PORQUE A MLC

 

A madeira é um material ideal para fabricação dos elementos construtivos, tanto in loco quanto em fábrica. A madeira é leve e fácil de ser acabada. O transporte dos componentes é simplificado e uma vez no local da obra não há outro material que seja mais fácil de ser cortado e ligado.

Algumas empresas nos EUA experimentaram unidades volumétricas pré-fabricadas, que eram entregues no local, descarregadas e levantadas para a sua posição através de um guindaste. As limitações do método e o equipamento proposto exigiram a produção de tais unidades apenas em projetos especializados.

A madeira laminada colada ( MLC ) pode ser definida como um elemento composto de pequenas peças de madeira, inferiores em tamanho ao lenho original, unidas por meio de cola em toda a sua extensão e com as fibras das lâminas aproximadamente paralelas ao comprimento da peça. O elemento estrutural pode ser reto ou curvo, com seção transversal variada, permitindo uma infinidade de opções em projeto. Para a madeira laminada colada a espessura das lâminas varia de 0,75 cm a 5,00 cm.

Segundo Sunley (1985), a introdução às técnicas do laminado começaram no século dezenove mas não atingiu seu potencial até que adesivos duráveis foram introduzidos durante a Segunda Guerra Mundial. No caso de eventuais envergaduras e defeitos na madeira, estes podem ser distribuídos ao longo da peça, de tal forma que a força do conjunto pode vir a ser melhor que a soma das suas partes.

Um dos primeiros exemplos de MLC nos EUA ocorreu em 1934 na construção de um edifício para o Forest Products Laboratory ( FPL ) em Madison, Wisconsin. A estrutura era composta por arcos triarticulados com vão de 14 metros. Segundo FREAS e SELBO (1954), vários testes de unidades estruturais foram realizados para verificar alguns fatores como formulas de projeto, tensões atuantes na estrutura, etc. Os resultados desta pesquisa são apresentados no United States Department of Agriculture Technical Bulletin 691, The Laminated Wooden Arch. A MLC produz seções estruturais econômicas no tamanho desejado e seu uso está cada vez mais e mais se expandindo devido às suas facilidades e vantagens.

Entre as inúmeras vantagens apresentadas pela MLC destacam-se as seguintes: As estruturas de MLC podem ser fabricadas com qualquer seção, forma e comprimento, tendo como limitação apenas o transporte das peças; a espessura das tábuas permite uma secagem mais regular com melhor controle da umidade desejada; a seção transversal das peças pode variar de acordo com as tensões solicitantes na seção, evitando gastos excessivos de material; o método de fabricação permite o uso de laminas de menor qualidade nas zonas de baixa solicitação, minimizando o custo e o uso de lâminas de melhor qualidade nas zonas de maior solicitação, podendo ser possível combinação de duas espécies distintas. Apresenta um efeito estético excelente, não sendo necessário ocultar a estrutura, como no caso de outros materiais; com grandes dimensões na seção transversal apresenta maior resistência ao fogo do que estruturas de aço projetadas para suportar a mesma carga, as estruturas se queimam mais lentamente e resistem à penetração do calor enquanto o aço entra em colapso, o avanço da combustão na MLC é muito lento, em torno de 0,6 mm/min; os elementos laminados têm uma baixa razão peso / resistência, podendo ser facilmente instalados.

Entre os inúmeros tipos de madeira existentes temos o eucalipto, árvore da família [Myrtaceae], com cerca de seiscentas espécies. É nativa da Austrália e Tasmânia. Cresce rapidamente, por volta de 15 anos, atingindo um porte gigantesco. Embora algumas variedades cresçam em regiões frias e montanhosas, a maioria dos eucaliptos se desenvolve melhor nos climas quentes e úmidos. Suas folhas são longas, estreitas e coriáceas. Na Austrália, o eucalipto é a mais importante fonte de madeira. É ainda usado na indústria para construir navios, dormentes de estradas de ferro, pavimentação, postes telegráficos, cercas e cais. A casca de algumas espécies de eucalipto contém um óleo valioso, de cheiro semelhante ao da cânfora, chamado eucaliptol. Esse óleo é usado como anti-séptico, desodorante e estimulante.