clique aqui!
by Banner-Link

Caput LVIIIm

Poderia haver alguma ligação entre os Templários, a Santa Sara dos ciganos, o tarot e o Santo Graal?

André Ranulfo

Após a prisão dos Templários, foi encontrada uma misteriosa relíquia no templo do Marais em Paris, os registros da Inquisição contam que:

"O administrador- guardião dos bens do Templo em paris, após as prisões, foi a um homem a do rei, chamado Guillaume Pidoye. Ele declarou aos inquisidores em 11 de maio de 138 que na época das prisões dos templários, ele juntamente com seu colega Guillaume de Gisoers em um certo Bourdon, recebeu ordem de apresentar à Inquisição todas as figuras de metal ou madeira que tinham encontrado. Entre os bens do Templo encontraram uma cabeça revestida de prata [...]a imagem de uma mulher, que Guillaume, em 11 de maio, apresentou à Inquisição. A cabeça continha uma etiqueta, "CAPUT LVIIIm".

...

"Um belo crânio dourado, muito belo, com a figura de mulher; no interior estavam dois ossos da cabeça, envoltos e ligados por um pano de linho branco, tendo em cima um outro vermelho; uma cédula ali se encontrava e cozida; estava escrito Caput LVIIIm. Esses ossos eram os de uma mulher bastante pequena; alguns diziam que eram os o crânio de uma das onze Mil Virgens, Guillaume Pidoye declarou não ter encontrado outro".

Oursel, Les Procés des templiers

Sob interrogatório, um cavaleiro disse que essa relíquia nada tem a ver com a figura barbada muitas vezes citadas. O que poderia ser então?

1- A Virgem Negra.

Vale a pena observar que a letra "m" poderia ser o símbolo astrólogo deVirgens - Mudando o nome da imagem para CAPUT 58 Virgem. Isso proporcionou toda uma teria voltada a Virgem Negra. A Virgem Negra tem uma grande afinidade com a busca do Santo Graal. Pelo que diz a tradição, o barco no qual trazia José de Arimatéia - que portava o Santo Graal - e outros ilustres passageiros até a Europa por volta de 65 d.C, uma passageira chamava a atenção de todos, Sara, a negra. Que depois se tornaria a Santa Sara dos ciganos.

 

2- Os ciganos. (extraído do site Universo Cigano e Ubanda Racional)

"Os Ciganos sãO cigano protetor do meu lado positivo.o chamados de "povos das estrelas" e dizem que apareceram há mais de A bandeira cigana.3.000 anos, ao Norte da Índia, na região de Gujaratna localizada margem direita do Rio Send. No primeiro milênio d.C., deixaram o país e se dividiram em dois ramos: o Pechen que atingiu a Europa através da Grécia; e o Beni que chegou até a Síria, o Egito e a Palestina. Existem vários clãs ciganos: o Kalê (da Península Ibérica); o Hoharano (da Turquia); o Matchuaiya (da Iugoslávia); o Moldovan (da Rússia) e o Kalderash (da Romênia).

Porém de acordo com as suas Tradições, a teoria mais freqüente sobre a origem do Povo Cigano, é que após um período de adaptação neste planeta, os ciganos teriam surgido do interior da Terra e esperam que um A cigana protetora do meu lado negativo.dia possam regressar ao seu lar. Nada mais pode ser revelado sobre isto, pois trata-se de um dos "segredos" mais bem preservados.

O grande lema do Povo Cigano é: "O Céu é meu teto; a Terra é minha pátria e a Liberdade é minha religião", traduzindo um espírito essencialmente nômade e livre dos condicionamentos das pessoas normais geralmente cerceadas pelos sistemas aos quais estão subjugadas. Em sua maioria, os ciganos são artistas (de muitas artes, inclusive a circense); e exímios ferreiros, fabricando seus próprios utensílios domésticos, suas jóias e suas selas. Os ciganos sempre levaram uma vida muito simples, fabricando tachos, consertando panelas, vendendo cavalos, (atualmente vendem carros); fazendo artesanato (principalmente em cobre - o metal nobre desse povo) e lendo as cartas ciganas para ver a "buena dicha" (boa sorte).

Mitologicamente o Povo Cigano está ligado à Kalí - a deusa negra da mitologia hindu, associada a figura de Santa Sara, cujo mistério envolve o das "virgens negras", que na iconografia cristã representa a figura de Sara, a serva (de origem núbia) que teria acompanhado as três Marias: Jacobina, Salomé e Madalena, e, junto com José de Arimatéia fugido da Palestina numa pequena barca, transportando o Santo Graal (o cálice sagrado), A lenda diz que desesperadas, as três Marias puseram-se a orar e a chorar. Aí então Sara retira o diklô (lenço) da cabeça, chama por Kristesko (Jesus Cristo) e promete que se todos se salvassem Estátua de Santa Sara Kali.ela seria escrava de Jesus, e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito. Milagrosamente, a barca sem rumo e à mercê de todas as intempéries, atravessou o oceano e aportou com todos salvos na Gália (Hoje França) Na região de Marselha no porto de Camargue na cidade de Petit-Rhône, hoje Saintes-Maries-de-La-Mer, e posteriormente Sara teria sido levada a um antigo mosteiro da Bretanha. Sara cumpriu a promessa até o final dos seus dias. (Alguns acreditam que essa é a origem do costume das ciganas de usarem lenço) Diz o mito que a barca teria perdido o rumo durante o trajeto e atracado no porto de Camargue, às margens do Mediterrâneo, que por sua vez ficou conhecido como "Saintes Maries de La Mer", transformando-se desde então num local de grande concentração do Povo Cigano.

