Viagem a Huanuco e Piura

Pucallpa - Peru,  fevereiro de 2003.
 

“Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim; por isso que Ele está à minha mão direita, nunca vacilarei." (Salmos 16:8)

Queridos companheiros de oração e ação,

Este versículo foi dado pelo pastor da missão no culto do domingo passado, na nossa despedida e envio para a tribo. Ele tem sido uma realidade presente nas nossas vidas e vamos para a tribo por um período longo na confiança desta porção da palavra de Deus. 

Pela primeira vez vamos por tanto tempo, e pela primeira vez o Mateus vai por tanto tempo. Os desafios são maiores - os perigos também: é tempo de chuvas, as previsões são de chuvas seguidas nos próximos três meses. No meio disso tudo vamos confiando que não estamos sozinhos e que o nosso bom e grande Deus está indo antes de nós para preparar as vidas para receberem a sua palavra. 

Este versículo me faz pensar nas férias quando tivemos a oportunidade de levar mais algumas vidas a Jesus. Me faz pensar na minha família e na maravilhosa notícia que recebi nos últimos dias. Me faz pensar nas centenas, milhares e bilhões de pessoas que ainda não tiveram um encontro pessoal com Jesus e que ainda não descobriram o que é colocar Deus diante de tudo o que fazem e pensam em fazer. Me faz pensar em meus irmãos indígenas que ainda estão na escuridão do pecado e outros que já tem a Jesus mas que ainda não o colocam como primeiro lugar das suas vidas.

Me faz pensar em todos os crentes em Jesus por diferentes partes do planeta Terra, que ainda não consagraram as suas vidas a Deus ao ponto de dizer "o Senhor está diante de mim, não temerei". Me faz pensar em vocês - meus irmãos queridos - que nos sustentamm em oração a cada dia, e desejar a cada um de vocês que coloquem a Deus antes de todos os seus caminhos e que consagrem as suas vidas a Ele a cada dia. 

Aproveitamos para agradecer o esforço de cada um de vocês que tem orado por nós, de cada um que tem dado parte dos seus recursos.

Te convido a acompanhar o que Deus está fazendo em nossas vidas e no ministério.

Deus os abençoe e recompense hoje e sempre.

Um grande abraço com saudades,
Isaias, Queia e Mateus Yud

Boa Notícia - Família

Depois de muitos anos de oração, foi com muita alegria que recebemos a notícia da conversão da minha irmã Tania e do seu futuro esposo. 

Deus sempre colocou o peso no meu coração pela minha família, e sempre orei por eles. Já são 17 anos de oração, mas graças a Deus a obra de transformar corações não é minha e sim dEle. Ele transformou e está transformando o meu coração a cada dia, transformou o meu irmão e o levou para a glória, transformou o meu outro irmão, cunhada e sobrinha e agora está transformando a minha irmã e o seu futuro esposo.

Fico muito feliz que ela está falando em se casar com o pai do filho dela.

Continuamos orando para que a minha mãe também abra o seu coração e receba a Jesus na sua vida como Senhor e Salvador. 

Por favor orem pelo crescimento espiritual da Tania e do Osmar e pelo seu filho Gustavo.

Viagem a tribo, fevereiro - março

Estamos saindo para a tribo onde ficaremos por 2 meses.

Os trabalhos que pensamos em realizar são:

  1. Curso para os pastores formados aqui na missão, com dois temas que são parte do programa de recapacitação. Cursos de Aconselhamento e Antropologia Indígena e Bíblica.
  2. Ajudar para o começo do Instituto Bíblico para as Igrejas Evangélicas do Baixo Amazonas – IBIEBA, que terá o primeiro curso bíblico em março. Preciso ajudar os professores a prepararem as suas aulas, ajudar o diretor a organizar o instituto, etc.
  3. Levar remédios a preços baixos para as aldeias.
  4. Evangelizar, pregar, aconselhar e tudo o que Deus permitir.
  5. Curso para as esposas de pastores e outras mulheres. 6. Trabalho com as crianças.

As três primeiras semanas passaremos em uma aldeia da tribo Bora. As cinco seguintes serão em uma aldeia Huitoto e Bora, onde funcionará o Instituto Bíblico. 

Os objetivos desta viagem são de preparar pastores e líderes das tribos indígenas, fortalecer os crentes na sua fé em Cristo, e levar a Cristo aos que estão na escuridão do pecado.

Primeiras Férias no Peru

Graças a Deus, depois de quase 2 anos sem férias tivemos a oportunidade de sair para descansar um pouco.

Viajamos para Huanuco onde visitamos alguns amigos. Ficamos uma semana. Foi um tempo lindo para descansar e aproveitar o clima frio da serra do Peru. Depois - com outro ônibus - viajamos para Lima, ee com outro para Piura, onde mora uma amiga que antes trabalhava aqui na missão. Piura fica no norte, a uma hora das praias. É um lugar com bastante calor e um clima seco.

Tivemos um tempo bem gostoso na casa da nossa amiga, com os seus pais. Conhecemos vários lugares e também fomos à praia (Oceano Pacífico).

O Mateus gostou muito da praia, não queria sair da água mesmo que estava tremendo de frio, também se divertiu muito na areia. Tinha areia por toda parte, na boca, nos olhos - mas para ele não tinha problema: ele queria era brincar.

Isaias pôde ajudar bastante o pai da nossa amiga Roxana. Alguns anos atrás ele descobriu que tinha câncer, mas com alguns tratamentos e com quimioterapia está melhor, só que esta perdendo a visão. Isaias podia levá-lo de carro a toda parte. Eles tem uma plantação de limão longe da cidade. Ele ficava bem feliz quando Isaias o levava para ver sua plantação e os trabalhadores.

