Águas Cristalinas

Pucallpa - Peru - 15 de Abril de 2005.

"O anjo do SENHOR é sentinela ao redor daqueles que o temem, e os livra." (Salmo 34:7  NVI)

Queridos companheiros de oração e ação,

Graça e Paz de Jesus!
Há pouco tempo chegamos de viagem da tribo.
Depois viajamos para a capital do Peru, Lima, para fazer o novo visto de residência.
Queremos compartilhar algumas informações e pedidos de oração.

1. Viagem a tribo Huitoto - Bora, Aldeia de Pucaurquillo

Quando voltamos do Brasil, ficamos 3 dias aqui na base da missão e depois viajamos para a Aldeia.
Estivemos na Aldeia por 40 dias.
Viajamos daqui de Pucallpa com um avião comercial até a cidade de Iquitos, fomos direto para o porto para entrar no barco (recreio), viajamos toda a noite e amanhecemos em um lugarejo, depois mais 1 hora de canoa até a Adeia.
Foi um tempo muito abençoado na aldeia.

a.   Curso Bíblico:
Tivemos a primeira formatura do Instituto Bíblico, e 4 pessoas terminaram o curso.
Isso foi uma grande vitória depois de anos que estamos planejando e trabalhando para que este instituto seja realidade.
Dois alunos vieram aqui para a cidade para continuar estudando em outro instituto Biíblico.
Alguns professores não puderam estar presentes então Isaias ensinou no lugar deles, foram 3 cursos: Vida Devocional, Missões, Hermenêutica.
Tivemos 11 alunos, 4 no primeiro ano, 3 no segundo e 4 no terceiro ano.
As mudanças de clima, comida, ambiente, foram fortes para o Mateus e ele esteve alguns dias com vomito, depois com alguns medicamentos sarou.
Por favor, orem pelos alunos e peça a Deus perseverança na vida espiritual, e que coloquem em pratica o que aprenderam. Por favor, orem pelos professores para que vivan com Deus e apreendan a preparar as aulas que vão ensinar.

b.   Poço de água:
Foi uma grande benção o poço feito em novembro.
Tem água em abundancia, cristalina e fresca.
Com isso melhorou muito na tribo, já não temos que ferver água, etc.
Os índios estão muito contentes com a água do poço.
Temos planos de fazer outros poços nesta região, em algumas outras aldeias. Orem, pelos planos e execução.

c.   Queia com a mulheres:
Ela ensinou as mulheres e teve 16 alunas, ensinou um curso de discipulado o qual é muito necessário nesta aldeia.
O grande desafio é que as índias coloquem em pratica nas suas vidas. Orem, por elas.

d.   O índio Nilson Ruiz: (foto)
Nilson é o nosso índio mais bem preparado e que tem uma vida consagrada a Deus.
Ele veio da tribo, junto conosco, para ensinar aqui na cidade, no instituto bíblico da missão.
Trouxe a sua esposa e o seu filho adolescente, Eduardo.
Eduardo está estudando aqui na cidade e esta cursando o ultimo ano do segundo grau, por isso ele quer terminar os estudos aqui em Pucallpa.
O Nilson e esposa vão voltar para a tribo em julho, e o Eduardo deve ficar aqui para terminar os estudos.
Fizemos uma solicitação para a missão para que permitam que ele more aqui na nossa casa de julho a dezembro, agora este pedido vai para a diretoria da missão.
Por favor ore por isso e pela familia do Nilson .

e.   Visão a longo Prazo:
Quando estávamos em Curitiba, durante períodos de oração, Deus nos deu a visão de formar lideres e plantar igrejas na fronteira do Peru com a Colômbia.
Dentro das tribos que estamos trabalhando, Huitoto e Bora, a maior parte da população mora na Colômbia onde não existem igrejas, nem lideres e alguns poucos crentes.
Estamos orando para que Deus levante duas famílias dos índios Huitoto e duas famílias da tribo Bora, que recebam um chamado de Deus para morem e plantem igrejas lá, dentro do seu povo.
A visão é de igrejas indígenas, plantada por lideres indígenas com liderança local.
Para preparar os lideres e pastores usaremos o Instituto Biblico fundado na Aldeia de Pucarquillo.
Por favor orem por isso.

