Sauditas negam às mulheres direito a carteiras

Publicado no Jornal O Estado de S. Paulo em 26/04/2001

Riad (AP) -- O ministro do Interior saudita, príncipe Nayef, reafir- mou que o governo do país não tem a intenção de conceder às mulheres autorização para dirigir veículos, anunciou hoje a agência noticiosa oficial Saudi Press. Em uma entrevista à imprensa, Nayef também não se comprometeu ao ser interrogado sobre outra reivindicação das mulheres sauditas: a de terem direito a carteiras de identidade. A vida das mulheres sauditas está sujeita a uma série quase infindável de restri- ções. Em público, elas têm de cobrir praticamente todo o corpo com exceção dos olhos, mãos e pés. Não podem viajar, cursar universidade ou arranjar um emprego sem a autorização do homem que desempenha o papel de seu guardião. [e]

Original em : http://www.estadao.com.br/agestado/noticias/2001/abr/26/213.htm

Jovens amantes recebem 100 açoites cada

Publicado no Jornal o Estado de S. Paulo em 22/05/2001

Cabul - Dois jovens afegãos, "culpados" de terem feito amor sem estarem casado, receberam hoje, cada um, 100 chicotadas antes de serem legalmente unidos em matrimônio em um estádio de Cabul, frente a milhares de pessoas reunidas para esta manifestação de justiça dos talebans.

Três juízes se apresentaram para açoitar primeiro Fazal Rahman, que caiu três vezes sob os golpes do chicote de couro. Depois, foi a vez de Nadia, a noiva, que foi açoitada com menor violência.

Taleban estende suas proibições a estrangeiros

Publicado no Jornal O Estado de S. Paulo em 06/06/2001

CABUL - A milícia islâmica Taleban ordenou ontem aos estrangeiros que vivem no Afeganistão que não violem nenhuma das proibições religiosas. Os estrangeiros não poderão consumir bebidas alcoólicas ou carne de porco, ouvir música ou manter relações sexuais com afegãs. (Ansa)

Original em http://www.estado.estadao.com.br/editorias/2001/06/06/int340.html Jovens iranianos são chicoteados em público da France Presse, em Teerã

Catorze jovens iranianos com idades entre 18 e 25 anos foram chicoteados em público hoje, no norte de Teerã diante de centenas de curiosos.

Cada um recebeu entre 20 e 70 chicotadas sob a acusação de assédio de mulheres, depois da ingestão de bebidas alcoólicas. "Por que açoitam nossos filhos na rua?", gritou uma mulher de cerca de trinta anos. Policiais se aproximaram então dela, pedindo para que se acalmasse.

Com as mãos atadas a um carro de polícia, os 14 jovens receberam o castigo um depois do outro, no centro de Teerã, no horário de rush. Começando às 18h15 locais (10h45 de Brasília), a sessão de flagelação durou aproximadamente uma hora.

Original em: http://www.uol.com.br/folha/mundo/ult94u26458.shl

PUNIÇÃO MEDIEVAL

Iranianos são açoitados por vender vídeos proibidos

Redação Terra

Quarta, 11 de julho de 2001, 12h47

Vinte pessoas foram publicamente açoitadas no Irã, acusadas pelas autoridades de vender vídeos e CDs obscenos. Segundo a agência oficial de notícias da República Islâmica, um correspondente teria visto as pessoas serem espancadas na praça Imam Khomeini, no centro de Teerã.

Eles haviam sido condenados por uma corte iraniana por vender material ilegal. Fitas e CDs de estilo ocidental são ilegais sob lei de censura iraniana, assim como imagens de mulheres nuas ou semi-nuas.

{FCB}

Voltar