Intervenção de José  Sona na Assembleia de Freguesia de Ovar
 


Na passada Sexta-feira, dia 24 de Junho, decorreu mais uma Assembleia de Freguesia de Ovar, a penúltima deste mandato. Como tem sido hábito, José Sona, eleito da CDU naquele órgão autárquico aproveitou, o período antes da ordem do dia para apresentar um conjunto de problemas que afectam a freguesia de Ovar, dos quais destacamos dois: a Praia dos Marretas e a Azurreira.

Há já vários anos que a CDU tem vindo a propor uma intervenção de fundo na praia dos Marretas. Uma intervenção que salvaguarde todo aquele património ambiental, dando melhores condições aos utentes daquela praia e evitando o actual uso anárquico, que tem contribuído para a degradação de um espaço que constitui uma verdadeira pérola do nosso concelho e da nossa região.

Um dos maiores problemas daquela praia, segundo José Sona, é não haver nenhuma delimitação entre a Praia, a zona de estacionamento e a zona de merendas. Tudo é selvagem e toda a gente se 'arruma'  como pode. Segundo o eleito comunista, a Junta de Freguesia poderia promover um conjunto de medidas de curto prazo que iriam melhorar e muito as condições da Praia dos Marretas: limpeza das centenas de acácias que contaminam a mata junto à estrada, facilitando o estacionamento, criar um parque de merendas com um mínimo de equipamento (nomeadamente caixotes e lixo em maior quantidade) e acrescentar uma casa de banho.

A segunda questão tem a ver com a zona da Azurreira, que outrora chegou a ser local de eleição para milhares de veraneantes. Sabemos que a Ria já não é infelizmente o que era. Contudo, o local ainda é de rara beleza e deveria merecer, segundo José Sona, um pouco mais de atenção. O local está sujo, abandonado e tem servido por diversas vezes de depósito de entulhos. Segundo José Sona, com um mínimo de equipamento, aos quais se poderiam juntar eventualmente algumas árvores, seria certamente possível melhorar aquele espaço que começa a ser um dos poucos locais públicos com acesso à Ria de Aveiro.



Ovar, 26 de Junho de 2005
A Comissão Coordenadora de Ovar da CDU