Goolgle Earth Tour Setubal

- Estuário do Sado

Contacto:

terramar.ecoturismo@netvisao.pt

Pode ver a Descrição de Passeios Pedestres nas seguintes áreas (ver os mapas, imprimir e fazer os percursos):

1. Serra da Arrábida

2. Cidade de Setúbal

3. Região de Palmela e Azeitão

4. De Sesimbra ao Cabo Espichel

5. Carrasqueira e Troia (a caminho do Sul)

6. Ilha da Madeira, Açores e Picos Europa

7. Eczema Atópico Portugal (EAP)

8. Praça do Brasil

8.  Curiosidades sobre Setúbal

10. Pare de Fumar

11. SAL _

Percursos no Parque Natural da Arrábida (necessária autorização para zonas interditas)

1- Monte Formosinho

De setúbal e num carro, tome a direcção das Praias (Figueirinha e Portinho da Arrábida) no final da Avenida Luisa Tody (oeste ou jusante).

Passará pela praia de Albarquel, poderá sair à esquerda para a visitar.

Pela ribeira da Comenda, onde se organizam piqueniques ao fim-de-semana.

Pela Praia da Gávea e parque de campismo. Continue para a Figueirinha e depois para Galápos e Portinho da Arrábida. Visite.

Continue de carro a subir até ao cruzamento para Azeitão e vire à direita para o Convento de Jesus, onde poderá parar para apreciar a paisagem.

Suba, suba, suba, assim que começar a descer ligeiramente, atenção à esquerda. Deverá ver um caminho de terra sem saída a subir ligeiramente, por entre os arbustos.

Estacione o carro e penetre por esse caminho acima, por dentro dos altos arbustos.

Quando chegar ao primeiro monte, caminhe até ao monte mais alto que vê, pelas veredas existentes e chegará ao monte do Formosinho, que dispõe de um marco geodésico a 500 metros de altitude (pode ver sintra e Sines ao mesmo tempo).

O passeio acabou, pode voltar para trás.

Mas se for aventureiro, pode descer a vertente norte do Formosinho, pelas cascalheiras que o levam quase até ao parque de Campismo do Barreiro (mas que fica muito longe do Barreiro, na Arrábida).

Ache o caminho que o leva para cima e para trás pelo sopé da serra (aqui perco-me sempre, leve um mapa), entre o Formosinho e o castelo dos Mouros (rocha existente) até à mata coberta (de rara beleza), aí ache a segunda fogueira pagada (entre pedras) e suba para Sul e chegará exactamente ao local onde deixou o carro. BOA SORTE.

hipótese - 2 horas

hipótese - 5 a 6 horas

2 - Falésia dos Pincaros

Passará pela praia de Albarquel, poderá sair à esquerda para visitar.

Pela ribeira da Comenda, onde se organizam piqueniques ao fim-de-semana.

Continue de carro a subir até ao cruzamento para Azeitão. Vire à esquerda e estacione o carro logo que comece a ver caminhos a entrar para baixo na mata, no lado esquerdo da estrada. Entre por eles.

Passe pelo que parece ser um campo de futebol no cimo da serra (planalto de flores amarelas na primavera) e tome um caminho que segue paralelo à estrada, ainda que de longe e para sul para o mar. No cruzamento vire pelo da direita para cima e chegue ao cimo da falésia perto do mar e de umas antigas pedreiras.

Siga os caminhos do cimo da falésia para oeste até chegar a uma grande rocha, a partir da qual se forma uma baia em falésia, a maior da Península Ibérica.

Aprecie e volte para trás.

1 a 2 horas

3 - Castelo de S. Filipe

Vá até ao final da Avenida Luisa Tody e vira para o Castelo de Setúbal à direita e depois à esquerda. Deixe o carro no parque de estacionamento do castelo. E visite-o a pé. Volte para trás a pé e vire logo à esquerda, imediatamente depois de sair das muralhas do castelo, por um caminho de terra. Explore esses caminhos, voltando sempre para trás. Verá moinhos e casernas abandonadas. Pode ir à praia de Albarquel e voltar a pé.

2 horas

Cidade de Setúbal e Arredores (vale a pena perder alguns dias aqui), incluindo uma volta pelo Estuário do Sado (áreas terrestres)

4 - S. Paulo

Vá até à Universidade Moderna (pergunte), não pare e continue em frente. No cruzamento volte para a direita para S. Paulo. Para a esquerda poderá também fazer um belo percurso de carro até Palmela, pelo vale dos Barris. Deixe o carro junto às mesas de piquenique e suba até ao primeiro convento. Explore-o e à saída, depois de sair, siga para este ou à sua esquerda, em direcção ao castelo de Palmela, por um caminho ou vereda até ao convento velho, explore e veja a cascata por baixo. Cuidado com os poços e túneis.

5 - Beira-Mar

Caminhe desde o parque de campismo a jusante de Setubal, por baixo do castelo de S. Filipe, junto ao rio, até à Doca de Recreio das Fontainhas, antes de começar a zona portuária.

