A Vila de ITATINGA
Página não oficial
Registros Históricos
O Brasil, país de dimensões continentais e população sempre em crescimento acelerado, também foi pródigo em sistemas de transportes urbanos sobre trilhos. Desde os primeiros sistemas, por tração animal, até os modernos e computadorizados sistemas do metrô, passamos por uma grande evolução, envolvendo uma grande variedade e tipos de tração, bitolas, veículos e equipamentos.
Somando-se os mais diferentes rincões onde houve esse tipo de transporte, vemos que o país teve um parque riquíssimo de veículos para tração, de bondes americanos puxados a burro a bondes escoceses elétricos, locomotivas alemãs, inglesas e americanas, equipamentos belgas, húngaros, espanhóis, portugueses, franceses e muitos mais, em uma variedada praticamente infinita, sem considerar ainda nossa própria indústria, capacitada a produzir os mais diversos veículos ferroviários e a própria excelência das oficinas da maior parte das concessionárias dos serviços de transportes urbanos, que com maestria construíam, reformavam ou modernizavam seus prórpios equipamentos.  
Apesar dessa riqueza, grande parte das informações e conhecimentos hoje disponíveis sobre os mais diversos sistemas de transportes urbanos existentes no país  advem do trabalho de alguns poucos pesquisadores e historiadores que se preocuparam, ao longo dessas últimas décadas em documentar, registrar fotograficamente e guardar arquivos para as gerações futuras, enquanto sucessivos governos sem visão desmantelavam sistemas excelentes em troca do fascínio pela "indústria automobilística", ou melhor, "onibusbilística".
Entre muitos, destacamos os nomes dos pesquisadores Waldemar Correa Stiel, Allen Morrison, Sergio Martire e Werner Vana, que são alguns dos principais colaboradores dos diversos sites na internet ou livros que falam sobre esse assunto e guardam imagens e informações importantíssimas para as novas gerações conhecerem um pouco do que foi a riqueza dos transportes urbanos sobre trilhos no Brasil.
Em relação a Itatinga, além do excelente site de Allen Morrison (Electric Transportation) e outros trabalhos, temos a documentação da vila de Itatinga registrada por Waldemar Correa Stiel no Livro "A HISTORIA DO TRANSPORTE URBANO NO BRASIL", excelente trabalho de pesquisa, do qual apresentamos algumas fotos abaixo. 

Fotografia de Waldemar P. Sampaio do bonde 1 (B-1), ainda quando da administração do Ministério do Trabalho - Departamento Nacional de Portos e Vias Navegáveis, do livro História dos Transportes Coletivos no Brasil

Bonde nrº 2 (B-2), construído a partir de uma antiga locomotiva elétrica (a progresso?), em foto de Waldemar P; Sampaio, 1979. Notem a inscrição MT-DNPVN

Reboque nrº 1. 1979. Foto de Waldemar P. Sampaio

A viagem entre Bertioga e Itatinga - 1979

Reboque nrº 1 e carro motor 2 em Itatinga. 1979

Entendemos que as futuras gerações e administradores públicos devem um voto de gratidão a esses pesquisadores, que deram muito de si e de seu tempo para evitar que informações importantes sobre nossa história e passado se perdessem de forma definitiva, motivo dessa nossa singela homenagem.
Realização e Construção
Marcello Tálamo Sergio Martire
Apoio
Visite a EFBrasil
Voltar