SONORIZAÇÃO EM CARROS - I

Index * * Sonorização (II) - Divisores de frequência

Eng David M Risnik

 

 

Além da qualidade do rádio/toca fitas/CD , qualquer sistema de sonorização só atinge seus objetivos quando nos preocupamos também com a qualidade da instalação e dos alto-falantes . Isto mesmo , na maioria das vezes , você obtém um resultado bem distante daquilo que foi proposto inicialmente , porque não dispensou os devidos cuidados com a escolha apropriada dos alto-falantes e da sua instalação . Procuramos nesta página (I) orientar e fornecer alguns conceitos técnicos importantes a este respeito. Na parte (II) = FILTROS são fornecidas dicas e fotos sobre divisores de frequencia . Acompanhe com atenção:

Podemos citar como primeiro item desta lista , os conceitos de POTENCIA e IMPEDANCIA . A potência especificada para um alto-falante não é simplesmente um número frio , pelo contrário ele é um dado importantíssimo pois qualifica a ROBUSTES mecânica e elétrica do conjunto . Para entender melhor estes preceitos vamos dar uma rápida espiada na construção de um alto-falante.

O elemento vital dos alto-falantes é o sistema CONE/BOBINA . O cone é quem produz as ondas de pressão no ar com seu movimento de vai e vem , impulsionado pela bobina . Estas ondas são percebidas pelos nossos ouvidos – a que chamamos de SOM ! . Pois bem , o que difere um som mais alto (mais potente) do som mais baixo , é exatamente a força desta pressão que o cone é capaz de emitir . Pôr este dado já podemos entender que cones com maior área são capazes de emitir maiores pressões (maior potência) . Outro fato simples de se deduzir é que para emitir maiores potências , esta membrana do cone deve ser mecanicamente mais rígida ! Já temos dois fatores que qualificam alto-falantes de maior potência : possuem maior área de cone (oval ou circular) e dispõem de uma mecânica mais rígida . Vamos falar agora da bobina . Ela pode ser considerada o motor do cone , impulsionando-o . Como ela faz isto : a bobina recebe um sinal elétrico (sinal de áudio) que faz circular uma corrente elétrica sobre ela , transformando esta energia elétrica em energia magnética . Por estar imersa em um forte campo magnético (imã permanente) , ela é impulsionada a mover-se (função do sinal) , levando consigo o cone ! Veja agora dois detalhes técnicos com relação a bobina : o diâmetro do fio (espessura do fio de cobre da bobina) e o número de voltas deste enrolamento . O diâmetro ou bitola do fio pode ser interpretado como a sua capacidade de suportar maiores correntes . Porque maiores correntes: simples , para se obter maior potência é necessário enviar um sinal de maior amplitude , o que gera uma corrente maior – veja : ela deve SUPORTAR esta corrente , caso contrário , pelo super aquecimento , ela QUEIMA !

Agora vem outro dado importante : o número de voltas desta bobina (espiras do enrolamento) que em conjunto com outros fatores elétricos é quem define a chamada IMPEDÂNCIA .

Para que serve este dado , e o que eu faço com ele ? Vamos lá : a impedancia representa a CARGA que o alto-falante impõe ao rádio , ou mais especificamente , ao sistema de potência de saída do seu rádio . Este é mais um item de alerta com relação a capacidade do radio , sendo especificado em Ohms , a mesma unidade com que se mede RESISTORES . Em termos mais genéricos podemos dizer que é este valor que vai definir a corrente elétrica . Você já pode perceber agora que se conectar um alto-falante com impedancia diferente daquela que o rádio suporta , poderá até mesmo queimar o circuito de saída do rádio por excesso de corrente !

Dica importante: as especificações de impedancia de saída do rádio se referem a valores mínimos permitidos , por exemplo : para uma determinada configuração o fabricante especifica falantes com 4 ohms . Isto não impede que você utilize falantes com impedancia superior , (exemplo 8 ohms) , veja o porque: a impedancia maior do que a especificada , reduz a corrente que circular pela bobina sendo portanto plenamente suportada pelo rádio . Mas (sempre tem um mas...) por outro lado você não estará desfrutando de toda a potência que o seu rádio pode fornecer , pois ela só é alcançada pelo uso dos falantes com a impedancia especificada , neste caso seria a de 4 ohms ! Lembre-se : para não colocar o circuito de saída de seu rádio em risco (queima) evite utilizar falantes com impedancia INFERIOR a especificada .

Com relação a instalação , se você necessitar de melhores resultados , é interessante dispensar maior atenção com relação a distribuição dos alto-falantes e sua resposta de frequencia . Temos os TWITERS que possuem alta eficiencia em agudos (frequencias altas do audio) e os WOFFERS que possuem maior eficiencia em graves (frequencia baixas do audio)

Para melhor eficiencia , esta discussão encontra-se na parte (II) , e pode ser acionada pelo botão SOM II. a FOTO mostra alguns falantes para carros : TWITER (agudos) midrange (médios) Woffer (graves) . Existem montagens que acoplam os 3 falantes em um só conhecida por TriAxial (3 em um)

São Paulo-SP/ Brasil

This page hosted by Get your ownFree Home Page

Obrigado pela visita !