Lunatus Ensemble Medieval

Click here to see the english version of this page

RESGATANDO A SONORIDADE DA IDADE MÉDIA

Cópias de instrumentos de época recriam a atmosfera da música medieval

HISTÓRIA

Formado em 1995 e constituído por músicos de Santos, São Vicente, Cubatão e São Paulo, o grupo Lunatus Ensemble Medieval se dedica à pesquisa e execução da música da Idade Média (séculos XII a XV).
Além da busca de partituras e outros registros musicais, a pesquisa do Lunatus se estende à própria época medieval, procurando assim a reprodução do que se pode definir como o espírito musical medieval.

Para que a sonoridade seja a mais fiel possível, o Lunatus utiliza cópias de instrumentos da Idade Média encontrados em museus ou reconstituídos a partir de iconografias.
Além de flautas, alaúde árabe, vièles e sinfonias, o grupo se utiliza de instrumentos de grande projeção sonora, como gaitas de fole, charamelas e trompete natural (que chega a quase três metros de comprimento). Numerosas obras de arte medievais servem como registro do uso desses instrumentos em diferentes ocasiões. Completam este conjunto diversos instrumentos de percussão originários da Europa e do mundo árabe (como o derbak, as naqqaras e o zarb).

O repertório do Lunatus abrange todo o período medieval, incluindo as Cantigas de Santa Maria, peças da coleção de manuscritos Carmina Burana, diversas danças instrumentais (estampies, ductias, saltarellos, trotto e rottas), cantos da liturgia latina e canções de troubadours e trouvères. As peças vocais são executadas em suas línguas originais, como o Inglês e o Francês médios, o Provençal e o Galaico-português.

O Lunatus interpreta o repertório da Idade Média inspirado nas tradições do Mediterrâneo e do Oriente Médio, utilizando elementos importantes da música medieval como a improvisação e a mistura de timbres. Pela falta de registros objetivos, o Lunatus não pretende colocar seu trabalho como a forma definitiva e precisa de interpretação desta música, e sim como uma das possibilidades de recriação da força do som medieval.

A PALAVRA DA CRÍTICA

Clique aqui para ler a crítica de Gilberto Mendes sobre o Lunatus, publicada em 12 de maio de 1999 no jornal "A Tribuna", de Santos (SP).

APRESENTAÇÕES MARCANTES

Entre as diversas apresentações do grupo - em locais tão diversos como bares, teatros e igrejas - destacam-se as seguintes:

RÁDIO CULTURA (SP) - Em julho de 1997, o Lunatus participou do programa do maestro Júlio Medaglia na Rádio Cultura FM, interpretando ao vivo músicas medievais na comemoração dos 20 anos da rádio. O especial que o grupo gravou para a rádio nessa mesma época foi reprisado várias vezes, sempre com ótima aceitação da audiência. Desde então, os membros do Lunatus têm gravado programas sobre instrumentos medievais. A apresentação do grupo no dia 6 de Setembro de 1999, na USP, foi toda gravada e posteriormente retransmitida pela Rádio Cultura FM.

PARATI - Na noite de 29 de novembro de 97, o Lunatus se apresentou na Igreja de Santa Rita, em Parati (RJ). A construção do início do séc.XVIII harmonizou-se perfeitamente com o som medieval, numa apresentação para público superior a 200 pessoas.

SÃO PAULO - Em 21 de junho de 98, o Lunatus estreou em palcos paulistanos, apresentando-se no Teatro de Arena EUGÊNIO KUSNET. Na abertura do evento Latão Musical, o Lunatus Ensemble mostrou Cantigas de Santa Maria e danças medievais.
Em 6/9/99, o Lunatus se apresentou no Instituto de História da USP para estudantes e pesquisadores de todo o Brasil. Em 31/3/2000, o Lunatus Ensemble abriu sua temporada 2000 tocando na bela sede da empresa AMANA KEY, localizada na Granja Viana.

CONFRARIA DA DANÇA - Na Confraria da Dança (na rua Primeiro de Março, em Campinas), o Lunatus já se sente em casa: foram 11 apresentações desde 15/3/97, somando um público de 618 espectadores. O local é especialmente agradável pela proximidade do palco com o público, que permite uma interação sempre positiva. Na estréia do espetáculo "El Sabio Que Fez" (maio de 98), por exemplo, o bis teve a participação direta dos espectadores, que dançaram e pularam à vontade.

