Didi Sabino: simples e discretamente atencioso

 

Quem passa pelo centro comercial de Mombaça, não deixa de perceber  na loja da esquina da Praça da Matriz com a Rua José Frutuoso Sá, aquele cidadão atendendo algum freguês, com seus gestos de pessoa simples, porém discretamente  atenciosa. 

Quase todos o conhecem, mas poucos sabem que aquele corpo ainda ágil, carrega um total de 85 anos, quase todos dedicados à família e ao comércio. É esse o homenageado do mês: Crispim Sabino de Moraes, conhecido como DIDI SABINO, nascido em 20.11.1917, no Sitio Caldeirão, filho de Manoel Sabino de Moraes e Maria Sabino de Moraes. Como quase todos os que nascem na zona rural, trabalhou nos primeiros anos no cultivo agrícola e na lida com os animais do sítio, vindo para a cidade já no fim da adolescência, quando então, aos 22 anos (1939) iniciou-se no comércio com uma pequena bodega  (mercearia), que aos poucos foi se transformando em loja de tecidos, ramo que ainda desenvolve até os dias atuais. Note-se que são 63 anos de comércio ativo.

Em outubro de 1937, casou com sua prima Mariana Zuila Alves de Moraes, um ano mais moça, com quem teve 12 filhos, dos quais estão vivos apenas 6, sendo que 3 tem curso superior e outros 3 são comerciantes bem sucedidos em Mombaça e Fortaleza. São 15 netos, alguns dos quais cursam faculdades, e 1 bisneto.

Apesar de nunca ter sido um  político militante, no ano de 1962, foi eleito Vice-Prefeito de Mombaça, quando a votação era em separado para prefeito e vice-prefeito, tendo recebido uma votação maior que a do prefeito eleito, Zé Jaime. Depois dessa experiência na política, nunca mais envolveu-se com qualquer candidatura, tendo dedicado-se exclusivamente ao comércio, onde sempre teve a colaboração de sua esposa, D. Zuila e dos filhos, principalmente do  “Chico  do Didi” que ainda trabalha ao seu lado.  


 

 

 

 

E-mail: hpmombaca@zipmail.com.br

WebMaster: David Elias N. Sá Cavalcante

Editor/Redator: Elias Eldo Sá Cavalcante

F O L H A   D E   M O M B A Ç A - Nº 11 - JULHO/2002