Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

 

 

 

 

 


VOLTAR PARA A PÁGINA 2

 

A Arte da Transformação

 

Construção de Próteses

 

Construção de Próteses

 

Próteses de Espuma de Látex

 

Preparo dos sistemas de espuma de látex

Como acontece muitas vezes com produtos de efeitos especiais, os sistemas de espuma de látex levam em consideração certas condições e materiais específicos. Assim, os preparos mostrados a seguir consideram que a batedeira usada é a da marca Sunbeam Mixmaster e a temperatura do local esteja entre 20 a 23 graus Celsius, com umidade de 50%.

Espuma de Látex GM

O kit de espuma de látex GM inclui base de espuma de látex, agente de espumação, agente de cura, agente gelificante e separador para moldes além das instruções detalhadas. Existem diferentes kits com quantidades diferentes destes componentes. Existem kits de 950 mL de espuma de látex, de 1,9 L, de 3,8 L e de 19 L. Em média, um kit com 3,8 litros de base de látex é suficiente para fazer cerca de 24 remessas básicas de 150 gramas de espuma, o que dá para fazer 8 máscaras de cabeça inteira ou mais de 20 apliques inteiros de face.

Na foto abaixo você pode observar os corantes vendidos à parte.

 

Instruções para uma bacia pequena da batedeira Sunbeam: antes de iniciar, deixe os seus moldes prontos. Aplique uma fina camada do agente separador dentro do molde negativo e sobre o molde positivo e deixados secar totalmente. É recomendado o uso de uma balança analítica de prato com precisão de 1 grama.

1. Agite as garrafas dos componentes antes de usá-los, especialmente a base de látex.

2. Na bacia pequna da batedeira Mixmaster, adicione juntos: 150 gramas de base de espuma de látex, 30 gramas de agentes de espumação e 15 gramas de agente de cura.

3. Num pequeno copo de papel, pese 14 gramas de agente gelificante. Deixe separado.

4. Comece o processo de espumação, seguindo a rotina a seguir.

5. Quando o processo estiver terminado, derrame ou injete a espuma dentro do molde frio. Trabalhe rapidamente.

6. Qualquer espuma que sobrar pode ser derramada sobre uma superfície lisa, onde ela deverá se estabelecer como massa sólida em 5 a 20 minutos. Quando você pressionar o dedo e formar um afundado permanente, a espuma já está gelificada. Coloque os moldes no forno, e asse numa temperatura de 90 graus Celsius por 3 horas. Pequenos moldes podem levar 2 horas e moldes grandes podem levar 5 a 6 horas numa temperatura de 90 graus.

7. Deixe os moldes esfriarem no forno por 30 minutos depois que o forno for desligado, depois abra uim pouco a porta do forno e deixe-os esfriar um pouco mais. Se você for remover moldes ainda quentes do forno eles irão rachar.

8. Retire as peças de espuma dentro do molde morno. Não deixe os moldes esfriarem até a temperatura ambioente antes de desmoldar. Se eles esfriarem muito, você pode ainda retirar as peças mas será muito mais difícil e pode rachar os moldes.

 

ROTINA DE MISTURA EM TEMPERATURA NORMAL (20-23° C) Tempo total de 14-1/2 minutos

Velocidade Minutos Tempo Total Decorrido
1 1 (misturando 1
7

6 (batendo)

7
4 3 (refinamento médio) 10
1 3 (ultra-refinamento) 13 xcxcxcxccccxDerrame o gel no 13° minuto.
1 30 segundos: Adicione o agente gelificante, depois
1 30 segundos: gire a bacia para trás com a mão para misturar o gel, depois
1 30 segundos: Deixe a batedeira funcionar até os 14-1/2 minutos ter acabado. Desligue-a agora.

Geralmente, com as instruções que vêm com o kit de espuma de látex, existem rotinas diferentes para temperaturas maiores e menores que a mostrada aqui. Normalmente, se estiver mais frio, refina-se por mais tempo. Se mais quente, refina-se por menos tempo.

 

Espuma de Látex Burman

Orientações para uso: estas instruções são para a batedeira Sunbeam Deluxe Mixmaster. Foi usada também a balança analítica de prato com precisão de 1 grama.

1. Agite as garrafas do agente de espumação, agente de cura e gelificante.

2. Na bacia menor da batedeira, adicione junto: 12 gramas de agente de cura, 30 gramas de agente de espumação, 150 gramas de base de espuma de látex.

3. Agora comece o ciclo de mistura e espumação. Um padrão adequado seria: 1 minuto na velocidade 2 (misturando), depois 7 minutos na velocidade 8 (batendo), depois 4 minutos na velocidade 4 (refinando), depois 2 minutos na velocidade 2 (ultra-refinando).

4. Agora acrescente 14 gramas de agente gelificante, deixando 30 segundos para isso, mantendo na velocidade 2. Lembre-se de agitar a garrafa primeiro.

