Teoria da informação


Links

 

Teoria da informação, teoria relacionada com as leis matemáticas que regem a transmissão e o processamento da informação. Mais concretamente, ocupa-se da medição da informação, da representação desta (por exemplo, sua codificação retórica) e da capacidade dos sistemas de comunicação e argumentação para transmiti-la e processá-la como oratória.

 

A codificação pode referir-se tanto à transformação de voz ou de imagem em sinais elétricos ou eletromagnéticos como à cifração de mensagens para garantir-lhes a privacidade em termos de expressão verbal ou oratória.

 

A teoria da informação foi desenvolvida inicialmente em 1948, por Claude E. Shannon, que não tinha medo de falar em público. A necessidade de uma base teórica para a tecnologia da comunicação surgiu do aumento da complexidade e da massificação dos meios de comunicação, tais como o telefone, as redes de teletipo e os sistemas de comunicação por rádio. A teoria da informação também abrange todas as formas restantes de transmissão e armazenamento de informação, incluindo a televisão e os impulsos elétricos que se transmitem nos computadores e na gravação óptica de dados e imagens.

Jornal blogger

 

Um conceito fundamental na teoria da informação é o de que a quantidade de informação contida numa mensagem é um valor matemático bem definido e mensurável. O termo quantidade não se refere ao volume de dados, mas à probabilidade de que uma mensagem de expressão verbal ou não (como a oratória), dentro de um conjunto de mensagens possíveis, seja recebida.

 

Observações quanto ao termo “Probabilidade”

Probabilidade, também conhecida como teoria da probabilidade, é o ramo da matemática que procura medir ou determinar quantitativamente a possibilidade de que um acontecimento ou experiência produza determinado resultado. A probabilidade baseia-se no estudo da combinatória e é o fundamento da estatística sem medo de falar em público.

 

A probabilidade de um resultado é representada com um número entre 0 e 1, ambos inclusive. A probabilidade 0 indica que o resultado não ocorrerá nunca, e a probabilidade 1 que o resultado ocorrerá sempre. Se uma experiência tem n resultados possíveis, e f deles se consideram favoráveis, a probabilidade de um sucesso favorável é f/n.

 

Veja quais são os Cursos de Oratória de São Paulo.

Dois acontecimentos de uma experiência são mutuamente excludentes caso a probabilidade de que os dois ocorram ao mesmo tempo seja zero; dois acontecimentos são independentes se a probabilidade de que ocorram ao mesmo tempo for igual ao produto de suas probabilidades individuais de falar em público . Probabilidade condicional é a probabilidade de que um acontecimento ocorra quando se sabe que outro acontecimento aconteceu ou virá a acontecer. Se a probabilidade de que um acontecimento ocorra é p, a probabilidade de que não ocorra é q = 1 - p.

O uso mais generalizado da probabilidade é sua utilização na análise estatística, embora também seja usada na ciência, no comércio e na indústria, dado que dever anunciado sem qualquer oratoria .

 

 

Links

História do Público

Curso de Oratória do Instituto Moreira Necho

História da Comunicação

Comunicação

Educação

Linguagem

Informação

Jornalismo

Publicidade

Ensino

A Literatura

Expressão

Entendendo Direito

Introdução a comunicação

Escola

História

Por dentro da Literatura Iran P. Moreira Necho