CDU preocupada com a Estação de Ovar da CP

 

A linha do norte representa uma importante mais valia para o concelho de Ovar. Preocupada com a discriminação de que Ovar tem sido alvo por parte quer da CP (responsável pelos comboios), quer da REFER (responsavel pela linha e passágens de nível), a Comissão Coordenadora de Ovar da CDU, através do seu representante José Costa, e depois de ter visitado o local, enviou um requerimento dirigido à Câmara Municipal, cujo teor passamos a divulgar através desta nota.

 

"Requerimento Dirigido a:

Exmo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Ovar

Dr. Armando França

Assunto:

Estação da CP e passagem de nível da Rua Gomes Freire

 

Exmo Sr. Presidente

A linha do norte representa uma mais valia fundamental para a nossa região. Sucede que o concelho de Ovar tem sido prejudicado de forma grave em consequência de diversas medidas levadas a cabo pela CP e pelas diversas empresas a ela ligadas, designadamente pela REFER.

Em primeiro lugar importa relembrar a supressão da paragem na estação de Ovar de vários comboios Intercidades (designadamente daquele que saía de Lisboa ao final da tarde), comboios estes que continuaram a parar, por exemplo, em Estarreja, Espinho, Mealhada etc… De referir também a supressão do comboio suburbano que fazia a ligação Ovar-Aveiro e permitia apanhar o Alfa-Pendular das 6H48 para Lisboa.

Em segundo lugar, também não é demais lembrar o estado miserável das vedações que separam a linha de caminho de ferro ao longo da cidade de Ovar e de grande parte das passagem de nível para carros e peões.

Permita-me citar no entanto dois aspectos que me parecem altamente preocupantes. O primeiro tem que ver com a estação de comboio de Ovar: Altearam-se parte dos cais e suprimiram-se várias passágens de atravessamento da linha. Apenas ficou uma que dista ainda de uns bons duzentos metros do edifício da estação, causando algum transtorno aos utentes (alguns dos quais, por sua conta e risco, optam frequentemente por atravessar ali mesmo a via férrea). Segundo nos foi dito, trata-se de uma situação provisória. Sucede que, observando um pouco à nossa volta, verificamos que grandes obras têm sido realizadas em outras estacções aqui bem perto sem que se veja algo parecido aqui em Ovar.

A outra situação prende-se com a passagem de nível para peões da Rua Gomes Freire.  De acordo com queixas de populares, o tempo que medeia entre o início da sinalização sonora e a passagem efectivo do comboio é estremente curto, propiciando situações de grande perigo. Eu próprio estive no local e contei menos de vinte segundos entre o início do sinal sonoro e a passagem dos comboios que circulam no sentido Sul-Norte. É de facto muito pouco.

Sr. Presidente: na qualidade de representante da CDU na Assembleia Municipal de Ovar, venho através deste requerimento solicitar-lhe três esclarecimentos:

a) Em primeiro lugar gostaria que me informasse sobre eventuais medidas tomadas pela Câmara no sentido de sensibilizar a Administração da CP para a necessidade de manter as paragens do Intercidade em Ovar;

b) Em segundo lugar, e no que diz respeito à Estação de Ovar, gostaria de saber se já existe algum projecto para a sua remodelação, se a Câmara tem conhecimento deste projecto, se o mesmo contém, à semelhança do que acontece na estação de Estarreja, passagem inferior com elevador, e finalmente, quais são os prazos de execução da obra;

c) Em terceiro e último lugar, pergunto se a Câmara já tem conhecimento da situação da passagem da Rua Gomes Freire e se tenciona alertar a Refer para ela.

 

Agradecendo a atenção de V. Exa e aguardando resposta, despeço-me com estima e elevada consideração.

Ovar, 23 de Novembro de 2003

José Costa

(Representante da CDU na Assembleia Municipal de Ovar)"