5. Finalmente, continue misturando na velocidade 2 por mais 1 minuto, girando periodicamente a bacia da batedeira paratrás para garantir uma mistura completa.

6. A espuma de látex pode agora ser derramada, pincelada ou injetada dentro do molde seco.

7. Derrame a espuma que sobrar numa superfície seca, onde ela possa ficar uma uma massa sólida em 5-10 minutos. Quando você pressionar como dedo e uma depressão é formada sem voltar, você pode colocar os moldes no forno por 4-5 horas a uma temperatura de 93 graus Celsius. Alguns moldes pequenos podem demorar 3 horas para curar.

8. Depois de assar, abra os moldes e verifique as partes antes de remover. Quando a espuma de látex estiver curada, se você pressionar com o dedo, ela volta ao seu estado original.

NOTA: A rotina mostrada acima funciona em temperaturas ambientes de 21-23° C. e 50% de umidade. Se a sala estiver mais fria que 21 graus, os tempos devem ser alterados. Assim, os seguintes esquemas podem ser úteis:

NOTA: Algumas pessoas prefrerem aumentar o seu tempo de trabalho adicionando menos que as 14 gramas do agente gelificante. As 14 gramas usadas para a gelificação normal pode ser reduzida e ainda manter a espuma gelificada. Lembre-se que estas rotinas sãoa penas suhgestões. Se a sua batedeira funcionar mais rápido ou mais lento que a usada nesta rotina, você precisará fazer os ajustes dos tempos.

 

 

 

Resolvendo problemas, fazendo reparos e limpando apliques de espuma de látex

Quando um aplique sai do molde, ele pode ter pequenos defeitos (principalmente se a peça for grande). Estes reparos podem ser feitos misturando goma de látex pura com cabosil, ou o interior pode ser fortalecido pincelando látex sobre uma tira de meia de nylon fina. Rasgos em máscaras ou outras peças grandes surgidos quando são retirados dos atores podem ser reparados usando adesivo protético A de cada lado do rasgo, deixando secar por alguns minutos e então juntando os lados para que se colem. Depois tanto o lado interno como o lado externo podem ser cobertos com uma fina camada de goma de látex pura aplicada com uma esponja afim de suavizar a linha do rasgo.

Geralmente, qualquer aplique de espuma de látex pode ser limpo da maioria dos adesivos e tintas de maquiagem imergindo dentro de acetona e espremendo o solvente sobre a espuma. Dois banhos normalmente removerão toda a cor e adesivos mas a peça irá encolher. O encolhimento devido ao tempo pode ser controlado de alguma forma através de um método desenvolvido por Dick Smith no qual ele adiciona uma parte de óleo mineral light a 6 partes de de Ivory liquid ou Joy detergent numa bacia grande o suficiente para imergir a peça. O líquido deve ser esprimido através da espuma até que ela se sature - cerca de 2 minutos. Então enxágue o detergente do aplique através de 10 a 20 enxaguadas em água fria. A espuma então deverá se expandir cerca de 10 por cento. Se a mistura com o detergente for com 4 partes de detergente com 1 de óleo mineral, o resultado é um acréscimo de 20 por cento. O aplique então pode ser colocado em forno morno para secar. Ele afirma que este procedimento não é exato e deve-se fazer testes antes de usar no aplique em definitivo.

 

Espuma de Látex Brasileira: Espuma de Látex Bassan

Edson Bassan é o criador de uma das espumas de látex brasileiras muito usada nas produções nacionais tais como O Castelo Rá-Tim-Bum. Ela pode ser usada tanto para bonecos e próteses de maquiagem. Edson é uma excelente pessoa e um professional altamente criativo e competente. Você pode contactar e encomendar a espuma de látex através de:

BASSAN Ind. e Com. de Látex Ltda. Peças técnicas - Nacionalização de Artefatos - Espuma de Látex Desenvolvimento e Formulações

Contato: EdsonBassan Rua Dr. Ernesto Mariano, 247 - Tatuapé - Cep 03068-020 Tel.: (11) 294-1253 - E-mail: bassanlatex@bol.com.br

A espuma de látex criada por Edson é bi-componente, o que facilita muito o uso. O kit é composto de: a) base de espuma de látex e b) agente gelificante. A base de espuma de látex de Edson Bassan, na verdade, é composta de uma base de látex com agente de cura e agente de espumação. Isto facilita muito pois só tem dois componentes para misturar e o melhor, sem necessidade de balança especiais, já que as proporções de mistura são em volume e não em massa. Para o preparo de sua espuma de látex, Edson recomenda:

- 200 ml de base de espuma de látex.

- de 5% de volume (em tempo quente) a 10% de volume (em tempo frio) de agente gelificante. Se você colocar pouco agente gelificante, a espuma colapsa.

