Notícias dos Yud

Pucallpa - Peru,  Maio, Junho de 1999.

" Allpa tukunan diyakaman Tata Dios yanapashunkichi sinchikushpa allita rurashapakawsanaykichipa. Chaymanta Jesukristu shamuptin mana ni pi chatashunkichichu. " 1 Korintios 1:8 em Quechua de San Martin (Leia na Linguagem de Hoje).

Queridos socios mantenedores,

O tempo passa rapidamente e já faz mais de um mês que estamos aquí no Peru.
Na viagem de volta ao Peru, tivemos alguns imprevistos mais muitas bençãos: Quando chegamos no Aeroporto em São Paulo recebemos a noticia de que o voo já estava completo e não tinha lugar para nos. Isso aconteceu ainda que a nossa passagem era ida e volta, conexão e confirmada.

A Varig nos deu duas opções: 1. Ir a Buenos Aires (Argentina) e depois Lima (Peru)  2. Ir a Santiago (Chile) e depois Lima. Ficamos com a segunda opção, e Deus nos deu a benção de conhecer o Chile por conta da Varig, com hotel, taxi, comida, e viagem ida e volta em classe executiva. Foi uma benção.

Queremos mais uma vez agradecer a todos irmãos, igrejas, que nos receberam para testemunhar, divulgar, pregar, comer, etc, quando estavamos no Brasil.

Aquí na missão também fomos muito bem recebidos quando chegamos de volta, o que muito nos alegrou e animou.
Estamos na mesma casa que tivemos em 98, uma casa pequena mas boa.

Quando a Queia estava sozinha encontrou uma cobra (coral), foi a primeira que encontrou sozinha, disse que não gritou, chamou um índio para matar. Esta guardada na nossa coleção.

Viagem a tribo Quechua de San Martin

- Já estava marcado, antes de sairmos para o Brasil.
- Pela primeira vez saí sozinho, pois a Queia não podia deixar o trabalho na enfermaria. Havia uma enfermeira doente. Também não tinha outro professor para me acompanhar.
- Foram 17 dias, em 11 tribos diferentes, sozinho.
- Dei um curso de uma semana em uma tribo, para 25 pastores e lideres. A pedido deles e da associação deste grupo, o tema foi a carta de I Corintios. Preparei a apostila.
- Depois do curso visitei pastores, lideres e 11 igrejas. Quase todos os pastores são formados pelo Instituto Biblico aquí da missão (onde ensino também).
- Uma parte da viagem foi de barco no Rio Hallaga (não sei nadar).
- Viagei na carroceria de uma camionete com mais 22 pessoas, outra viagem com 9 pessoas e 13 porcos grandes.
- Quando estamos nas tribos vemos muitas necessidades espirituais, fisicas e materiais. Doentes, pobres, gente que vive em extrema pobreza e precarias condições de higiene.
- Em uma das tribos onde preguei, tivemos duas conversões, duas reconciliações e varios aconselhamentos.

Alguns pequenos imprevistos

- Agora é inverno, o que significa periodo de intensas chuvas. Chove todos os dias.
- Devido a isso, as estradas estas intransitaveis, em duas houve queda de barreiras e estão bloqueadas. As estradas são de terra, e algumas de saibro.
- O que eu mais fiz foi caminhar: em um dia 3.40 horas (com 15 kilos de bagagem), no outro 3.10 hs, no seguinte mais 3.10, no outro dia 1.30 horas, outro dia 1.30 horas novamente.
- Tudo isso descalço em uma lama incrivel, algumas vezes ate o joelho. Uma vez foi debaixo de chuva, porque tinhamos que ir a outra tribo.
- Deus me abençou com saude e disposição para cumprir com todo o planejado.

Próxima Viagem

- Esta programada para junho ou julho, ainda falta definir a data.
- Se for em junho a Queia me acompanhará, se for em julho não poderá.
- Sera para a tribo Cullina, que vivem na fronteira com o Brasil.
- Esta viagem sera junto com os tradutores da Biblia deste grupo, a nossa missão quase não trabalha com este grupo idiomatico, mas quer trabalhar. Será uma viagem de reconhecimento.

Problema para resolver

- A Queia esta com um pequeno problema no joelho. Começou nos últimos dias que estavamos no Brasil. O Medico (no Brasil) diz que tem que tirar os meniscos (parece jogador de futebol).
- O medico do Brasil, sugeriu esperar até estarmos novamente de férias no Brasil, mas as dores não passam, e não sabemos como resolver aquí.
- Os recursos e a tecnologia aquí são precarios.
- Por favor orem por isso, temos certeza que Deus vai nos dar a melhor solução.

Outros trabalhos aqui na Base da missão

- A Queia é uma das enfermeiras e sempre são muitos os doentes.
- Ela também esta dando curso de alfabetização para uma índia.
- Temos estudo biblico com uma familia do grupo Cullina.
- Sou o motorista da ambulancia da enfermaria.

Mais uma vez muito obrigado por suas orações, cartas e contribuições, Deus os abencoe e os recompense.