H I S T Ó R I C O

Em meados de 1998, surge aos pés da estátua de Luiz Gonzaga, a banda Zabumba Bacamarte de Caruaru. Inspirada no tiro do bacamarte, na cultura popular das bandinhas de pífanos, trios pés-de-serra, violeiros e emboladores.
Na sua musicalidade, uma notável predominância dos consagrados ritmos nordestinos como: baião, arrasta-pé, xote, xaxado, galopes e emboladas, mas diferencialmente temperados com doses eletrizantes de guitarras progressivas, o que podemos sugerir como um som regional progressivo.
A banda Zabumba Bacamarte é a aceitação do novo e preservação das raízes, assim, busca produzir arranjos universais, utilizando em suas composições uma temática que traduz o cotidiano do nordestino no mundo contemporâneo.
A Zabumba, simboliza o elo com a música de raiz, o bacamarte, reflete o som arrojado do grupo, que faz de suas apresentações, uma explosão de nordestinidade.
O objetivo primordial da Zabumba Bacamarte é a propagação dos ecos da civilização nordestina, através da exaltação dos símbolos do folclore da Capital do Agreste. 

A Zabumba Bacamarte possui um CD DEMO - O tiro de guerra que se transformou em arte! Atualmente a Z.B. se encontra em estudio finalizando o seu 1º CD oficial - No Tabuleiro do Mundo, com lançamento previsto para este ano.

VOLTAR