&bnsp;

Arcebispo D. Eugenio Sales censura desenho animado na MTV
Miguel Paiva
 

Publicado na BUNDASNET em 27-08-2000

Dois episodios de "Deus e' Pai - A Serie", de Allan Sieber, que vinham sendo exibidos na MTV no programa Gordo a Go-Go, foram retirados da programacao da emissora por ordem de d. Eugenio Sales, que com um simples telefonema censurou os pilotos encomendados pela propria MTV.

Clique aqui para fazer o Download de TOSCO - Deus e' Pai

Entrevista exclusiva com a estrela do seriado Deus é Pai: Deus.
  Mas afinal que diabos fizeram com o seriado Deus é Pai que passava na MTV? Resolvi perguntar ao protagonista da série. Não foi tão difícil quanto eu achei que seria. Agendei a entrevista com um simples telefonema. Também, depois que o seriado Deus é Pai foi cancelado pela emissora ele tem passado seus dias em casa. Minha primeira impressão era de que ele já está meio de saco cheio dessas coisas.
 
  "D. Eugenio de que...?!"
 
 

Tonto: O que você acha dessa história toda?

Deus: Que história?

T: Da MTV ter cancelado seu seriado por influência da igreja.

D: Ah, foi por influência da igreja?

T: D. Eugenio Sales ligou e pediu que fosse retirado do ar.

D: Quem?

T: D. Eugênio Salles, arcebispo da arquidiocese do Rio.

D: Hmm... Ele não gostava do seriado?

T: Não sei, acho que ele nunca viu o seriado.

D: Que que ele tem com isso então?

T: Parece que tinha fiéis que não gostavam e ligavam pra ele.

D: Pelo que eu sei tinha muita gente que gostava.

T: É mas mesmo assim a MTV cancelou o seriado.

D: Eles me disseram que não tinham mais interesse na série. Fiquei muito triste porque eu sempre achei que eles gostavam do seriado. Eu realmente me esforçava pra fazer um bom trabalho. Era a animação mais votada no site da MTV. Não entendi porque eles mudaram de idéia.

T: Foi o arcebispo que ligou pedindo que se tirasse do ar.

D: Essa gente realmente extrapola. Como é mesmo o nome dele? Ah, deixa pra lá... Já estou cansado disso tudo. Eu estou realmente decepcionado com a MTV. Pra que mentir pra mim? E quem gostava da série como é que fica? E essa gente que acha que o canal é resolver tudo na moita, com telefonemas, e proibir o que as pessoas querem ver, é insuportável. Tem dias que eu realmente não tenho mais ânimo pra nada. É tanta besteira que eu tenho que aguentar todos os dias. Quando é que tudo isso vai acabar?

(Cristo entra na sala)

D: Cristo, meu filho, cumprimenta o moço... de onde você é mesmo?

T: ahn... Edições Tonto.

D: Sei... bom, cumprimenta o rapaz aí, Cristo.

Cristo: E aí? Valeu?

T: Tudo bem, muito prazer.

D: Fala, meu filho, você sabia dessa história da censura?

C: Que censura?

D: É impressionante como a juventude é alienada. Também, não sai da frente da televisão.

C: Ah, não enche o saco, velho!

Deus

 
  Que feio. Mentiram pra Deus. A seguir está o que realmente aconteceu para que não fique dúvidas.
 
  Arcebispo d. Eugenio Sales censura desenho animado na MTV  

Deus

A Toscographics, produtora dos episódios e do curta-metragem "Deus é Pai", vencedor da edição carioca do Anima Mundi, está disponibilizando os episódios censurados em seu site. Quem quiser, pode assistir. >Toscographics

 
Dois episódios de "Deus é Pai - a série", de Allan Sieber, que vinham sendo exibidos na MTV no programa Gordo a Go-Go, foram retirados da programação da emissora por ordem de d. Eugenio Sales, que com um simples telefonema censurou os pilotos encomendados pela própria MTV.
Segundo matéria publicada no jornal Folha de São Paulo (23/08 - pág. A12), d. Eugenio não viu os episódios: "Ele não viu o filme, mas leu uma matéria publicada num jornal. Também recebendo reclamações de fiéis. De todo o modo, o presidente da MTV aceitou o seu pedido", disse Cunha.
Esta matéria a que se refere Adionel Carlos da Cunha, porta-voz da Arquidiocese, é provavelmente a publicada no Jornal O Globo (13/08 - revista da TV, pág. 24), onde o diretor de programação da MTV, Zico Goes, falava do sucesso da série: "Vamos investir nos que tiverem maior resposta do público. E "Deus é Pai" foi muito bem recebido: já chegaram a emissora vários e-mails falando do desenho de estréia".

A idéia original da emissora era investir no desenho animado com maior aceitação da audiência. Após o veto do cardeal, a MTV passou a negar que tenha havido censura alegando que o sumisso dos episódios da programação ocorreu por não haver mais interesse da mesma em exibir os desenhos. Santa coincidência!

 
  Chato isso, não? Tem gente que ainda se acha no direito de proibir o que as pessoas querem falar ou ouvir. E parece que tem algo na constituição falando em liberdade de expressão, essas coisas. Se você não gostou disso, se você era um espectador do seriado, se você votou no site da MTV ou simplesmente não gosta de saber que ainda acontece coisa desse tipo no Brasil, por favor, faça como a gente e encha o saco da MTV e de outras instituições que mereçam. Mande e-mails e convide amigos a mandar também.
 

e-mail do diretor de programação: ZICO.GOES@MTV.COM.BR

e-mail do programa do Gordo: gordoagogo@mtv.com.br

e-mails a assessoria de imprensa da MTV: raquel.toledo@mtvbrasil.com.br ou leticia.zioni@mtvbrasil.com.br

e-mail de informações da MTV: mtv.responde@mtvbrasil.com.br

 
 
Voltar