Fuga de Água



Na sequência de várias denúncias sobre uma fuga de água, que decorre há mais de 4 mêses na Habitovar, José Costa, deputado municipal da CDU, depois de se ter deslocado ao local, enviou um requerimento, dirigido à Câmara Municipal, denunciando a situação e exigindo medidas!

Este episódio assume ainda maior gravidade num momento em que são pedidos grandes sacrifícios à população de Ovar para, supostamente, garantir o equilíbrio entre despesas e receitas do respectivo SMAS (aumento brutal das tarifas de saneamento e ameaças de aumentos do preço da água).

Ainda dentro desta temática e perante as reduzidas taxas de ligação à rede de distribuição de água (menos de 20% em algumas freguesias), José Costa, que por diversas vezes sugeriu na Assembleia Municipal a criação de incentivos na ligação à rede, aponta para o exemplo de Estarreja, onde decorre uma campanha com redução em 50 % desse custo.



Requerimento


"Exmo. Sr. Presidente

Há mais de quatro mêses que persiste na Rua António Sérgio uma fuga da rede de água, apesar das várias queixas dirigidos ao SMAS por parte da população local. O local da fuga fica no início da referida rua, à entrada da HABITOVAR. Segundo me foi dito, uma equipa do SMAS já esteve no local, tendo-se comprometido a reparar a fuga no próprio dia.

Entretanto, passaram-se mais de quatro mêses com milhares de metros cúbicos de água desperdiçada, que todos nós teremos que pagar. Não admira por isso que, com esta gestão, as receitas do SMAS não cheguem para os respectivos custos (segundo palavras do Director daquele serviço).

Sr. Presidente, é sabido que a taxa de adesão à rede de distribuição de água continua muito aquém das expectativas, penalizando e muito o equilíbrio económico-financeiro do SMAS, cuja principal receita advém, como é sabido, da venda de água.

A CDU já por diversas vêzes apelou para a necessidade de criar incentivos à ligação, cujo custo constitui, na verdade, um pesado encargo para muitas famílias. Tive conhecimento que, no concelho de Estarreja, onde, por sinal, o custo  de ligação à rede de distribuição de água (206 Euros) é substancialmente mais barato do que em Ovar, está,  neste momento, em curso uma campanha de redução em 50% (103Euros) desse mesmo custo, na tentativa de cativar um maior número de adesões à rede. Não será este um exemplo a seguir pelo SMAS de Ovar?

A CDU compreende a necessidade de salvaguardar o equilíbrio financeiro da Câmara e dos seus Serviços. O que a CDU considera inaceitável é que tenha de ser a população a pagar os erros de gestão do SMAS e a sua inoperância no controlo do enorme desperdício de água bem patente nos seus diversos relatórios .

Agradecendo, mais uma vez, a atenção de V. Exa, despeço-me com estima e elevada consideração.


Ovar, 6 de Dezembro de 2003

José Costa 

(Representante da CDU na Assembleia Municipal de Ovar)"