Muddy Waters

 

O SEMENTAL DO CHICAGO BLUES

Muddy Waters figura na história do Blues como um dos maiores influentes expoentes do blues chamado "de Chicago" que mais que uma definição estilística é uma localização histórica. De fato, a partir de 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, concentraram-se em Chicago um grande número de "bluesmen" a maioria deles procedentes do Sul Profundo, e em Chicago começaram a funcionar várias gravadoras de discos que difundiam suas gravações etiquetadas como "Blues de Chicago". Esse conceito tem prevalecido até hoje, mas na realidade, a única coisa que era "de Chicago" era a gravação; nem os músicos, nem o estilo em que atuavam eram verdadeiramente qualificáveis como "de Chicago".

Nasceu em Rolling Fork, Mississípi, no dia 4 de abril de 1915 (morreu em Chicago no dia 30 de abril de 1983) e seu "desembarque" representou um impulso demolidor para a propagação do blues nas esferas do mercado musical e fonográfico, que ultrapassam os limites do consumo da comunidade negra nos que geralmente vinha-se desenvolvendo o blues como gênero musical.

No começo, Muddy Waters tocava a harmônica, mas passou-se ao violão quando tinha ainda 18 anos. O estilo de Muddy Waters ficou definido e consumado em 1950, e neste sentido são antológicas as gravações de "Walking Blues", (tema baseado no anterior "Country Blues", porém numa versão mais forte e dura) e "Lousiana Blues" onde é acompanhado pelo célebre harmonicista Little Walter.

A Muddy Waters uniram-se seu meio irmão Otis Spann e Jimmy Rogers como segundo violonista, para formar o núcleo da lendária banda, sobre a qual apoiou-se a ulterior difusão do blues chamado "de Chicago".

"Howling Wolf" (citando ao seu máximo antagonista na projeção do Blues de Chicago) "Still a Fool", "She Moves Me" e "They Call Me Muddy Waters", são também registros de antologia até que em 1953 surgiram as grandes criações como "I'm Your Hoochie-Coochie Man" e "Mannish Boy", de dramático fraseio, expressadas com um clímax arrebatador, que configuraram o modelo próprio, a estampa típica de Muddy Waters, que tem sido uma das características marcantes do ChicagoBlues.