considera-se que sua origem seja datada do ano de 640 d.c. mas seus padrões  foram definidos a partir de 1955 por um grupo liderado pelo general CHOI HONG HEE que conseguiu unificar as várias escolas existentes denominando a arte como TAE SOO DO e posteriormente como TAE KWON DO.

        O que é interessante comentar é o contesto no qual é baseado esta arte marcial tão especial que se funde com a identidade de seu país de origem, na antiguidade este era dividido em três reinos, KOGURYO, BAEK-JE e SILA, sendo este terceiro, o menor dos três reinos,  constantemente invadido e saqueado. Então, em SILA, foi formado uma tropa de elite denomida de HWA RANG com a missão de defender o reino, estes guerreiros eram aprimorados no uso do arco e flexa, lança, espadas e combate corporal (TAE KYON), com  determinação conseguiram unificar os três reinos sendo hoje conhecido por CORÉIA. O que tornavam os HWA RANG tão valorosos era seu código de honra regido por cinco itens:

 

TOPO Fundamentos do Tae kwon do

    Tae kwon do significa literalmente "caminho dos pés e das mãos" e todos que o praticam adquirem o desenvolvimento físico do seu corpo, que o faz seguro de sí, que o torna muito mais equilibrado transformando-as  em pessoas com alto espírito confiante, generoso, justo, humilde e líder. O objetivo principal do Tae kwon do é formar seres humanos respeitados em todos os sentidos, desenvolver a inteligência, fortalecer o espírito, garantir boa saúde física e mental e assim tornar-se um cidadão consciente de seus deveres para com a família, seus concidadãos e seu país.

               TIGRE    O Espírito do Tae Kwon do   TIGRE

"Se ao treinar ou praticar o Tae Kwon do não tivermos objetivos bem definidos, será como ter apenas uma força sem justiça, que é  a violência e a maldade."

Comentário pessoal: Muito tem se falado sobre mal uso que se faz das artes marciais qualquer que seja ela, que uma pessoa que treina uma arte marcial é capaz de atos que o enquadrem na marginalidade e crueldade, isso é verdade,  mas o que tem que ser observado em tudo isso é que apesar da arte marcial dar os meios ela em sí não é responsável pela situação, quem unicamente é responsável por isso é o indivíduo e sua índole, e em parte o instrutor que acredito eu ter o dever de orientar da melhor forma possível aqueles que o seguem, a arte marcial como arma é um tanto imprecisa, exige dedicação e treinamento. Quantas  pessoas que apesar de não ter nenhum treinamento não exitam em pegar pedras, paus ou as próprias mãos  e agredir outras  pessoas de forma cruel e desumana, sem falar nas armas de fogo. E quantos alunos que no começo  de seu treinamento mostram uma agressividade desmedida se abrandam com o tempo e se tornam pessoas conscientes de seus atos. 

WORLD TAE KWON DO FEDERATION

TOPO A luta

       A luta de tae kwon do  tem golpes tanto com as mãos quanto com os pés mas se destaca principalmente por seu chutes que a tornam uma luta muito característica, o treinamento para uma luta exige muito do atleta, alongamento, resistência, força, agilidade, reflexo fazem parte do treinamento básico, além disso o treinamento da técnica tem que ser muito esmerado para ter o resultado desejado. Um lutador bem preparado pode golpear um oponente a qualquer distância dele, consegue entrar e sair do raio de ação de seu oponente com maestria e chutar seu oponente mesmo que este se cole a seu corpo.

Base do treinamento

      Além do treinamento físico e a luta em sí o Tae Kwon do conta com a prática de movimentos específicos pertinentes a arte Coreana que auxilia a manter as características da arte com o decorrer do tempo e a parte de defesa pessoal com movimentos eficazes em situação de combate real, esse conhecimento é englobado pelos Poom Se, Kibon Dong Jak, Sam-Bo-De-Rion, I-Bo De-Rion, Joa De-Rion:

 Poom Se

        É o conjunto de movimentos de ataque e defesa contra um adversário imaginário, durante o aprendizado são aprendidos nove, oito denominados Te-Guk e o nono em homenagem ao país de origem chamado Korio.

Kibon Dong Jak

       Parte do treinamento dedicado ao treinamento de bases, aos diversos golpes e defesas tanto de mãos quanto os de pés.

Sam-Bo-De-Rion (Sebun Kyorugui)

       Luta simulada por dois alunos com o treino de um soco realizado por um oponente na altura do rosto e a realização de defesas e contra ataques por parte do outro visando a incapacitação do atacante.

I-Bo De-Rion

        Luta simulada mais aprimorada que engloba defesa e contra ataque de  um ou dois ataques sendo esses socos, cuteladas, chutes e outros.

Joa de-Rion (Anja Kyorugui)  

         Luta simulada partindo da posição ajoelhado um em frente do outro, isto é feito para se simular uma situação que se tenha que começar a lutar sentado.

TOPO O Tae Kwon do no Brasil e em Curitiba

       No início do mês de junho de 1970, foi enviado ao Brasil pelo presidente da Federação Internacional  de Tae Kwon Do, General CHOI HONG HEE, o grão mestre SANG MIN CHO, 8° Dan, com a missão de difundir e implementar na América do Sul  a arte marcial Coreana, então foi fundada a academia Liberdade em São Paulo, nos anos seguintes outros mestres vieram ao Brasil, entre eles o mestre HONG SOON KANG, que veio residir no Paraná, mais precisamente Curitiba, este foi o início de meu contato com o TKD, me lembro como se fosse hoje quando ví a apresentação desse Grão mestre pela televisão, ele demonstrava coisas que até então pareciam inconcebíveis, saltos fantásticos, força (Segurou duas cordas e mandou um grupo de homens tentar separa-los, foi em vão), e um controle sobre o corpo que de certa forma se mostrou tétrico, alguns homens enfiaram um arame afiado em seus ante braços, aquilo chocava, tanto que um dos soldados de polícia desmaiou, isso foi em meados de 1982. Mas o meu primeiro contato com a arte se deu 1986 na academia da rua Riachuelo, nesse tempo tive treinamento com o mestre Kang, o instrutor Bira e conheci meu amigo e instrutor atual o mestre Claudiney, que naquele tempo já era faixa preta apesar de ter apenas 17 anos. No decorrer desses anos o Grão mestre (9° Dan) Kang graduou alguns alunos brasileiros como mestre( 4° Dan), os que eu conheço em Curitiba são mestre Ivo, mestre Romildo e mestre Claudiney, sendo esse último um dos mestres mais novos graduados até a época( 26 anos). Também treinei com o faixa preta (3° Dan) Kambara, exímio lutador, com um treinamento rígido e peculiar, periodo que o rendimento de suas equipes em campeonato era de quase 100%.
        Depois desse tempo treinei com o  mestre Claudiney que difundiu como poucos o TKD em Curitiba e no estado. Eu tenho a graduação de vermelha ponta-preta.

   Durante esse periodo muitos que posso chamar de amigos se destacaram no esporte, entre eles:

        Alexandre - Celso - Kely - Koko - Marcelo - Renato - Bianco - Cris - Sandro e outros que treinaram comigo na academia AQUACENTER-BATEL.

    Bibliografia

Comentários

    Este artigo é apenas um informativo sobre este esporte que gosto tanto, sendo que estou aberto a comentários, sugestões e críticas bastando para tanto me enviar um e-mail :

TOPO

E-MAIL