Ralando Dedos em Pedra Grande


Escalando em Pedra Grande
_ Ai, dói muito... Essa frase foi repetida pelo Taka a cada cinco minutos e três metros de ascensão naquela via, que apelidamos de "Carne Moída", na Pedra Grande.
Situada em Atibaia, a Pedra pode ser vista desde a Fernão Dias, e seu acesso se dá pela Rodovia Dom Pedro, seguindo em direção a Jacareí. Muito bem sinalizada, após entrar na estrada de terra, segue-se por cerca de trinta minutos, até o topo, onde nas tardes de dias quentes, muita gente vai saltar de Asa Delta ou Paraglider. Nós costumamos escalar bem antes da ponta da pedra, onde se encontra uma pedra partida, sobre as outras.
Normalmente começamos com um boulder, de +- 7 metros, alguns de Top Rope, outros sem encordamento, já que a pedra aí é bem positiva, exigindo apenas confiança nos pés.
Na mesma rocha há uma via, que possuía chapeletas (novas) até há pouco tempo, bem delicada e que eu ainda estou devendo. Para entrar nessa, vá preparado para machucar muito os dedos, e ainda tem um lance de força quase no final, em uma barriga.
Procurando pelas pedras circundantes, você encontrará outras grampeações, para Top. A exceção fica por conta de duas vias, que exigem muito dedo e equilíbrio (foto), a "Carne Moída".
Há também um rapel negativo, onde se pode subir posteriormente, usando técnicas de chaminé (você descobrirá quando for), muito interessante.
Muita gente não gosta de lá porque machuca os dedos e as cordas, mas é o melhor lugar que conheço para iniciar os treinamentos para adquirir firmeza nos pés. O trabalho de ponta das sapatilhas, e o fortalecimento das pontas dos dedos se faz sentir em pouco tempo.
Eu fui duas vezes para lá antes de conseguir subir a "Carne Moída". Depois disso, agarras como as que encontramos no Baú me pareceram "Grandes e generosas". A Pedra Grande possui outros boulders do lado que os voadores saltam, mas lá eu ainda não fui, é um pouco longe... O potencial para exploração de novas vias lá é muito grande, só espero que não poluam as rochas de grampos desnecessários. Sendo rochas pequenas que podem ser acessadas por um lado sem escalar, em quase todas é possível deixar um grampo para Top.

Sempre que vou para a Pedra Grande, fico sem poder segurar uma xícara de café quente, até o dia seguinte, e isso quer dizer: Em dias quentes, dê um jeito de cobrir o volante do carro, pois nem dirigir direito ou abrir as portas dos veículos será tarefa fácil.
Esta opção de escalada, perto de São Paulo (2 Horas até o topo da pedra), tem seu maior perigo na Rodovia Fernão Dias, que está em obras. Para a volta, experimente seguir pela Dom Pedro até Jarinu, no Km 87, e venha por Campo Limpo. São 20 Km a mais, porém tranquilos.


Massa's HP
Pedra do Baú
Itatiaia
Dedo de Deus
Petar
Pão de Açúcar
Corc. Ubatuba
Visual
© Massa - Dez/96