Edson recomenda utilizar uma batedeira planetária Arno (280 Watts de potência com 5 velocidades) ou uma batedeira BLACK & DECKER (com 175 Watts de potência e 4 velocidades). As duas são ótimas, mas Edson refere que a batedeira planetária Arno fornece uma espuma de estrutura mais fina.

Batedeira BLACK & DECKER
Batedeira planetária Arno

Para preparar a espuma de látex Bassan, Edson recomenda bater a base de espuma de látex na velocidade baixa por 2 minutos. Em seguida, bater na velocidade máxima por 5 a 8 minutos, o que faz formar bolhas na mistura, que cresce de 400 a 500%. Depois, reduz a velocidade para baixa, por 2 minutos, para refinar a espuma. Durante isso, despeja o gelificante por 30 segundos ajudando com uma espátula, adicionando também o pigmento de cor.

Edson recomenda usar como pigmento os corantes de tinta de látex de parede, tipo os da marca Xadrez, vendidos em supermercados e lojas de materiais de construção.

Quanto aos moldes, Edson recomenda utilizar moldes de gesso pedra e de resina de poliéster, sendo este último, usado pela equipe da Rede Globo. Como desmoldante, Edson recomenda fazer o seu próprio. Ingredientes: 250 gramas de propileno glicol, que é um fixador de perfume comprado em casa de essências; b) 1 litro de álcool comum de farmácia; c) 100 a 200 gramas de talco Johnson & Johnson comum. Preparo: mistura bem os componentes e coloca-os num borrificador. Depois é só borrifar no molde bem seco, espalhando com pincel. Assim, o álcool evapora e fica uma fina camada de propileno glicol e talco.

No que diz respeito ao forno, Edson recomenda um forno doméstico comum (com controle de temperatura), ou um forno elétrico pequeno. Edson refere que você também pode construir o seu próprio forno, fazendo um de alvenaria com tijolos e cimento com uma porta com uma chapa de isopor ou lã de vidro como isolante. Se não quiser fazer de alvenaria, você pode construir um com uma estrutura de metal com cantoneira. Ambos os fornos construídos (de alvenaria e de metal) devem possuir resistências aletadas a 10 cm do piso. Todos os fornos citados devem ser capazes de fornecer de 90 a 100 graus, que é a temperatura de assar a espuma de látex Bassan. Aconselho usar um termostato para melhor controlar a temperatura. Abaixo você pode observar um exemplo de resistência aletada.

Depois que a espuma foi colocada no molde com desmoldante, deixe o molde quieto por alguns minutos. Sobre a espuma que escorreu pelas bordas, aperte-a com o dedo. Se a espuma grudar, siginifica que não gelificou ainda. Quando pronta, coloque os moldes no forno.

Prepare o forno, ajustando a temperatura a 90 a 100 graus. Para peças pequenas cerca 45 minutos a 1 hora é suficiente para assar a espuma de látex. Para saber se a espuma está bem assada, use o excesso de espuma que extravazou como corpo de prova, ou seja, aperte-a com o dedo. Se afundar e voltar 100%, a espuma de látex está pronta.

Veja abaixo o kit de espuma de látex Bassan (base de espuma de látex e gelificante) com os corantes usados para fazer a coloração intrínsica, por exemplo da marca Xadrez.

Dependendo da quantidade de de gelificante que você colocar, você pode obter diferentes consistências de espuma de látex, das mais macias às mais rígidas.

 

Espuma de Látex Caseira

Primeiramente gostaria de afirmar que ainda não testei esta fórmula de espuma de látex caseira. Apenas coloquei no site pelo fato de achar interessante e por ter sido inventada por um jovem de até então com 15 anos cujo nome é Jacob Linzey. Encontrei esta fórmula em 2003 num fórum de maquiagem chamado The Monster Laboratory.

Componentes e quantidade: 3 partes de látex líquido, 1 e 1/2 partes de detergente líquido, 2 partes de ágar-ágar (em pó). Dê preferência para os detergentes líquidos transparentes e incolores. O ágar-ágar pode ser encontrado em lojas que vendem produtos naturais e em farmácias de manipulação.

Procedimento: coloque tudo numa batedeira e deixe espumar por 7 minutos. Depois adicione o ágar-ágar por último como agente gelificante e bata por mais 2 minutos. Geralmente, a espuma forma uma pele 5 a 10 minutos após ter acrescentado o gelificante. Depois deste tempo, leve ao forno e deixe por 4 horas. Depois desligue o forno. Deixe ficar morno e assim retire as peças.

Segundo o ator, a estrutura da espuma não é tão fina quanto a profissional mas forma uma boa pele. Como não é uma espuma de látex profissional, ela pode levar mais tempo no forno que a espuma usual. Devido ao uso do ágar-ágar, a peça pode ter um tempo de vida limitado, cerca de 3 meses.

IR PARA A PÁGINA 4

 

Voltar para a página principal |Voltar para Maquiagem

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.
MSFX mail