Assalto à Bíblia Armada
PEDRO PAULO PITTO

Publicado no Jornal O Pasquim 21 em 05/03/2002

Andaram querendo acabar com a velha mamata, mas parece que igreja não paga imposto. Não entrando no mérito, se tudo aquilo pregado existe mesmo, fiquemos no terreno, no material, no mortal pecuniário. Aqui no Rio, RedeTV! E CNT, todo dia, manhã e noite, pinta o programa R.R. Soares. Enquanto o pastor Macedo virou ponto de referência e sofre a ira dos esclarecidos, injustos respingos nos evangélicos do bem, o pastor Soares segue, impávido, explorando a crendeirice dos parcos de espírito e recursos. Seu programa de uma hora é um Baú da Felicidade Eterna e Divina, tela dos milagres da Igreja Internacional da Graça de Deus.

Enquanto o pastor Soares, com ajuda do Senhor Jesus, cura sua pobre platéia de labirintite, "graças a Deus", faz desaparecer um caroço, "ïsso é um milagre de Jesus", dor na coluna, nas costas, barriga, rins, joelho direito "glória a Deus", até dor de operação e na veia do pescoço, "amém, não tem aí nenhuma hérnia?", rolam anúncios do Shopping do Povo de Deus, dos CDs da Graça Music, da venda de assinaturas da Revista da Graça e da Turminha da Graça, essa, "dedicada aos nossos pequeninos" e, "R$ 99 a assinatura anual de cada revista". Tá escandalizada ai do outro lado? Tem mais. O pastor Soares fica dizendo, "Vá ao banco em nome do Senhor Jesus"! Você também está ficando indignado? Tem mais, maior chantagem. "Nosso programa está em perigo. Seja um associado. Vá ao banco em nome do Senhor Jesus e deposite sua mensalidade, amanhã, até as 14 horas"!

Na hora da coleta, pastores se misturam aos pobres coitados para o recolhimento de umas moedinhas, notas amassadas de um realzinho? Nem pensar, o pastor Soares explica que eles estão levando guias de depósito! "Se alguém não sabe como preencher a guia de depósito o pastor preenche para você. Quem estiver em casa, se o Senhor Jesus tem falado a seu coração para ser associado, chega no caixa do banco e diz, quero fazer um depósito na conta tal, Deus chama algumas pessoas só para esse trabalho"... Corte para os endereços, agências e números de conta do Bradesco, Unibanco e Caixa.

Ok, parece que igreja não paga imposto. Mas se aqueles milagres realizados derem oficina, mesmo que o diabo ria da gente, dá para ir reclamar no Procon?

RELIGIÃO É VENENO
Voltar