Eu nasci em abril de 1963.
Sou natural do município de Porto União, localizado no planalto norte do estado de Santa Catarina, que fica na região sul deste imenso Brasil.
De descendência de família alemã, esta foi minha língua materna.
Aprendi o português em salas de aula. Estudei em escolas públicas e particulares durante o ensino básico. Enquanto os estudos secundários foram realizados no Colégio Estadual Túlio de França, na cidade gêmea de Porto União - ou seja União da Vitoóriia, que fica no estado do Paraná. Ali conclui o curso Técnico em Contabilidade.
Em seguida comecei a estudar na Fundação Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória - opção Letras Portugu&eciirc;s/Inglês.
Na mesma época eu comecei a trabalhar como professora na Escola Isolada Municipal Legrú no município de Porto União. Sem dúvida foram experiências incríveis, pois além de ministrar aulas para a primeira e quarta séries na mesma sala de aula, era necessário executar atividades de merendeira, faxineira, enfermeira, professora de religião e educação física entre outras.
Em 1982 vim pela primeira vez (normalmente não se esquece a primeira vez) a Florianópolis prestar os exames do vestibular. Na época eram questões somatórias e dissertativas, onde passei para o Curso de Biblioteconomia.
Conclui o curso em janeiro de 1986.
Estive nos Estados Unidos da América, onde conheci bibliotecas como a Pública de Nova Iorque, a do Congresso Americano, algumas da Universidade de Yale, da Academia de Polícia de West Point e inúmeras bibliotecas públicas do condado de Westchester County.
Fui para Alemanha, na época a Ocidental, onde além de aprimorar o idioma, aproveitei para vivenciar a cultura e a história.
Quanto as bibliotecas, toda nova cidade era motivo para conhecer suas fontes de conhecimento, ou seja, visitei museus, bibliotecas e catedrais.
As bibliotecas que se destacaram foram a pública de Cuxhaven (onde morava), a de Bremen, a técnica de Harburg-Hamburg, a de Freiburg, e também a central de Zurich na Suíça.
No Brasil trabalhei em bibliotecas de União da Vitória, Curitiba e Florianópolis.
Em 1993 dois fatos marcaram minha vida: ingressei na UFSC como docente e tive meu herdeiro.
Realizei o mestrado na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, finalizando em fevereiro de 1994. Neste mesmo ano assumo como coordenadora do Curso de Bibloteconomia da UFSC.
Iniciei em 1997 os estudos do curso de doutorado na Engenharia de Produção da UFSC. Finalizei em 03 de agosto de 2001 com o título "Modelo de gestão da informação digital online em bibliotecas acadêmicas na educação a distância: biblioteca virtual".
Os primeiros resultados deste estudo são os diferentes artigos que estão sendo apresentados em eventos da área de biblioteconomia, ciência da informação e inteligência competitiva. Alguns você poderá encontrar em papers (http://www.ced.ufsc.br/~ursula/papers).
Participei do congresso da IFLA , realizado Boston , entre os dias 16-26/08/200, eis o relato em http://www.oocities.org/ublattmann/ifla.html
Colaborei na comissão organizadora do II Ciberetica - http://www.ciberetica.org.br realizado em Florianópolis entre os dias 12 a 14 de novembro de 2003.
Aproveitamos em nosso tempo livre ara conhecer um pouco deste lindo e contraditório Brasil.

 

Ursula Blattmann e-mail: ursula@ced.ufsc.br

Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Ciência da Informação (antigo Biblioteconomia e Documentação)
Telefone 48 331 9304 ou 331 8709 R 21 (Laboratório de Fontes de Informação
 Campus Universitário - Trindade
88040-900 - Florianópolis Santa Catarina - Brasil -
    Disponibilizado em 03 de junho de 1996. Última atualização realizada em 02 de agosto de 2004.