clique aqui!
by Banner-Link

José de arimatéia e a origem da lenda do Santo Graal.

Mas quem foi José de Arimatéia? Todos os evangelhos são unanimes em apontar José de "Arimatéia" como um homem rico e bom oriundo de uma cidade chamadaArimatéia.

"Então um homem chamado José, natural de Arimatéia, [..] homem bom e justo, " Lucas 23 - 50

Não é de se estranhar o adjetivo rico, pois era nada menos que um dos mercadores mais ricos do Oriente. Fazia comércio de estanho entre a Cornualha, na Bretanha (hoje Inglaterra) e o Oriente.

"Esse foi a Pilatos e pediu o corpo de Jesus. Então Pilatos mandou que lhe fosse entregue." Mateus 25 - 60

E sendo ele tão rico, sepultou Jesus em sua própria sepultura.

"E depositou-o no seu sepulcro novo, que havia aberto em rocha; e, rodando uma grande pedra para a porta do sepulcro, retirou-se." Mateus 27 - 60

Detalhes adicionais no que se diz respeito a esse homem rico e bom, podemos encontrar no livro apócrifo "ACTA PILATI".

No Novo Testamento, a única relação entre Jesus e o "rico homem de Arimatéia", é o seu sepultamento.

Os anos perdidos de Jesus

Há um hiato na vida de Jesus, isso é um fato. Mas alguns apócrifos, e documentos de outras povos, noas ajuda a posicionar as nossas pesquisas. Após a morte de José o Carpinteiro, esposo de Maria mãe de Jesus, seu tio-avô materno José de Arimatéia se torna o tutor do jovem Jesus.

A viajem a Glastonbury e a lenda do Santo

Na época da revolta dos Judeus, o cristãos foram perseguidos tantos por Roma quanto os judeus. Quem mais foram perseguidos eram aquelese que tinham parentesco direto ou indireto com Jesus, assim como, as pessoas de seu convívio.

Há tradições, que contam que José de Arimatéia, portanto (escondido ou não) o Santo Graal e junto com pessoas importantes na vida de Jesus, foram para o oeste da Europa.

A lista de passageiros desse barco, varia de documento a documento. Mas os nomes que mais aparecem são:

A tradição diz que esses ilustres passageiros, foram parar em Marselha, na Gália. (atual França) Chegando lá, foram recebidos pelo apóstolo Felipe, que faziam sua missão de evangelização. Depois de se estabeleceram em Marselha, José de Arimatéia teve um sonho, onde um anjo o dizia que ele deveria partir para a Bretanha, para lá formar a primeira igreja cristã na Europa.

Assim o fez, seguiu José vai a Bretanha. Convenceu ao Rei Arvigarus a ceder um local para se estabelecerem. Foi uma área ilha de Glastonbury.

Mas o que poderia ser o Santo Graal levado por José de Arimatéia? Até o momento podemos citar alguns itens que possui alguma ligação direta com o sangue de Jesus.

fonte de pesquisa:

Este material faz parte do livro: "Santo Graal - a busca das buscas" - André Ranulfo (autor desse site) que será publicado no próximo ano.

 

 

VOLTAR