Em Piura passamos Natal e Ano Novo com a família da nossa amiga - foi bem lindo.

Depois de duas semanas e alguns dias chegou a hora da despedida, um pouco triste. 

Voltamos para Lima de ônibus, onde ficamos 2 dias e tivemos a oportunidade de conhecer uma linda igreja. Deram-nos lugar para ficar, comida e tudo que precisávamos. Isaias teve a oportunidade de pregar nessa igreja e também mostrarmos um pouco do nosso trabalho na selva. As pessoas aqui da cidade muitas vezes não tem a menor idéia como são os índios, como vivem - mesmo que estão bem perto deles. Deus nos deu a oportunidade de levar duas pessoas a Jesus: dois jovens se converteram entregando a sua vida a Cristo. 

Domingo à noite chegou a hora de partir outra vez: saímos de Lima às 23 horas com um ônibus rumo a Huanuco, passamos a cordilheira e Mateus vomitou por causa da altura. 

Quando chegou as 3 horas da madrugada o ônibus parou e nos disseram que tinha uma greve na estrada e que estava tudo fechado. Não podíamos passar e ficamos parados por 10 horas numa cidade pequena onde não tinha comida, água, bolacha, nada para comer, pois eram mais de 40 ônibus e muita gente. Por fim a policia disse que podíamos passar. Os moradores não queriam - então, enquanto os ônibus passavam, subiam nas montanhas e jogavam pedras. Muitos ônibus ficaram destruídos e uma criança chegou a falecer pelas pedras. Nós ficávamos no chão com o Mateus e orando para que não entrasse nenhuma pedra, e graças a Deus nosso ônibus foi um dos únicos que não tinha nenhuma janela quebrada. Pudemos sentir a proteção de Deus sobre nossas vidas.

Continuamos a viagem e um pouco depois, em um povo chamado Huariaca, tinha outra greve, e ai ficamos parados por mais 7 horas. Graças a Deus pudemos chegar em Huanuco depois de 25 horas de viagem, são e salvos com a proteção de Deus.

As férias foram um tempo lindo de descanso, e agora com as forças renovadas continuamos servindo ao Senhor e esperando nEle o momento de irmos para o Brasil e contar pessoalmente o que Deus tem feito e está fazendo em nossas vidas e na vida de muitos aqui no Peru.

Queia - Saúde

Já fazem alguns meses que ela tem sofrido com uma ferida no braço. Consultou vários médicos, usou diferentes medicamentos - os quais ajudam por um tempo - mas nenhuumm deles soluciona o problema. Na semana passada foi três vezes ao hospital para consultas. Fizeram dois exames de "Uta" que é um tipo de lepra comum aqui na selva. Ambos deram negativo, mas ainda não está descartada esta possibilidade. 

Agora está fazendo um exame de laboratório que demora 45 dias para ter o resultado. Por favor orem por isso.

Crescimento do Mateus

Ele esta cada dia mais bonito e esperto. Já completou 1 ano e 2 meses. Tem 79 cm, e 11 quilos. Tudo que vê a gente comendo pede também, só toma leite à noite.

Nas últimas semanas tem sofrido com mais alguns dentes que estão querendo sair.

Já fala algumas palavras como: Papa, ola, mama, água, caca (quando dizemos vaca), gol, entre outras. Quando terminamos de orar ele diz o "men" do amém.

Também já anda por toda parte. 

Todas as noites separamos tempo para brincar com ele e quando estamos trabalhando ele vem e nos convida para brincar.

Mateus é uma benção nas nossas vidas, e nos traz muita alegria!

Adoção do Mateus

Nas últimas semanas tive que ir várias vezes no fórum de famílias para ver os documentos do Mateus. 

Para sair de viagem para a tribo, temos que pedir autorização por escrito para a Juíza. 

Tivemos a surpresa que mudou o secretário da juíza neste ano, aliás o que é normal aqui: cada começo de ano mudam todo o pessoal. O secretário anterior já nos conhecia, o que facilitava em muitas coisas. 

Durante o tempo que estaremos na tribo vencerá a segunda colocação familiar do Mateus. Tivemos que correr para fazer o pedido de ampliação. As anteriores sempre eram por 6 meses. Conversando com o advogado resolvemos pedir a ampliação por 1 ano. Graças a Deus a juíza nos concedeu o pedido.

No final deste 1 ano (01/03/2004) então poderemos começar os papéis da adoção. A previsão é de no mínimo 6 meses para ser concluído. Continuamos esperando em Deus, em oração por uma solução neste processo.

Por favor incluam nas suas orações a vida da Juíza que é crente em Jesus, do secretário, do presidente do Fórum, da assistente social e dos demais funcionários.

Motivos de Oração

Fale Conosco

Número para ligar do Brasil: (são 2 horas a menos que no Brasil)
    00 xx 51 64 59 90 15  -  xx é o número da operadora.

Email: yud@gmx.net

Cartas:
    Família Yud - Mision Suiza
    Casilla 1 - Pucallpa - Peru

Doações

Banco Bradesco: Ag. 049-3, C/C 133.141.8
Itaú: Ag. 3981 - C/C 02120-1

Isaias e Queia Yud - Família Yud - Missionários com Índios no Peru
Visite www.oocities.org/famyud



xxx visitas - By Horizonn - Edemar A. Santos[mail], atu.06-fev-03. [home]