SURF

 

Home
A Historia do Surf
Tipos de Pranchas
Ficar em Forma
Concelhos
Sobre o Mar
Fotos
14 mandamentos
Bom Surfista
Consertar Prancha

REGRAS BÁSICAS PARA SER UM BOM SURFISTA

Preparo Técnico
A preparação técnica deve ser feita por um profissional, de preferência com formação académica. Esse treino deve ser feito nos mais variados tipos de onda, condições de mar e locais. Reconhecer as suas manobras de maior dificuldade e procurar corrigi-las através de filmagens (se possível) e conversas com o teu técnico.
A observação do posicionamento próprio, comparado ao de grandes surfistas, em fotos ou filmes, sobre a prancha é super importante para correcção dos nosso erros, pois a cada momento da onda  tens a necessidade de um posicionamento específico, saber usar os joelhos como amortecedores e impulsionadores, usar os braços e o corpo como pêndulos mantendo-os em ângulo correcto  de acordo com cada momento da onda para maior equilíbrio e velocidade.
A repetição do treino é muito importante para que consigas corrigir os erros e realizar as manobras da melhor forma possível, ou seja, com velocidade, radicalidade, pressão, equilíbrio e controle da prancha alidados a um belo estilo e economia de movimentos. O uso do corpo como um todo, juntamente com a prancha (usada de forma harmoniosa) e o mar, torna o surf num dos mais belos espectáculos da terra.

Preparo Físico
Todo surfista competidor deve fazer um trabalho de preparação física orientado por um professor de Educação Física (com trabalho específico para o surf). O treino diário deverá ser feito com muita disposição e seriedade em horários certos, pois somente desta forma o surfista deverá alcançar uma boa condição física e um melhor desempenho desportivo.
Para os praticantes do "free surf" que não queiram ou não possam ter uma orientação profissional, recomendamos que façam exercícios físicos como: correr, nadar e pedalar de forma progressiva até se chegar a mais ou menos uma hora de trabalho diário para cada modalidade e exercício. Fazer aquecimento, alongamento, flexibilidade antes e relaxamento depois do surf é super importante, desta forma obtêm-se um melhor desempenho no mar.

Alimentação
A alimentação deve ser a mais saudável possível, adequada ao clima local. No caso do competidor, recomendamos o acompanhamento de um nutricionista, principalmente por causa das constantes viagens, variações na alimentação e clima.
Equilíbrio na ingestão de proteínas, vitaminas, hidratos de carbono e sais minerais. Evitar gorduras, sal e açúcar (branco) e fazer as refeições em horários certos, são também óptimos hábitos que mantém uma boa saúde, pois a prática do surf estimula o apetite pelo facto de consumir muitas calorias. Portanto, devemos saber como repô-las da forma mais saudável possível.

Descanso
Devido ao grande desgaste físico, orgânico e psicológico decorrente da prática de um dia de surf (no caso de uma competição esse desgaste é muito maior), deve-se cumprir um rigoroso horário de descanso de no mínimo 8 horas diárias para repor as energias (de preferência dormir e acordar cedo).

Preparo Psicológico
De modo algum se deve permitir que o surf atrapalhe os estudos (é possível e muito benéfico para o surfista, organizar-se para conciliar as duas coisas). Um surfista não deve ser alienado nem burro. Ele precisará cuidar de seu futuro e, mesmo aqueles competidores que futuramente seguirem o profissionalismo devem-se precaver e saber que um campeão não se faz apenas com um bom preparo técnico e físico mas com muita inteligência (procurar ver a vida com maior amplitude). Ser realista e analisar que a vida útil na carreira de um atleta é curta e nem sempre compensadora financeiramente. Portanto estuda e tira o máximo proveito dos estudos!

Drogas
O surfista precisa ter um corpo e uma mente saudável, portanto afasta-te delas pois, a nossa busca é pela saúde e não pela destruição.

Conhecimento de Regras e Táticas
O surfista competidor deve ter conhecimento de todas as Regras de competição , o que se consegue através de um estudo do Livro de Regras . As tácticas de competição são desenvolvidas pela observação, conversas e experiências vividas durante as baterias nos diversos campeonatos e também nos treinos, onde colocamos em prática tudo o que foi absorvido para chegarmos ao melhor resultado.