Maravilhas
.

Pucallpa - Peru, Fevereiro de 1999.

Queridos Sócios e sustentadores,

“Sempre que penso em voces, eu agradeço ao meu Deus. E, todas as vezes que oro em favor de voces, oro com  alegria por causa da maneira como voces me ajudaram no trabalho de anunciar a Boa-Notícia do Evangelho,  desde o primeiro dia até agora.” Filipenses 1:3-5 LH.

É com imensa alegria e gozo que te escrevo, para contar as maravilhas que nosso Deus esta realizando em nossas  vidas e através de nós. Estamos agradecidos pelas suas constantes orações e ajuda financeira, cartas e todo o seu apoio. Queremos contar  algumas coisas da última viagem, para que juntos possamos nos alegrar. Nossa parte da sociedade é ir as tribos ensinar,  aconselhar, evangelizar, animar, edificar, e a sua ai é de nos ajudar em oração e o que mais for possivel. Sem a sua  participação não seria possivel o nosso trabalho aquí. Passamos o Natal aquí pela primeira vez, na base da missão. Na noite de Natal passamos com uma família de  amigos Suiços, e no dia de Natal com u m casal de amigos Peruanos.

Algumas notícias da tribo índigena Achuar do Peru

- Saimos daqui da base da missão no dia 30.12., com destino a tribo Achuar em Porto Rubina.
- Nossa viagem é de aproximadamente 4 horas com um aviao aquatico para 5 passageiros.
- A equipe estava composta por tres pessoas: Isaias, Cleia, Emersom (Pastor Peruano).
- Os Achuar estão no Peru, perto do Equador e também no Equador.
- Tivemos que sair com um adiantamento de 5 dias, por falta de um equipamento no avião e de uma nova lei Peruana, no  que diz respeito a aviação. Assim passamos o ano novo na tribo.

Nosso trabalho, nossa missão

- Ensinar cursos no Instituto Biblico Achuar.
- O Instituto Biblico Achuar esta organizado a 15 anos, são tres anos de curso. Cada curso tem a duração de 4  semanas. Depois de ser aprovado nos tres anos de cursos o aluno pode solicitar o seu ingresso no Instituto Biblico da  Missão Suiça (onde é a base da missão).
- Os cursos que ensinamos:
- Trabalho Pastoral
- Hermeneutica/Homiletica (como Pregar)
- Seitas
- Matrimonio
- O livro de Atos (Emersom)
- Discipulado (Emersom)
- Correspondencia e  documentos (Emersom).
- Tivemos 28 alunos homens, e mais de 50 crianças.
- O trabalho da Queia era atender os doentes (forão mais de 40 consultas), vender medicinas (preço de custo), e  ensinar as crianças.
- Tivemos diferentes doenças como: Pneumonia (crianças), Malaria (criança de tres meses), mordida de cobra  (jovem de 16 anos).
- Deus usou a Queia para salvar a vida deste jovem, ele foi mordido e estava a um dia de caminho dentro do mato. O seu pai  e um amigo o trouxeram carregando por 22 horas. O grau de envenenamento era altissimo, a hemorragia não parava. Saia  sangue de feridas velhas e já cicatrizadas, guspia sangue a cada 2 minutos, a urina era vermelha. A mordida foi na  cabeça, inchou muito a cabeça e todo o peito, os olhos estavão quase fechados. Faltou pouco par a ter uma parada  respiratoria pois com o inchaço a garganta fechou. Não tinhamos o soro que precisavamos para esse caso, mas  tinhamos ao Deus dos Deuses, e a Ele pedimos ajuda. Deus foi tremendo e nos capacitou. Falamos de Jesus a toda a familia, e  depois de alguns dias todos estavam reunidos lendo a Biblia, foi maravilhoso. Também estavam assistindo os cultos.
- Um dos estudantes viajou a pe (caminhando) por sete dias para participar do curso, depois do curso outros sete dias de  caminho. Outros viajam de barco dias seguidos para o curso.