CATEDRAL (Campinas) - Na Catedral Metropolitana de Campinas, o Lunatus encontrou um espaço privilegiado para mostrar seu trabalho. A bela igreja foi sede da Primeira Mostra de Música Antiga de Campinas, patrocinada pelo SESC e realizada de 5 a 7 de setembro de 1998. No dia 6 de setembro, o Lunatus fez sua apresentação para um público de aproximadamente 500 pessoas (detalhe incomum para o grupo: usando microfones)! A repercussão do trabalho mostra que definitivamente público para este tipo de evento. O grupo agradece ao SESC e espera sinceramente (como foi dito na ocasião) que a iniciativa frutifique pelos próximos 800 anos !

Companhia SARAU (Campinas) Em 27/5/2000, o Lunatus fez um dos shows que mais empolgaram o próprio grupo, na Cia. Sarau (o popular "Sarau do Tucun"). O público ajudou demais: esteve tão animado que nos fez inclusive colocar um bis no MEIO do concerto (e outro no final). Devido à lotação (eram 100 lugares, viraram 120, e ainda havia mais de 60 pessoas na lista de espera), o grupo deve voltar a se apresentar em breve na Cia. Sarau.

SANTOS (sempre Santos...) - Em 7/5/1999, o Lunatus voltou a se apresentar em Santos após quase 3 anos. Mais de 100 espectadores, muitos amigos e presenças importantes para o grupo deram o tom do show, que recebeu uma crítica bastante favorável do compositor Gilberto Mendes (veja "A Palavra da Crítica"). Em 25/6/1999, o Lunatus inaugurou o espaço cultural do CCBEU/Santos, apresentando-se para um animado público de aproximadamente 120 pessoas. Em 27/4/2000, o grupo tocou no SESC de Santos, como parte da programação referente aos 500 anos do Descobrimento do Brasil.

TV TRIBUNA / TV CULTURA - Em janeiro de 1999, o Lunatus gravou entrevista e música para um programa da TV Tribuna (retransmissora da Rede Globo em Santos). O local da filmagem foi a Igreja do Valongo, em Santos. O programa foi ao ar no dia 30/Jan/99.
Em abril de 1999, o Lunatus apareceu na série Indústria Cultural, que foi transmitida pelas TVs Cultura e TVE/Rio.
Em 8 maio de 1999, após haver anunciado a volta do Lunatus a Santos, a TV Tribuna noticiou o concerto de 7/5/99 (ver acima) e entrevistou alguns espectadores, entre eles o compositor e crítico santista Gilberto Mendes. Os comentários feitos nos dão a certeza de que é possível apreciar a música medieval às vésperas do séc.XXI.

BERTIOGA - Em 16/10/1999, o Lunatus se apresentou num local muito agradável: o SESC/Bertioga. O show foi na pequena (e bonita) capela do SESC, construida em 1948.

FUTURO PRÓXIMO - Apresentações, projetos, novidades

Próximas apresentações:

O GRUPO

O Lunatus Ensemble Medieval é formado por:

Paulo Barja - voz, sinfonia, percussão

João Carlos Braga - percussão (tambor, derbak, naqqaras, bendir, tambourine, cymbals)

André Victor - charamela, flauta de bico, gaita galega

Francisco Espuny - vièle, trompete natural, gaita galega, flauta de bico, charamela, percussão

Wilson Melo - alaúde, charamela, gaita galega, flauta de bico, sinfonia, voz


Clique sobre o nome dos músicos para contato por e-mail.

Os telefones para contato são:

Santos: (0xx13) 3227-9673 ou 3222-8244

São Paulo: (0xx11) 3751-3239 ou 9182-5777

Piracicaba: (0xx19) 3402-2682 ou 9149-1454

ASSINE o Livro de Visitas do Lunatus !

VEJA o Livro de Visitas (1998-2000) do Lunatus !

VEJA o Livro de Visitas (2001) do Lunatus !

Última atualização: 21/Agosto/2001

Esta página recebeu Counter visitas desde Janeiro/1998


This page is hosted by Get your own Free Home Page