HAND-OUT 7

Aplicação de modelagem de sólido: Desenho de uma gaxeta
25 Janeiro 2009, Domingo 11:33

Prezados usuários do AutoCAD,

O modelo apresentado trata-se de uma gaxeta que será utilizado para a modelagem do sólido tridimensional. Para essa modelagem utilizamos o AutoCAD 2008, mas as versões anteriores podem ser utilizadas para esta finalidade.

Este documento foi adaptado de um artigo intitulado “A solid modeling application: Gusket drawing” publicado por Erhan Toker, um especialista em CAD. Baseado nas informações do artigo, o exemplo do modelo foi extraído do livro do Prof. Mustafa Alışverişçi da
Universidade Técnica de Yıldız - (Istambul- Edição1989).

Fig.1 – Desenho técnico da peça que será utilizado para a modelagem do sólido.

Como vamos fazer a modelagem tridimensional a partir da vista isométrica da Figura 1,suponho que você saiba ler o desenho e os procedimentos com a aplicação. Vamos começar desenhando as linhas de eixo e os círculos que formarão o perfil (Fig. 2).

Fig.2 Desenhos dos eixos e dos círculos que formarão o perfil do modelo.


Em seguida, vamos desenhar as linhas tangentes aos círculos adjacentes (LINE Tan Tan). Podemos repetir este processo para os quatro lados, ou desenhar um deles e criar uma cópia revertida com o comando Mirror com referência a um eixo primeiro e depois novamente criar outra cópia revertida com o comando Mirror em relação ao outro eixo. Depois que terminar as linhas, então forme o perfil completo utilizando o comando TRIM para aparar as linhas excedentes as arestas principais (Fig. 3).

Fig.3 Vista após o término do comando trim para aparar as principais arestas.

Agora, vamos formar o detalhe lateral na parte superior da peça. Depois que criar o eixo horizontal utilize o comando Offset com um afastamento de 70 unidades para cima e para baixo e 35 unidades para criar os eixos verticais da esquerda e da direita. Utilize o comando Trim para aparar os objetos excedentes conforme for necessário, e nosso perfil está completo. Não se esqueça de fazer o raio R20 no local onde o lado superior está ligado ao corpo (Fig. 4).

Fig. 4 Um vez que o lado superior já estiver concluído devemos convertê-los
em POLYLINE.

 

Fig.4 Lado superior completo

Em seguida, converta este perfil externo que você desenhou em POLYLINE utilizando o
comando PEDIT + JOIN e em seguida posicione a vista em perspectiva utilizando o comando VPOINT (Fig. 5). Agora, podemos prosseguir com a modelagem do sólido. Nesta fase, não esqueça que você deve ter alguns conhecimentos de UCS.

Fig.5 Vista Isométrica


A primeira coisa a fazer é extrudar a entidade que você acabou de desenhar e de converter em POLYLINE que será o corpo principal do nosso modelo. Para fazer isso, você deve abrir a barras de ferramentas "Sólids" e "Solid Editing". Agora, vamos dar uma altura a essa POLYLINE. Use a opção "Extrude" da barra de ferramentas "Sólids" e seleciona a entidade.
Digite 30 para altura e passe sobre as outras perguntas. Em seguida, vamos obter o que é mostrado na Fig. 6.

 

Fig.6 Primeiro sólido obtido pela utilização do comando EXTRUDE.

Agora, vamos fazer os furos nos dois lados da peça. Crie os círculos com diâmetro de 21 unidades para cada um dos eixos e EXTRUDE com 30 unidades conforme explicado acima.
Depois, extraia estes dois cilindros do corpo utilizando o comando "subtract" da barra de ferramentas "Solid Modify" (Fig. 7). O comando SUBTRACT é bastante simples. Primeiro, selecione o corpo e depois selecione as entidades que serão subtraídas.

Fig.7 Abertura dos furos utilizando o comando SUBTRACT.


Antes que a peça fique complicada, vamos preparar a câmara de óleo e subtrai-la do corpo principal. Ou você desenha esta forma em outro lugar e move-a para seu local, ou a desenha diretamente no seu local. Para testar os seus conhecimentos de UCS, eu vou desenhá-las no próprio local. Primeiro, gire a UCS 90 graus ao torno do eixo de X. Execute o comando como UCS / x / 90. Agora, você vai ver que seu cursor ficou paralelo à face retangular do lado superior da peça. Vamos desenhar um retângulo 60×20 no canto e coloca-lo no meio utilizando o comando MOVE. Se você prestar atenção, você pode observar que pode digitar as coordenadas para desenhar o retângulo e o comando MOVE a medida que você está desenhando no plano da face. Desenhe o canto inferior esquerdo do retângulo utilizando o canto inferior esquerdo da face como referência. Você vai notar o que é feito com o comando que você já está familiarizado (Fig.8).

Fig.8 Abertura de um furo na entrada retangular pela rotação do UCS em torno do eixo X.

Agora, vamos EXTRUDAR o retângulo por 30 unidades. Agora, está na hora de fazer a abertura de óleo. O furo tem um raio de 10 e uma profundidade igual a da espessura da parede da abertura do eixo, que é 10. Vamos acrescentá-lo agora. Primeiro, crie um círculo com um raio de 5 no meio inferior da frente do retângulo e mude a sua posição utilizando o comando MOVE. Visto que você colocou o círculo no meio agora, você pode EXTRUDAR o círculo por 15 unidades e depois combina-lo com a caixa retangular utilizando o comando UNION a partir da barra de ferramentas "solid editing" (Fig. 9).


Você pode redefinir o UCS para sua posição original utilizando UCS / w. Estamos quase terminando. Vamos concluir a peça fazendo a abertura do eixo no meio. Vamos desenhar um círculo com raio de 80 e torna-lo mais elevado em relação ao de 60 unidades. Em seguida, vamos levar este cilindro, que será a abertura de saída da abertura do eixo para o seu local.

Comando MOVE, digite 0.0 e @ 0,0,-25. Como você pode observar, este cilindro foi deslocado 25 unidades no eixo de z sem movê-lo nas direções de x e de y.

Agora, vamos fazer a união com o comando UNION para fundir este cilindro com a peça principal. Você deve desenhar mais um cilindro para fazer a abertura no meio. Você pode desenhá-lo utilizando o mesmo método que descrito acima. Em seguida, utilize o comando SUBRACT para subtraí-lo do corpo principal. Você também pode SUBTRAIR a layer, que foi preparada anteriormente, que representa a câmara de óleo e o furo do corpo principal (Se você o fez naquela ocasião, então não haveria nenhum furo na abertura do eixo). Fig. 10.

Fig.10 Modelo concluído.

Tenha um ótimo dia.

Fonte: Daily Autocade