Alguns aspectos culturais dos Achuar do Peru

- Estes são apemas alguns, pois o tempo é muito pequeno para conhecer tudo.
- O dia deles começa as tres da manhã, quando tomão um chá de uma planta e vomitão tudo. Segundo eles  isso ajuda na sua saúde.
- O dia segue e eles quase nã o comem, somente tomão a sua bebida tipica, que é o " mazato ", preparado com  mandioca cozida. Esta bebida quando é deixado por alguns dias se fermenta. Quando se toma muito fica embriagado.
- Na cultura Achuar, comer é quando tem carne, ou seja, não tem carne não preparam a mandioca, banana , ou  outra comida. Os Achuar são fortes e alguns um pouco gordinhos.
- Eles são muito unidos e fazem todas as coisas juntos: Trabalho, esportes, caça, resolvem os problemas, decidem as  coisas.

Dificuldades que nos ensinam

- A maior dificuldade é o idioma, a lingua. Eles sabem bem poco o castelhano e alguns não fala m e nem entendem.  Outros conversavam conosco como se soubessemos o que falava, só olhamos.
- Como chegamos adiantado não nos esperavam, e não tinhamos comidas nos primeiros dias. Nisso aprendemos a  depender de Deus para cada dia, e Ele foi é e será Fiel. Aleluia.
- Toda a equipe teve bicho de pe.
- Eu, Isaias, cai e machuquei o braço esquerdo. Como não tinha medico, nem raio x, não sabemos o que aconteceu,  mas tinha muita dor no osso, principalmente nas noites.
- Nos dias 30 e 31 de dezembro estivemos de cama com uma gripe bem forte.

Amados irmãos, muito obrigado por suas orações e contribuições, gostariamos muito de continuar contanto  com o seu importante apoio. Deus os abençoe e os recompense. Um grande abraço e até breve.

Planos para os próximos anos

- Estamos Orando e pensando em continuar aqui no Peru. Estes primeiros anos são para poder conhecer o trabalho da  missão, a cultura, e os costumes dos índios. Assim sentimos em continuar aqui. Porque ainda falta muito para ser feito e  continuando aquí poderemos fazer um pouquinho mais.

- Queia trabalhará na enfermaria. Também dará cursos para promotores de saúde, nas tribos.

- No próximo ano;
1. Abril a Julho, cursos nas tribos, evangelismo, aconselhamento, e apoio a pastores. Já tenho marcada a  primeira viagem, de 30 de Abril a 18 de Maio, para a tribo Quechua. Eles estão pedindo um curso da carta de 1° Corintios. Irei sozinho, pois a Queia não poderá sair do seu trabalho na enfermaria. Será a menos de 3 semanas do  nosso retorno do Brasil.

2. Agosto a dezembro, como professor do Instituto Bíblico, aqui na Base. Queia como enfermeira. 3. Dezembro 98 a abril 99, cursos e apoio nas tribos.

- Estaremos chegando no Brasil, em Curitiba as 13.30 horas do dia 11/02. Ficaremos por dois meses. A passagem de  retorno Curitiba-Lima (Peru) esta marcada para 10.4. Nossos objetivos neste tempo no Brasil:

1. Para divulgação do trabalho e levantamento de apoio espiritual e material. Junto a igrejas e amigos.  Sabemos de algumas igrejas que gostariam de conhecer o ministerio, para nos apoiar. Já estamos trabalhando com a  agenda para estes dois meses. Caso a sua igreja queira a nossa presença, entre em contato telefonico para  agendar.

2. Visita a nossos familiares.

3. Troca do marca passo cardíaco da Queia. Esta marcada para o dia 22/02.

Motivos de Oração

- Capacitação de Deus e unção para o trabalho.
- Saúde e proteção de Deus.
- Tempo no Brasil em fevereiro e março de 99.
- Operação e troca do marca passo cardiaco da Queia, em 21 de Fevereiro 99.
- Divulgação nas igrejas do Brasil, Deus levante intercessores e mantenedores fieis.
- Carro para os dois meses no Brasil. Precisamos de um emprestado.

Endereço no Brasil / Contribua

Isaias e Queia Yud
Caixa Postal, 7780 - 80011-970 Curitiba-PR
Bradesco: Ag, 049.3 - C/C 133.141.8
Banestado: Ag. 125 - C/C 116.105.0
***Atenção: Novos Telefones: 041-282.5179 /   041-982.9745 ***

xxx By Edemar A. Santos [mail], atu.08-jun-00. [home]