Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

 

 

 

 

 


VOLTAR PARA A PÁGINA 5

 

A Arte da Transformação

 

Construção de Próteses

 

Construindo Próteses de Espuma de Látex

Antes de prosseguirmos, vamos fazer aqui algumas considerações. Como você leu, a área da escultura de transição da argila para o gesso deve ser o mais fina possível. Mas por quê? Isto se deve para que quando for feita a prótese a partir da escultura e assim colada no rosto, ela não seja notada facilmente, não apresentando um "salto" ou "degrau" entre a prótese e a pele. Veja a foto abaixo. As setas brancas mostram exemplos de bordas grosseiras de próteses e portanto inapropriadas pois são facilmente notáveis. Então este é um exemplo de prótese que não ficou boa.

Já na foto abaixo você pode observar um bom exemplo ou seja, uma prótese bem feita. As bordas da prótese são extremamente finas e quando coladas no rosto do ator, elas praticamente desaparecessem e ficam imperceptíveis quando a maquiagem é aplicada sobre elas e a pele.

 

Mas para que tenhamos próteses bem feitas e com bordas bem finas, sem formar "degrau" com a pele, é importante que a escultura seja bem feita. Veja a foto abaixo. Ela mostra um bom exemplo de escultura de prótese em que as bordas da escultura ficaram bem finas. Para que elas sejam bem finas, após terminar a escultura, você deve suavizar as bordas usando um cotonete umedecido com álcool (pode ser o comum, ma so isopropílico é melhor) ou acetona.

 

Agora vamos falar de um outro ponto importante. Como você leu anteriormente, foi feito, em argila, uma área ao redor da escultura que servirá como área de transbordamento do excesso da espuma de látex. E dentro desta área de argila ao redor da escultura foram feitos dois buracos até o gesso que servirão de registros do molde. Relembre na foto abaixo.

Mas para que foi feito isto? Observando a foto, a seta branca mostra a escultura da prótese, a seta verde mostra a borda de corte (cutting edge em inglês) e a seta vermelha a área de trasnbordamento feita de argila e ao redor da escultura. A borda de corte é uma área da parte positiva do molde entre a borda da escultura e a área de extravazamanto ao redor da escultura, ou seja, é uma área sem argila em cima do gesso. Quando a espuma de látex for colocada dentro do molde de duas partes (positivo-negativo), esta borda de corte irá entra em contato com a parte negativa do molde criando assim uma borda extremamente fina ao redor da prótese, tornado a prótese quase imperceptível quando colada no rosto do ator. O que era antes área de transbordamento na escultura será agora chamado de rebarba (flashing em inglês) e será constituído do excesso de espuma que se formou entre os moldes e deverá ser removido somente antes da aplicação.

Mas o que aconteceria se não fosse feito esta área de transbordamento ao redor da escultura? O excesso de espuma iria sair entre os dois moldes. Não importa a força com que você feche o molde, sempre iria existir uma fina camada de espuma de látex entre os dois moldes, o que é indesejado, pois as superfícies dos moldes sobre as quais você não esculpiu precisam se encaixar completamente. Para que o moldes fechem completamente, não pode existir nenhuma espuma de látex entre as duas metades exceto no espaço que era ocupado pela sua escultura. Quanto maior a distância que a espuma tem de percorrer antes de escapar da borda do molde, maior a espessura da camada indesejada de espuma que ficará entre as duas metades. Isto significa que os apliques de espuma de látex que você estiver fazendo terão as bordas mais grossas se os moldes não estiverem completamente fechados. Então como resolvemos este problema? Constrói-se uma área de argila ao redor da escultura de maneira que ao fizermos o molde e removermos a argila, o molde negativo estará em contato com o positivo somente alguns milímetros das bordas da escultura. Já que a espuma terá de escorrer uma curta distância antes de alcançar o espaço de ar criado pela área de argila, será muito mais fácil fechar completamente o molde e assim criar bordas finas nos seus apliques de espuma de látex.

Nas fotos a seguir você pode observar um exemplo de como se fazer a borda de corte e a área de extravazamento para uma prótese de nariz. Repare na foto 1 que a transição da área da escultura do nariz para o gesso já está bem fina e suavizada. Na foto 2 foi colocada a argila ao redor da borda suavizada da escultura, a cerca de 5 mm. Ela será a área de extravazamento. Na foto 3 ela é amassada com o dedo. Na foto 4 isto já foi feito em toda a sua extensão. E na foto 5 a borda da área de extravazamento, que antes era um pouco achatada, agora está sendo corrigida com uma ferramenta de escultura para ficar com aproximadamente 90 graus, o que é mais indicado.

 

 

Agora vamos analisar um ponto importante a respeito de moldes: Os pontos de retenção (undercuts em inglês). Os pontos de retenção são regiões da escultura ou do molde positivo que ao se fazer o molde negativo a partir dele podem deixá-los presos ou com difícil capacidade de serem abertos, o que pode travá-los e até destruí-los. Assim, é um ponto importante a se levar em consideração quando for fazer escultura e moldes.

Assim, vejamos os exemplos abaixo. Repare que o molde positivo do nariz mostrado à esquerda, possui naturalmente locais que são pontos de retenção e portanto podem travar ou prender o molde negativo. Os pontos de retenção neste nariz são indicados pelas letras A, B,c e D. Mas veja na foto mais a direita que foi esculpida uma camada de argila sobre o nariz para se fazer uma prótese.

Observe melhor nas fotos abaixo esta prótese de nariz. A foto a esquerda mostra uma forma correta de se evitar ou burlar o ponto de retenção indicado pela letra A, que é o canto da asa do nariz. Veja que a argila que constitui a prótese tampou totalmente a ponto de retenção A, evitando-o assim. E note também que a borda de corte foi feita de forma correta. Mas na foto à direita, apesar do ponto de retenção do canto da asa do nariz indicado pela letra B ter sido evitado, a borda de corte foi feita de forma incorreta. Uma forma interessante de evitar os pontos de retenção das narinas, indicados pelas letras C e D, seria colocar um pouco de argila dentro delas, tampando-as e igualando-as com a superfície do nariz.

IR PARA A PÁGINA 7

 

Voltar para a página principal |Voltar para Maquiagem

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.
MSFX mail