Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

 

 

 

 

 


A Arte da Transformação

 

Escultura: Materiais e Técnicas

 

Materiais de Escultura

Armação ou suporte da escultura - para que se possa esculpir é necessário um suporte ou armação interna que sustente a argila. Em se tratando de escultura em maquiagem, na maioria das situações este suporte é uma réplica em gesso da cabeça, da face ou de outra parte do corpo de uma pessoa. Outros materiais, como fibra de vidro e espuma de uretano rígida, também são usados principalmente quando são réplicas de partes do corpo como braços, tronco, pernas, etc. Sobre este suporte, devem ser aplicadas camadas de argila e a seguir, sucessivamente detalhadas até se obter a forma desejada. Geralmente, cobre-se a armação com cerca de 1 a 2 cm de espessura de argila. O objetivo é cobrir as áreas que precisam de mais argila, ou seja, as áreas que sofrerão mais mudanças de forma. Nesta fase inicial de se adicionar argila, as mãos são as principais ferramentas.

Observe nas fotos abaixo um exemplo de armação de escultura (réplica em gesso de um busto de uma pessoa), com diferentes estágios de aplicação de argila.

 

Estande ou mesa de escultura - nas figuras a seguir, você pode observar várias formas de se apoiar estes suportes, ou seja, de estandes ou mesas de esculturas. A primeira foto mostra o renomado artista de maquiagem de efeitos especiais, Dick Smith, esculpindo uma prótese facial. Repare no tipo de estande para a armação de gesso, que aqui é uma cópia do rosto de um ator e não de sua cabeça inteira. Esta mesa de escultura é muito usada para apoiar réplicas de face de pessoas.

Nos desenhos a seguir você pode entender como funciona esta mesa para a armação de gesso. Ela é toda feita de madeira e sua inclinação pode ser regulada facilmente. Perceba que os parafusos ajudam a moldura a ser apoiada na superfície da mesa e para isto eles tem porcas na sua porção inferior para regular o comprimento dos destes parafusos, que funcionam como se fossem "pés". Este tipo de mesa é útil geralmente quando se está esculpindo próteses faciais e portanto não precisam ser giradas pelo escultor para se ver dos lados da peça. Note também que como a escultura é de prótese facial, a armação de gesso é uma réplica apenas do rosto e não da cabeça inteira.

 

Já no esquema abaixo, você pode ver um tipo de mesa semelhante a anterior só que mais simplificada. Ela é usada por muitos artistas inclusive pelo grande escultor do cinema Mark Alfrey. Tanto nesta mesa como na anterior, você pode parafusar na prancha de madeira em que fica apoiada a armação de gesso dois parafusos de cada lado em que ficará a armação, pois isto faz com que ela fique estável.

Já nas fotos seguintes, veja que as armações de gesso estão apoiadas em mesas de escultura giratórias, permitindo com que o escultor possa girar livremente a peça a ser esculpida. Isto é útil já que como estas armações são de cabeças inteiras e às vezes até a altura dos ombros, elas costumam ter um peso considerável.

 

Argilas - as argilas mais utilizadas na escultura de próteses podem ser de dois tipos. Uma é a argila à base de água. Esculturas feitas com este tipo devem ser mantidas úmidas para que elas não sequem e rachem. Muitos artistas de maquiagem não a consideram o melhor material para esculpir próteses. Eles preferem a argila à base de óleo (plastilina ou plasticina) pois acreditam que ela serve melhor aos seus propósitos já que como não seca, permite um tempo maior de trabalho. A marca mais utilizada em termos de efeitos especiais no exterior é a Roma Plastilina e a marca Chavant ocupa a segunda posição em preferência. A argila Roma Plastilina vem em vários graus de dureza, de uma muito macia n° 1 até a dura n° 4. Ela pode ser obtida no comum tom verde-acinzentado ou branco. As opiniões variam muito consideravelmente em qual o tipo mais útil, mas a maioria dos artistas usam a verde-acinzentada de n° 2 ou 4. Ela vem em blocos de 900 gramas. No Brasil, este tipo de argila é mais difícil de ser encontrada, sendo a marca Chavant encontrada em algumas lojas no País através de importação. Como alternativa mais viável (apesar de não ter a qualidade comparável às duas já citadas), pode-se usar a massa de modelar comum (por exemplo da marca Acrilex) encontrada em supermercados e papelarias (visite a secção Onde Comprar da MSFX para saber outros locais de compra). Se desejar saber mais sobre argilas à base de óleo, visite a secção Noções Básicas - Escultura.

Roma Plastilina
Chavant
Argila à base de água

 

Ferramentas de escultura - as ferramentas para uso com a plastilina são geralmente pequenas e de madeira (geralmente muito menores que as ferramentas de escultura que os artistas clássicos utilizam) e as menores ferramentas com arame são também usadas. Isto acontece porque o artista de maquiagem começa com a réplica de um rosto em gesso e acrescenta a plastilina para obter a escultura ao invés de começar com uma grande peça de plastilina em forma esboçada de cabeça e então ir esculpindo com as ferramentas. Quando se acrescenta plastilina a um positivo de gesso pedra, deve-se sempre aplicar um pouco de cada vez até obter a forma desejada. As ferramentas de madeira com a ponta chata podem fazer este trabalho, enquanto que as ferramentas com arame fino podem ser usadas para retirar o excesso um pouco de cada vez.

Não existe "a ferramenta certa", pois o objetivo é que se consiga adicionar e retirar argila, que são os chamados princípios de adição e subtração da escultura.

Nas fotos abaixo você pode observar exemplos de ferramentas de escultura. No Brasil elas são conhecidas genericamente por estecas. As ferramentas de arame são usadas, entre outras coisas, para fazer narinas, linhas e rugas, ou seja, para retirar excessos de argila. Se desejar saber mais sobre estas ferramentas e seus usos, visite a secção Noções Básicas - Escultura.

As ferramentas de dentista também são muito usadas para detalhes finos, observe-as abaixo.

 

A ferramenta com cabeça de bola é usada para fazer poros de pele, como o exemplo mostrado a seguir.

 

Abaixo você pode ver uma ferramenta conhecida como ferramenta em forma de rim, que é uma paleta flexível, geralmente feita de aço, alumínio ou borracha, usada para retirar o excesso de argila de uma escultura, suavizando ao mesmo tempo. Ela também é usada para suavizar a superfície de moldes de gesso. Você pode fazer a sua própria usando plástico de garrafa PET de refrigerante ou mesmo de uma tampa de caixa de margarina. Uma melhor alternativa seria ainda usar um pedaço de alumínio flexível. Não fica com a mesma qualidade da profissional, mas "quebra um galho".

 

IR PARA A PÁGINA 2

 

Voltar para a página principal |Voltar para Maquiagem

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.
MSFX mail