Dicas sobre bicicletas
             
  Home
Alimentação
Bicicletas antigas
Dicas de conservação
    Dicas para conservar sua bicicleta    
           
           
     

A Corrente da bicicleta deverá estar sempre limpa e lubrificada, e essa lubrificação deverá ser feita com óleo fino, pois acumula menor quantidade de poeira, do que quando lubrificada com óleo grosso ou graxa.

Nas partes de rolamentos de esferas ( cubos, centro e direção ), nunca usar óleo para lubrificar esses componentes. Nesses casos, a lubrificação deverá ser feita com graxa, pois a mesma forma uma barreira impedindo que a poeira que vai acumulando, entre nos rolamentos e aumente o desgaste das peças.

Tomar cuidados quando for lavar a bicicleta. Evite jatos d'água nas partes de rolamentos, pois eliminam a lubrificação, provocando maior desgaste das peças e também barulhos indesejáveis.

Sempre que for mudar de marchas, o pedivela deverá estar em movimento para que a corrente mude de coroa ou de catraca sem forçar o conjunto. Usar as marchas conforme descrito abaixo, para não forçar o conjunto e aumentar a durabilidade das peças.

18 marchas

marchas leves      -   coroa pequena ( 1 ) com as 3 catracas maiores ( 1, 2, 3 )

marchas médias   -   coroa do meio ( 2 ) com as 4 catracas do meios ( 2, 3 ,4, 5 )

marchas pesadas -   coroa grande ( 3 ) com as 3 catracas menores ( 5, 6, 7 ) 

21 marchas

marchas leves      -   coroa pequena ( 1 ) com as 3 catracas maiores ( 1, 2, 3 )

marchas médias   -   coroa do meio ( 2 ) com as 5 catracas do meio ( 2, 3, 4, 5, 6 )

marchas pesadas  -  coroa grande ( 3 ) com as 3 catracas menores ( 5, 6, 7 ) 

Para 24 e 27 marchas, o procedimento deverá ser semelhante aos de 18 e 21 marchas. Evite a abertura de um leque muito grande com a corrente da bicicleta para poupar o seu conjunto de peças.