A LUA


Como explicar a influência que a lua exerce sobre todos nós? Uma boa teoria é que, como a maior parte do nosso corpo é constituída por água, esta influência seria a mesma exercida sobre as marés. Acredite ou não, há inclusive pesquisas realizadas por psiquiatras que revelaram aumento exagerado de excitação nervosa de alguns pacientes justamente quando a lua ficava cheia.
Coincidência? Quem poderá dizer?
Apenas se sabe que os poderes da lua sempre foram referenciados em várias culturas e em várias tradições mágicas e eu, particularmente, sinto muito nitidamente a atuação destes poderes sobre a minha psiquê.

Tradicionalmente na Magia, cada lua é propícia para se trabalhar determinado tipo de energia:


A Lua Crescente é utilizada para invocar as coisas que se deseja, para se iniciar novos projetos. É um período excelente para o crescimento em todos os sentidos, para se realizar feitiços que atraiam sorte, prosperidade e fertilidade. Esta fase representa Rhiannon, a Donzela, a face Virgem da Deusa.

A Lua Cheia representa Brigit, a face Mãe da Deusa, um período excelente para se trabalhar a intuição e realizar feitiços e rituais de aumento de poder psíquico, amor, fertilidade e qualquer outro tipo de conquista. É a fase de maior energia psíquica, noite muito celebrada pelas bruxas, já que representa a comunhão total com as forças do universo.
A Lua Minguante é uma fase propícia para se livrar de doenças, vícios, atitudes negativas, reverter encantamentos e desmanchar feitiços. Representa Cerridwen, a face Anciã da Deusa.



A Lua Nova é uma fase meio controversa entre as bruxas. Muita gente prefere não trabalhar nesta lua por causa de sua energia especialmente "negra", de emoções desencontradas, sensibilidade à flor da pele, representada por Morgana, a Rainha das Bruxas. Para mim, é a fase mais legal, depois do grande esbat da lua cheia, justamente por causa desse caráter meio dark. Esta fase é excelente para se trabalhar a expansão do nosso poder mágicko, para realizar rituais de limpeza psíquica, feitiços de banimento, de enfraquecimento e de ataque psíquico. Esta é a fase da meditação, da introspeção, de retiro espiritual.
Um excelente livro sobre o assunto é o Livro Mágico da Lua, da D.J.Conway (editora Gaia). O Feitiço da Lua, da Márcia Frazão (Bertrand Brasil) também é uma ótima fonte para quem quiser conhecer as 13 luas do ano, que era como o ano antigamente era dividido.

Para ajudar você a saber direitinho qual a fase em que estamos, há um programa muito legal, o Lunabar, da clySimic, pena que em inglês, mas que é uma mão na roda! Você só precisa digitar as coordenadas geográficas da sua cidade na seção "tools", e pronto. Se não souber, me diga que acho para você, ok?