GEOGUIDE

DIVISORES DE FREQUÊNCIA

RETURN

Alguns audiófilos mais exigentes com certeza já ouviram falar dos divisores de freqüência para acoplar sistemas múltiplos alto-falantes . Divisor de freqüência , o que é isto ? Acompanhe as explicações a seguir.

O espectro de áudio , cobre uma faixa de freqüências que se extenue nominalmente de 20 a 20.000 Hz . Um bom equipamento de áudio que forneça sinais na faixa de 50 a 12.000 Hz já pode ser considerado de Hi-Fi (alta fidelidade) . É importante frisar que rádios populares não cobrem toda esta faixa , ficando bem abaixo .

Vou agora lembrar a todos o que mencionei na parte I desta matéria , não basta o equipamento fornecer um sinal de qualidade é necessário sobre tudo que o sistema de alto-falantes tenha capacidade para reproduzir toda esta faixa de freqüências . É ai que surge uma questão básica: os alto-falantes respondem a uma faixa de freqüências bem limitada comparada ao espectro total apresentado ! A sua resposta de freqüência é função das suas características mecânicas , como dimensionamento do cone , sua área , etc. .

Este problema tem solução : ao invés de um único falante , utilizaremos um sistema múltiplo com 2 , 3 (ou mais) conjuntos , sendo que cada alto-falante será OTIMIZADO para dar cobertura a uma faixa de freqüências .

É conhecido por Woffer o falante otimizado para responder as freqüências mais baixas ( normalmente abaixo de 150 Hz) . Para a faixa mediana do espectro , existe o falante Midrange , e finalmente o dispositivo otimizado para responder somente as freqüências mais elevadas é conhecido por Twiter ( normalmente acima de 8 kHz)

Agora lembram-se de uma característica importante dos alto-falantes chamada de impedancia ?

Pois bem , se simplesmente conectarmos esses três falantes (em paralelo) a impedancia do conjunto resultará num valor bem mais baixo (e perigoso) do que cada um apresenta .

É ai que entra os divisores de freqüência cuja função elementar é entregar a cada um dos falantes somente a faixa de freqüências para a qual ele esta otimizado . Com isto , por exemplo , os agudos (sinais de alta freqüência) somente serão entregues ao Twiter e não aos 03 juntos ! de mesma forma que os graves serão entregues somente ao Woffer .

Como são construídos estes divisores de freqüência ?

Os componentes básicos deste circuito são chamados elementos reativos : capacitores e indutores (bobinas) . Em configurações menos elaboradas , muitas vezes utiliza-se somente um capacitor eletrolitico bipolar no acoplamento de sinal ao Twiter . Como o capacitor permite a passagem somente de freqüências altas (em função de seu valor) , as freqüências médias e baixas são bloqueadas . Nesta disposição econômica , a divisão de freqüências não é perfeitamente delineada , porém os resultados são satisfatórios . Aos mais exigentes , para se obter melhores resultados , um bem elaborado divisor de freqüências , com bobinas e capacitores , é o recomendado .

É interessante comentarmos sobre a construção desta bobinas : os divisores de freqüência são acoplados a saída de potência do rádio , e portanto devem suportar correntes altas sem produzir perdas de sinal , ou seja , este enrolamento deve ser elaborado com fio de bitola grande , e seu núcleo , normalmente de ferrite próprio , tem também um tamanho significativo . A foto de abertura desta matéria exibe uma bobina utilizada em divisores de freqüência .

Index

São Paulo-SP/ Brasil

This page hosted by Get your ownFree Home Page

Obrigado, sua visita muito me honra !