GEOGRAPHIA XXI

PROFESSORES DESOBEDESSEM LEI FEDERAL

 

 

Alguns professores do Curso de Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora, tem desrespeitado a lei federal 9.295 de 15 de julho de 1996, sobre uso do fumo, que diz claramente que é proibido o ato de fumar em ambientes de uso coletivo . Provavelmente estes professores desconhecem estas leis, bem como os males que o cigarro traz à saúde dos chamados "fumantes passivos" - assim qualificados pelo fato de inalarem o resíduo de nicotina e alcatrão dos fumantes.

Acadêmicos incomodados com a situação presente no departamento de Geografia, pela permissão ou conivência da transgressão da lei, registraram queixa na OUVIDORIA da Universidade. A Ouvidoria encaminhou a queixa ao chefe do Departamento de Geografia que se comprometeu em expor o problema na reunião do Departamento na semana seguinte, conforme relatado pela Ouvidora. A reação dos professores fumantes foi instantânea e surpreendente, por ficarem nervosos com a situação.

Bem, quer queiram quer não, os professores de Geografia são OBRIGADOS a obedecerem uma lei federal que, em primeiro lugar, esta cuidando da saúde da população e, em segundo lugar, é federal e a Universidade é uma instituição federal. E é claro que ninguém é obrigado a cheirar resido de vício de ninguém. Os professores de Geografia deveriam seguir o EXEMPLO DOS ALUNOS DE GEOGRAFIA que são fumantes. Eles saem da sala de aula para fumarem. É uma situação bem paradoxal, de um lado os professores que tem como obrigação dar o exemplo, não o fazem, do outro os alunos que deveriam agir errado por estarem aprendendo, acatam as leis ,não por obrigação, mas por não desejarem INCOMODAR seus colegas como o seu vício.

Devemos lembrar que os professores constituem uma parte importante do SELETO grupo dos formadores de OPINIÃO deste país. Resta-nos uma pergunta: que tipo de exemplo eles estão nos propondo e qual opinião desejam formar agindo assim ?

Esperamos que estes professores se espelhem nos seus alunos.

Mais informações sobre o prejuízo para a saúde, >http://pagina.de/cigarro

CONTRIBUÍDO