Federação do Rancho, veja em Notícias!                                                         Encomende já a sua cassete áudio com as melhores músicas do rancho!

 

Fundação

A comunidade portuguesa em Lisboa sempre teve grande peso nas actividades culturais, recreativas ou de benemerência, levadas a efeito em Pedrógão Pequeno, ao longo do tempo. Com o Rancho folclórico não se fugiu à regra: a sua fundação deve-se à iniciativa dos elementos da direcção da União dos Amigos de Pedrógão Pequeno (UAPP) existente na capital, em 1955.

Realmente, quem melhor poderá testemunhar tal facto, do que as próprias palavras de um desses elementos? Tomamos pois a liberdade de, com a devida vénia, transcrevermos parte de uma nota a que tivemos acesso, da autoria do nosso conterrâneo Sr. Alberto Pessoa dos Santos Salgueiro (membro da direcção da UAPP nessa data), e com o título Alguns fragmentos para a história da fundação do Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno:

"Lembro-me que quando se projectava mais uma festa anual na Casa das Beiras, foi sugerido em conversa, pelo Sr. José Ambrósio, que seria interessante conseguir-se um grupo de rapazes e raparigas para aqui dançarem e cantarem umas modas de Pedrógão Pequeno. Com esse objectivo, escrevi ao Padre Sarafim, que imediatamente recrutou alguns jovens de ambos os sexos que logo mandou ensaiar com o Sr. Vicente (tocador de Harmónio), e com algumas músicas jeitosas, vieram - salvo erro - oito pares ,(1) que se exibiram pela primeira vez na casa das beiras no dia 4 de Junho de 1955, com algumas músicas muito jeitosas  entre elas a marcha "Lá vai Pedrógão"   e outras de cariz regionalista, que agradou à farta assistência, pois até houve quem se comovesse até às lágrimas ao assistir, pela primeira vez a uma representação deste género.

Este improvisado Rancho apresentou-se já com indumentárias próprias e creio que quem dinamizou os ensaios foi a D. Maria do Carmo Rei (então ainda bastante jovem) que com a sua irmã Celeste  vieram incorporadas  no primeiro Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno.

Já depois de o grupo estar devidamente constituído, tomou a sua direcção o Sr. Professor Joaquim Nunes Rodrigues, facto que originou certo melindre por parte do seu fundador: o Rev. Padre Serafim dos Anjos Serra ..."(2)

A fundação oficial data de Janeiro de 1956 a que se seguiu a sua entrada para o Secretariado Nacional da Informação (SNI) e para a Fundação Nacional da Alegria no Trabalho (FNAT).

O Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno foi deste modo o primeiro a existir não só no conselho da Sertã, como nos concelhos limítrofes.

(1) - Foram na realidade apenas cinco pares (A comarca da Sertã, de 15 Junho de 1955)

(2) - Pequena nota de duas paginas dactilografadas , existente no arquivo do Sr. João Alves Baptista.     

 

Home ] Breve resumo ] Fotos ] Contactos ] Localização ] Notícias ] Agenda ] [ A sua fundação ] Indumentaria ] As suas etapas ] Instrumentos ] Repertório ]