O Cão e o Homem

 

Hoje em dia, o cão é normalmente denominado como o melhor amigo do homem. No entanto, há que saber se esta não será apenas uma relação de puro interesse.

A história demonstra, que a domesticação de animais se realizou nos tempos primitivos da sociedade, quando o homem passou do sistema de colheita casual dos alimentos à agricultura e da caça à criação de gado. Segundo vários estudos, pode-se afirmar que o cão foi, sem dúvida o primeiro animal a ser domesticado, pois este acostuma-se muito ao dono e não é propriamente um animal selvagem. Assim, já nas cavernas que serviam de habitação ao homem pré-histórico, se encontravam, misturados com utensílios primitivos, restos de esqueletos que seriam do CANIS FAMILIARIS FOSSILIS.

Notável pela sua inteligência, o cão tornou-se um indispensável companheiro do homem, pois ajuda-o em buscas na neve, em serviços de Protecção Civil , na Polícia, guia pessoas invisuais e, acompanha os caçadores desportivos, devido à sua excelente visão e ao olfacto ainda mais apurado.

Este animal não reconhece a ingratidão e é incapaz de abandonar o seu dono numa hora de perigo. Tem fraca memória para os castigos e os maus tratos, que lhe são infligidos num momento de cólera. O cão tem o desejo ardente de carícias e a indiferença com que o podem cercar causa-lhe uma imensa tristeza.

"O CÃO É O ESPELHO FIEL DO DONO"

 

Voltar á página principal