BMW ///M3 E30
O "BAD BOY" da linha ///M
Meados dos anos 80, a BMW liderava a F1, e decide intensificar sua participação nos campeonatos de Turismo. Assim foi criado o primeiro e mais charmoso dos M3, apresentado no Salão de Frankfurt de 85. Um ano depois o modelo começou a ser vendido. Com tecnologia de corrida, seu motor de apenas 4 cilindros em linha 2.3, aspirado, rendia incríveis 192 cavalos. Com 4 válvulas por cilindro, injeção eletrônica Bosch Motronic, este motor foi feito para suportar regimes superiores a 9.000 rpm. Na prática, este modelo acelerava de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos, e chegava a 235 km/h!
Mas as modificações dos técnicos da Motorsport não pararam por aí: O eixo dianteiro foi totalmente redesenhado, e as molas e amortecedores foram recalibrados. Pára-brisa dianteiro e vidro traseiro foram colados para maior rigidez da carroceria, sendo que este último foi um pouco mais inclinado. A tampa do porta malas foi substituída por outra mais alta. Rodas raiadas foram calçadas em pneus próprios para chegar aos 240 km/h. No seu interior, bancos mais esportivos contrastavam com muito requinte e equipamentos de ponta. Antes de começar a pilotá-la, o check control, disposto no teto, pede que o freio seja acionado, para testar sua eficácia.
Spolier, saias, e um grande aerofólio, além de pára-lamas mais largos, favoreceram a aerodinâmica e deixaram o design compatível com a mecânica. 

Em 1988, festejando o 3º aniversário do M3, foi lançada a versão Evolution, ainda mais esportiva. As rodas passaram a ser de aro 16", com pneus ZR, spolier e aerofólio foram redesenhados, e o farol de milha deu lugar a entradas de ar, para refrigerar os discos dos freios. Mas a maior modificação foi no motor: com alterações na taxa de compressão e na admissão, a potência passou para 220 cv. O prazer de dirigir ficou ainda maior, e seu caráter de poder ser guiado no limite continuou. A aceleração de 0 a 100 km/h passou para 7,5 s, e velocidade máxima para 242 km/h.
Em 1990, lançaram uma série especial ainda mais potente, a Sport Evolution, destinada à homologação da versão de corrida. Portanto, a principal alteração foi o aumento da cilindrada, que passou para 2.467 cc.
Aerofólio, spolier e suspensão passaram a ser reguláveis. No interior, bancos ainda mais esportivos, cintos de segurança vermelhos e uma plaqueta com o nome da versão diferenciavam a Sport Evolution. Com 238 cv, esta série especial acelerava de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos, chegando aos 250 km/h. Em 1992, saiu de linha esta geração de M3, sem dúvida uma geração com muito mais personalidade que a atual.


  INÍCIO DA PÁGINA - E-MAIL - PÁGINA PRINCIPAL
© Copyright 1999 - BMW-///HRM P@ge - Todos os direitos reservados