As Festas Religiosas Antigas 
 
A zabumba era uma pequena banda formada por tambores e pífanos, que acompanhava as procissões, sempre à frente do cortejo. Também animava os leilões e quermesses naquelas festas religiosas. "Manuel de Zizuino" foi o zabumbeiro mais famoso da cidade, acompanhado de Antero no pífano e outros tocadores.


 
 
Vista da Procissão da Festa de Senhor do Bonfim, padroeiro do município, que se realiza no dia 1º de janeiro. Em segundo plano vê-se o velho mercado municipal, onde além de se realizar a feira (às terças), servia também de espaço para festas, inclusive dançante. Já não mais existe e, no seu local foi erguido um outro mercado fechado.

A primeira igreja, construída na atual sede municipal de Macururé, quando ainda se chamava povoado de Senhor do Bonfim. Foi construída pela família Maia, uma das fundadoras da cidade, no ano de 1906. Na década de 60, foi substituída pela igreja matriz atual, erguida no mesmo local.

Cenas de Uns Casamentos. Durante a procissão do Senhor do Bonfim, os noivos que casavam naquele dia, e eram muitos, participavam da procissão em local de destaque paramentados com as indumentárias casamenteiras, apesar do calor sufocante.



 Voltar à página principal