Além de trazer saúde e prosperidade, Sara Kali é cultuada também pelas ciganas por ajudá-las diante da dificuldade de engravidar. Muitas que não conseguiam ter filhos faziam promessas a ela, no sentido de que, se concebessem, iriam à cripta da Santa, em Saintes-Maries-de-La-Mer no sul da França, fariam uma noite de vigília e depositariam em seus pés como oferenda um diklô, o mais bonito que encontrassem. E lá existem centenas de lenços, como prova que muitas ciganas receberam esta graça. É de se notar que a fertilidade é um dos maiores poderes atribuídos ao Santo Graal.

Santa Sara é comemorada e reverenciada todos os anos, nos dias 24 e 25 de maio, através de uma longa noite de vigília e oração, pelos ciganos espalhados no mundo inteiro, com candeias de velas azuis, flores e vestes coloridas; muita música e muita dança, cujo simbolismo religioso representa o processo de purificação e renovação da natureza e o eterno "retorno dos tempos". Uma ritual em Saintes-Maries-de-la-mer chama atenção, Na Aurora do dia 24 de maio, um grupo se dirige à cripita de Santa Sara, a frente se encontra uma mulher idosa que é acompanhada por um velho, uma bonita jovem e uma criança. A mulher velha tira água do poço, enche um frasco que aperta ao coração, iniciando assim a marcha da proscição. Poderiam ser eeses personagens a representação simbólica das três Marias (A mulher velha), Maria Magdalena (A bonita Jovem), José de Arimatéia (O velho) e Sara (a criança)?

ORAÇÃO A SANTA SARA KALI

Tu és a única Santa Cigana do Mundo.

Tu que sofrestes todas as formas de humilhação e preconceitos

Tu que fostes amedrontada e joga ao mar, para que morresses de sede e de fome

Tu que sabes o que é medo, a fome, a mágoa e a dor no coração

Não permita que meus inimigos zombem de mim ou me maltratem

Que tu sejas a minha advogada diante de Deus

Que Tu me concedas sorte, saúde e que abençoe a minha vida.

Amém.

Conheça o seu horóscopo cigano, clique aqui.

3- O tarot, a conexão entre templários e os ciganos?

Desconhece-se a verdade da origem desse oráculo. Constam de 78 cartas, divididas entre os Arcanos Maiores (numeradas de 0 à 21) e os Menores (56 cartas divididas em 4 naipes). registros apontam o jogo na Europa por volta do século XIV (Depois da supressão dos templários) - Acredita-se que foram os Templários que introduziram o jogo de Xadrez na Europa - alguns acreditam que o tarot também poderia ter sido introduzidos por eles. Sendo que jogos eram terminantemente proibidos pela Regra. Por isso essa afirmação é alvo de posições contrárias por alguns pesquisadores.

Seja como for, O tarot é uma síntese de influências cátaras, astrológicas, alquímicas, calalísticas, ciganas e etc. E era terminantemente proibido pela Igreja, que o considerava o "breviário do Diabo". Mesmo assim sua prática sobreviveu as chamas da inquisição. Os ciganos são o estereótipo do usuário do tarot, (sendo que mais tarde, o baralho cigano de 36 cartas, muito vai diferir do tarot) Mesmo com origens hindus, os ciganos conseguiram criar um sincretismo religioso dando um ar cristianizado às suas crenças. Mesmo sendo uma forma de cristianismo "herege" na visão da igreja.

O mais interessante, é que muitas das lendas Arthurianas do Graal, do fim dos cátaros e inclusive a queda dos Templários, podem ser vistas no tarot. Temos como exemplo:

Lâmina de tarot.
Cátaros
Templários
Rei Arthur
O Enforcado
Cruzada Albigense e Chamas da Inquisição.
Prisão, tortura e chamas da Inquisição.
Busca do Graal e a queda de Camelot.
A Torre
Queda da fortaleza de Monsalvat
Queda da Ordem
Castelo Munsalvaesche ou Montségur
O Bobo
A comunidade de Languedoc
Os 9 cavaleiros
Sir Percival
Ambos Cátaros, Templários e Lendas Arturianas, são fortemente ligadas a crença do Santo Graal.

É muito importante lembrarmos que o tarot mais famoso do mundo é o de Marselha - mesmo local onde Sara aportou junto com José de Arimatéia - Foi introduzido no final do século XV. Enquanto as lâminas dos baralhos "aristocratas"ostentavam desenhos elaboradíssimos, o popular Tarot de Marselha se destava pela simplicidade de imagens, cujas cores são primárias, com a predominância do azul e do vermelho.

O Cavaleiro - Nos Arcanos Menores,  os cavaleiros representam  personalidades, difere dependendo do naipe.O que muitos pesquisadores acreditam é que o tarot possua alguma mensagem secreta queo paradeiro do Santo Graal. Outros acreditam na hipótese de uma forma de deixar secretamentente para a posteridade o que realmente aconteceu com os Cátaros ou os Templários.

CoinO Bobo - Inicio de uma jornada  -  Seguindo os instintos - caminho errante.cidência ou não, após a queda dos Templários, as cartas dos 4 Cavaleiros dos naipes (à esquerda) foram suprimidos assim como, dos 22 Arcanos Maiores, somente o Bobo (à direita) sobreviveu ao baralho moderno.

Poderiam na verdade os Templários, de alguma forma, absorvido parte da cultura cigana? Ou talvez cultuassem a Santa Sara Kali? ou quem sabe a Santa Sara seja a Chave do Santo Graall? Talvez nunca iremos saber.

Fonte de pesquisa

Este material faz parte do livro: Cavaleiros do Templo - Os segredos dos Templários - André Ranulfo (autor desse site) que será; publicado no próximo ano.

 

 

VOLTAR