CURSO DE ANÁLISE TÉCNICA – APLICAÇAO DE FIBONACCI E CANDLESTICK - parte1

CONTEÚDO:

1.0 - Definição de análise técnica
2.0 - A TÉCNICA
3.0 - Os números de fibonacci
3.1 - Marcação
3.2 - Retração (correção de um movimento de alta)
3.3 - Expansão – o número “cabeça” – (ou pivot para alguns).
3.4 – A simetria
3.4 - Suportes e Resistências
4.0 – Candlesticks
4.1 - As principais figuras
4.2 - Figuras de reversão
4.3 - A aplicação do Stop

1 – Definição de Análise técnica

Se contrapõe à ANÁLISE FUNDAMENTALISTA. Enquanto esta analisa a empresa (dividendos, investimentos futuros e etc) a ANÁLISE TÉCNICA analisa o mercado em que a ação está sendo negociada.

Para a ANÁLISE FUNDAMENTALISTA o mercado não é eficiente em termos de informações e, em função disto, os preços correntes não refletem instantaneamente todas as informações relevantes possíveis de determinar o preço das ações.

A ANÁLISE TÉCNICA, por sua vez, se utiliza de um conjunto de técnicas e instrumental analítico para a realização de projeções de preços futuros das ações, que não são variáveis aleatórias.

As técnicas mais difundidas são:

- teoria Dow
- teoria das vagas de elliot
- A série de Fibonacci
- Candlesticks
- Uso dos Indicadores.

2 – A TÉCNICA

No nossa caso específico, vamos estudar a APLICAÇÀO DOS NUMEROS DE FIBONACCI NOS GRÁFICOS e conjugar a aplicação de tais números numa estratégia com a utilização dos CANDLESTICKS.

3 - OS NÚMEROS DE FIBONACCI

A série de fibonacci (matemático italiano) é constituída de tal forma que cada número é igual a soma dos dois que lhe antecedem. Assim tem-se que:
0 + 1 = 1
1 + 1 = 2
1 + 2 = 3
2 + 3 = 5
3 + 5 = 8
5 + 8 = 13
e assim por diante
A série pois é:
1;1;2;3;5;8;13;21;34;55;89;144

A razão entre dois números consecutivos tende a se estabilizar em:

½ = 0,5
2/3 = 0,66
3/5 = 0,60
5/8 = 0,625
8/13 = 0,615
13/21 = 0,619
21/34 = 0,618
34/55 = 0,618
55/89 = 0,618

Desta forma, aplicada à análise técnica, constatou-se que a  conclusão de um movimento (de baixa ou de alta) pode ser prevista utilizando a relação básica da série de fibonacci, ou seja: 0,618; e seu complemento 0,382 aproximados. Em termos percentuais para 62% e 38% respectivamente.

Além dos percentuais citados, de 38 e 62%, é também extremamente utilizado o percentual de 50% (e com menor uso os extremos: 23,6 e 78,6%), como veremos adiante, quando tratarmos das expansões.

Vide um exemplo da correção de um movimento de um papel (TNLP4) no ESTUDO1:

estudo1.gif (24079 bytes)

Pelo que se pode ver no gráfico, no período de maio a agosto, tivemos um movimento em que a tnlp4 saiu da cotação de 27, atingiu o topo em 50 e recuou até 36, o que representava exatamente 62% de correção do movimento anterior.

Podemos observar, entretanto, considerando o mesmo período, que nos momentos dos percentuais de 38% e 50% da queda o papel provocou movimentos de tentativa de voltar a subir, ambos esbarrando no percentual de 23,6%.

3.1 – a Marcação dos números de Fibonacci

O que vimos no estudo1 foi a prova de que os preços das ações tendem a se movimentar obedecendo aos percentuais da séries de fibonacci.

Pudemos perceber, também, que o movimento de queda encerrou exatamente no percentual da série de 62%.

Mas como fazer esta marcação?

As duas principais marcações da série de Fibonacci para se antever a “expectativa” futura dos preços são:

3.2 – RETRAÇÃO – previsão do tamanho da queda

Para se fazer a marcação da retração de um movimento, ou seja, calcular o possível momento em que o papel pode “parar” de cair, aplica-se o fibonacci a partir da menor cotação do papel (no período em que se deseja analisar) até a sua cotação máxima.

Esta é a parte mais simples da teoria, mas é evidente que isto só será possível de se aplicar em um gráfico com a ajuda de um programa capacitado para tal, como é o caso do Metastock, Apligraf, Broadcast e outros., que ensinam como plotar a ferramenta no gráfico.

Outra alternativa, pra quem não tem um sistema gráfico é o CALCULADOR DE FIBOS que pode ser baixado da pasta:

http://parttimetrader.com

3.3 – EXPANSÃO – prevendo a alta máxima que o papel deverá atingir

Aqui reside o maior segredo da utilização da série fibonacci. Para tanto alguns conceitos precisam ser observados:

A) - a adoção do cálculo da expansão tem que ser aplicada sempre após a certeza de que o papel está iniciando um movimento de “escada” de alta, com pelo menos um degrau. Ou seja, é necessário observar que houve uma quebra na tendência de baixa e o papel está agora iniciando um movimento de fundos superiores;

B) - o início deste movimento, em fundos superiores pressupõe ainda que a correção (ou queda) do que seria a 1ª alta, após o corte do movimento de baixa, seja limitada até o máximo de 62% do movimento anterior.

Veja exemplo na ARACRUZ (iniciando o seu movimento de alta em dez/00) no estudo2:

estudo2.gif (14631 bytes)

Por que a queda não pode ultrapassar o limite de 62% do movimento anterior?

- porque é regra que passando dos 62% o movimento tende a descartar totalmente a alta anterior.

NOTA IMPORTANTE: A este movimento de início de uma “escadinha” de alta damos o nome de MOVIMENTO CABEÇA (ou pivot, conforme alguns dizem).

A regra então é: TODO MOVIMENTO DE ALTA SÓ SE CONSOLIDA COM O SURGIMENTO DE UM “MOVIMENTO CABEÇA” (PIVOT).

Vide a seguir: o cálculo da expectativa da continuação do movimento de alta da ARACRUZ (ainda em Dez/00), a partir do surgimento de um MOVIMENTO CABEÇA no estudo3:

estudo3.gif (19682 bytes)
Por que o nome “movimento cabeça”?

Porque o topo deste movimento (1ª alta) servirá de base (CABEÇA) para que possamos calcular o movimento máximo que a ação poderá alcançar, baseado em seu movimento SIMÉTRICO. Ou seja, consideramos que a 1ª alta corresponda a 50% do movimento tal do papel, daí a simetria.

Veja Agora o movimento completo no estudo4:

estudo4.gif (17296 bytes)
Poderá ser visto também que o papel, após atingir a simetria máxima, iniciou um movimento de queda até atingir novamente os 62% (NO DIA 20/01/2001).

Em face destes estudos “talvez” a Aracruz já tenha completado o seu movimento de baixa. Entretanto, caso a baixa ultrapasse os 62% do fibo terá a sua alta totalmente descartada.

Curso parte 2.


Grafista de Bsb