Recebido a 3 de Outubrode 2000
Nós da União de Defesa da Vida Animal (UDEVA) trabalhamos em Porto Alegre/RS pela defesa e bem estar dos animais. Tomamos conhecimento do problema de envenenamento dos animais no condomínio em Canela e estamos à disposição do casal que perdeu os animais para fornecer esclarecimentos sobre providências a serem tomadas. Realmente o ideal é recorrer às autoridades que deveriam fazer com que a Lei de Crimes Ambientais fosse cumprida. Infelizmente, além de enfrentarmos a dificuldade do preconceito e do descaso, precisamos ter provas concretas (isto é, aceitas pela Justiça: fotos, testemunhas, etc) para fazer uma acusação. Mesmo em casos onde o culpado é identificado, são raras as pessoas que aceitam testemunhar. 
Pior ainda: em casos onde tudo é provado, alguns juízes ainda não reconhecem o crime. Lutamos contra o atraso cultural e a crença de que animais de estimação podem ser substituídos como faz-se com um automóvel ou uma peça de guarda-roupa.

Entretanto, como já mencionado, estamos interessados no assunto. De posse de informações mais detalhadas sobre o ocorrido, podemos articular alguma outra forma de pressão, como por exemplo a publicação de uma nota no jornal local, envio de correspondências às autoridades locais, etc.

O contato com a UDEVA pode ser feito por e-mail (udeva@via-rs.net), fax (51) 342.3248 ou pelo telefone (51) 315.4715 às quartas e sextas-feiras, das 9:00 às 12:00. 

Atenciosamente,Letícia EiflerUDEVA - Porto Alegre/RS