2.  Novo visto de residentes para o Peru

Por exigências da lei tivemos que dar baixa no visto que já tínhamos desde 98 e dar entrada em um novo visto de residência para missionários.
Graças a Deus a missão nos ajuda com todos os documentos e tem uma pessoa especializada que faz todos os vistos.
Começamos o novo visto quando estávamos no Brasil.
Quando chegamos no Peru, ficamos três dias em Lima (capital) para fazer alguns documentos e fazer a entrevista na Interpol.
Viajamos para a tribo e na volta, tivemos outra entrevista no Ministério de Imigrações.
A funcionária da missão já tinha providenciado todos os documentos e formulários, o que é uma grande ajuda para nos.
Ficamos 5 horas na fila do ministério de imigrações, mas graças a Deus já saímos com o novo documento em mãos. Isso é uma grande benção.

a.    Custos do novo visto, a conta ainda está aberta:
A missão disse que nos como missionários devemos pagar todos os gastos do visto, inclusive o trabalho da funcionária da missão.
A conta esta aberta e precisamos pagar o empréstimo que fizemos, o custo ficou em torno de R$ 1.500.00.
Por favor orem pelo suprimento deste dinheiro para pagar esta conta.
Se você quiser dar uma oferta especial especifica para cobrir estes gastos, por favor use a conta abaixo:
Bradesco - ag. 049.3  -  Conta corrente: 218.150.9  -  Rosicleia Batista Jorge Yud  -  CPF  709.637.119.20

b.    Viagem para Lima, visto:
Viajamos para Lima, por terra, em duas etapas.
Por se tratar de uma viagem muito cansativo, estradas ruins, cheia de curvas, muitos assaltos, subida de montanhas e uma elevada altitude, viajamos de Pucallpa a Huanuco, 12 horas, descansamos um dia e depois viajamos a Lima, 8 horas.
Fizemos a viagem por terra para economizar, porque não temos o dinheiro para pagar o visto e as viagens.
Na volta de Huanuco a Pucallpa tivemos uma experiência marcante da proteção de Deus. Depois de meia hora que saímos de Huanuco o motorista do ônibus viu que tinha um problema serio na direção, teve que voltar para a empresa e consertar o ônibus. Louvamos a Deus porque o motorista percebeu o problema ainda dentro da cidade, se fosse no meio da curvas da estrada seria perigoso, ou se fosse no meio da estrada na escuridão da noite, ou nos lugares mais perigosos onde muitas vezes tem ladrões.
Só para que entendam um pouco o contexto daqui: os motoristas, ou empresas quase nunca param os veículos para fazer manutenção porque para eles isso é perder dinheiro. Quando os veiculos estão parados para fazer manutenção não podem circular e então eles não recebem nada e muitas vezes circular com um ônibus, táxi, lotação,  da somente para levar a comida para a família e nem sobra para a manuteção.
Deus é fiel e nos protege. Louve a Deus pela sua proteção.

c.    Mateus ficou aqui na missão:
Foi uma benção que o Mateus ficou com uma família aqui na base da missão. Foi a primeira vez que ele ficou com outras pessoas, durante vários dias.
Deixamos ele com a família de índios com quem trabalhamos na tribo, o Nilson Ruiz e família. O filho deles, Eduardo, se da muito bem com o Mateus.
Para ele teria sido muito cansativo a viagem de ônibus, e as filas e demora que enfrentamos em Lima. Na viagem de ônibus, as crianças sempre vomitam nos lugares de altitude.
Louve a Deus que o Mateus ficou bem.

3. Necessidade de Sustento econômico
Precisamos completar o sustento financeiro.
A partir de agora já não receberemos nenhuma ajuda financeira da missão Suíça.
Temos que levantar o sustento mensal de R$ 3.600 reais.
Precisamos de cinco novas (5) igrejas na parceria. Cada parceiro com R$ 300 por mês. Por isso visitamos as igrejas que já fazem parte da parceria e algumas novas, mas até agora não tem sido nada fácil encontrar novos parceiros.  Por favor, orem.

Você não pode perder, no próximo número
- Choques culturais no retorno ao Peru
> - Curso Bíblico de 2005
- Próximas viagens, as aldeias.

Pedidos de oração

Fale e Contribua Conosco

Doações:

Banco Bradesco - Agência 049-3 - Conta Corrente 133.141-8  -  Isaias M. Yud  -  CPF 552.958.279-68
            Especiais para o visto:    Bradesco - ag. 049.3  -  c/c  218.150.9  -  Rosicleia Batista Jorge Yud  -  CPF  709.637.119.20

Email: yud@gmx.net

Cartas:  Família Yud - Casilla 1 - Pucallpa - Peru

Telefone da nossa casa: (são 2 horas a menos que no Brasil)
            00 xx 51 61 599015  -  xx é o número da operadora.

Visite nossa página na web: www.oocities.org/famyud

Muito obrigado por fazerem parte da nossa vida e do nosso ministério.

Deus os abençoe e recompense. Um grande abraço para todos,

Isaias, Queia   e  Mateus  Yud  - Família Yud  -  Missionários com índios no Peru