1hora

6 - Baixa

Visite as igrejas de S.Julião, S. Maria, Convento de Jesus e museu por detrás, Museu etnográfico, miradouro, parque do Bonfim e frente falésia para o mar, depois do cemitério velho, acima da linha de caminho de ferro para este ou montante do rio Sado.

1 horas

Palmela e Azeitão possuem uma enorme riqueza para estes passeios a pé

7 - S. Luis

Deixe Setúbal pela antiga estrada para Lisboa e imediatamente antes da Discoteca à direita, tome um caminho em alcatrão cheio de buracos que sobe a direito à direita até à serra, antiga pedreira. Suba a estrada em forma de cobra, passando pelas instalações da antiga pedreira e passando a estrada de terra. Suba sempre, passe a cancela para automóveis e continue. Vale a pena o panorama lá de cima.

8 - Moinhos

Em palmela, na segunda rotunda, tome o caminho da serra do Louro, vá até onde puder e volte para trás, visitando os moinhos e olhando a magnifica paisagem.

9 - Barris-Aldeia Grande

Da mesma rotunda vá agora pela estrada dos Barris, para baixo, de carro, parando onde lhe apetecer para apreciar e caminhar. Vá até Azeitão, pela estrada de areia (no cruzamento, é em frente) e coma um torta deliciosa na casa do cego.

7 horas

Ir de Sesimbra ao Cabo Espichel a pé, é um passeio costeiro no cimo da falésia que faz bem

10 - Praia do Cavalo

A caminho do cabo Espichel, após Sesimbra, não vire para a Aldeia do Meco, mas à esquerda e continue até um pequeno conjunto de casas. Apanhe a estrada de areia pela esquerda junto à falésia, sempre sem a ver, até à praia lá em baixo, quase junto a Sesimbra outra vez.

11 - Calhau do Forte

Antes do cabo Espichel, vire à esquerda na estrada de areia que dá para carros, depois vá a pé pelos caminhos que levam à falésia, a praia é à esquerda e o forte à direita.

12 - Praia da Pedreira

Saia de Sesimbra pela estrada a nascente, logo que começa a andar para norte, deixe o carro e vire na primeira estrada de terra à direita, voltando para o mar mas para nascente, ao longo da costa, para a pedreira, mas por baixo, até que encontra um conjunto de uma casa e uma praia.

A Margem sul do Rio Sado Possui vastos areais, Sapais e Praias sem ninguém

13 - Da Comporta à Carrasqueira

Por dentro da aldeia da Comporta, apanhe a estrada nova para leste e pode aproveitar para visitar os arrozais, o cais palafítico da Carrasqueira (extremamente belo) e comer um arroz de marisco.

14 - Da Comporta ao Carvalhal

Vá até à praia da Comporta, depois de Troia, e vá pela praia até à próxima praia concessionada com barraquinhas, vendo o que o mar deixa e trás, peixes, plantas, coisas do homem. Coisas estranhas, coisas belas. Antes teve que deixar o carro nessa outra praia do carvalhal.

3 horas

15 - De Troia aos Árabes

Este caminho também pressupõe dois carros, um em cada praia. Há só que ir pela praia dos ferry até ao Soltroia, aquele conjunto novo de casas de libertação de "stress" da classe média alta ;) , (lembram-se).

Ilha da Madeira - Passeios que Mercem o Custo da Viagem

16 - 25 Fontes

A Madeira em toda a sua beleza das levadas e vegetação densa e húmida. Lá prós lados do planalto do Paúl. Vai-se de carro por uma estrada estreita com 2 km até uma casa de abrigo e aí começa o prazer. Compre por lá o guia famoso que tem inúmeros passeios pela natureza com mapas e tudo.

3 horas

17 - Pico do Areeiro

Este pico possui um caminho pedestre até ao cimo. Todos os caminhos na Madeira têm sempre inúmeros turistas para trás e para a frente. A vista é estraordinária. Leve aconchego, água e um lanche.

18 - Cabo de S. Vicente

Este cabo na ponta nordeste da ilha sobressai pelo contraste entre a falésia e o Mar e a falta de vegetação luxuriante que domina todo o resto da ilha.

2 a 5 horas (depende do ponto em que volta para trás)

Destaque especial para uma estadia em Viseu, no Ibis por 7 c. /noite o casal, por 4 noites, jantar todos os dias no "Cortiço", na baixa, e o seguinte programa de visitas maravilhosas: 1º dia- S.Pedro do Sul, Candal, praia de Sejães, etc, 2º dia: Canas de Senhorim, Serra da Estrela, 3º dia: Régua, ao longo do Douro para Este, 4º dia: ao longo do rio Mondego em direcção a Coimbra e regresso.

AÇORES - MARAVILHA DA NATUREZA, Experimente as Lagoas do Fogo e do Congro. Lindas. E as águas quentes a 500$ da fonte do hotel Terranostra nas furnas.

Picos Europa Uma maravilha fazer o desfiladeiro do rio Cares, um "gran canyon" na península ibérica. Faça também os caminhos na neve (acesso pelo teleférico)

See who's visiting this page.View Page Stats
See who's visiting this page.

See me live on my webcam.