Muitas Novas

Pucallpa - Peru, maio de 2002.
“O que agrada a Deus não são cavalos fortes nem soldados corajosos, mas sim as pessoas que o temem e confiam no seu amor.” Salmos 147:10-11

Queridos companheiros de oração e ação,

Graça e Paz de Jesus nosso Senhor e Salvador encham as suas vidas e transbordem a outros.

O tempo passou, muita coisa aconteceu na nossa vida e também na sua vida, coisas boas, coisas que foram difíceis outras que ajudaram na caminhada da vida com Deus. O certo é que em todas estas situações e acontecimentos devemos confiar no poder de Deus e no seu amor, confiar que Ele está no controle, confiar que Ele fez, faz e fará o melhor em nós e por nós. Algumas vezes é difícil - como humanos - confiar, porque queremos ver para crer; mas Jesus falou que é melhor confiar sem ver. Paulo, usando um versículo do antigo testamento, disse: . . . o justo viverá pela fé . . . e isso Paulo repetiu por duas vezes; o autor de Hebreus nos define bem a fé no capitulo 11, versículo 1. Viver pela fé é muito abrangente mas estou convicto que é o melhor para mim e para ti.

Já experimentamos em várias situações da nossa vida confiar no Senhor, mas ultimamente tem sido mais intensivo no processo de adoção do Mateus.

Obrigado pelas suas orações e continue conosco, porque as orações são o combustível que nos move. Obrigado por todos que tem contribuído de alguma forma com o ministério aqui no Peru.

Deus os abençoe e recompense hoje e sempre.

Um grande abraço com saudades.
Seguem algumas notícias.

Isaias, Queia e Mateus Yud
Missionários com índios no Peru.

Última viagem

Como estava planejado saímos para visitar e dar um curso bíblico aos índios de dois grupos: Huitotos e Boras. Juntamente com isso havia um assunto urgente de aconselhamento com dois estudantes do grupo indígena Ticunas.

Foi muito bom! Estivemos fora por 25 dias, levando remédios para o corpo físico e remédios para a alma, que é a Palavra de Deus.

Formamos uma boa equipe com os meus dois companheiros, equipe essa conhecida como "os três mosqueteiros". A Queia ficou aqui na base com o Mateus e com a Olinda, esposa de um dos meus companheiros (o David).

Viajamos de avião, depois de barco grande - onde viajamos em redes - e depois de canoa pequena com motor até chegarmos no nosso destino, o que aconteceu 3 dias depois da saída daqui da base.

David ensinou um curso para pastores com o tema Cristologia, e outro para líderes leigos com o tema Daniel. Michael ensinou um curso para líderes leigos com o tema Filipenses, e eu dei um curso para pastores com o tema O Evangelho de João. Fomos edificados com estes temas e pudemos ajudar aos índios também com muitos ensinamentos úteis e pertinentes ao seu dia a dia.

Outra experiência boa foi ajudá-los no planejamento e organização do Instituto Bíblico do Amazonas, que terá o seu primeiro curso bíblico em março de 2003. Os professores são indígenas e os alunos também. Estou como conselheiro e assessor deles na formação e andamento deste Instituto. Os recursos para a construção e manutenção do Instituto deverão vir do próprio grupo.

Processo Mateus

O Mateus continua crescendo, ele está lindo! No dia 19 completará 6 meses. Já pesa mais de 7 quilos. Ele é uma benção de Deus nas nossas vidas.

Os documentos continuam difíceis, demorados e com altos custos. Cada vez temos outra informação do que fazer a seguir, e muitas vezes ficamos até tontos porque um advogado nos diz uma coisa, outro diz outra coisa; o mesmo acontece com os juizes.

A única coisa que podemos fazer é confiar no Senhor e no seu poder, e ir cumprindo com os requisitos.

Nos próximos dias é provável que tenha que viajar a Lima para averiguar alguns assuntos da adoção e saber como continuar com o processo. Primeiro vou sozinho e depois - se for necessário - vem a Queia com o Mateus.

Tentamos evitar esta viagem enviando o nosso advogado, mas não tivemos bom resultado.

Sabemos que diante de Deus o Mateus já é nosso filho, para o Mateus somos os seus pais, e para nós ele é nosso filho; mas para a justiça não é assim...

Continuamos orando e confiando no Senhor dos Senhores e Rei dos Reis porque Ele tem a solução.

Conferências

No final de fevereiro quando voltamos da tribo tivemos duas semanas e meia de conferências.

A primeira foi para todos os missionários da missão e tivemos o prazer de conhecer e ter como conferencista o Gerardo e Lidia Kern, da missão Novas Tribos de Brasília-DF.

Depois tivemos a conferência Cashibo, com temas relacionados ao dia a dia da vida aqui na base da missão.

A última conferência foi para os professores do Instituto Bíblico e foi ministrado pelos irmãos da Fundação contra a Fome, de Lima, tendo como tema Lucas 2:52 - o ser humano na sua totalidade, Social, Mental, Física, Espiritual.

Todos estes temas foram de grande ajuda para nós, este é o tempo onde podemos nos sentar para escutar; depois disso, no dia a dia é dar e dar.

Coordenador

Desde março estou com a tarefa de coordenador do Instituto Bíblico. Tenho a responsabilidade de promover, arrumar, organizar, planejar, trabalhos e atividades para os 45 alunos e suas famílias - mais de 160 pessoas. Também devo ver com o cozinheiro a comida para toda esta gente, entre outras coisas.

Antes do curso tive que limpar e arrumar as 45 casas, colocar as coisas que eles necessitam dentro de cada casa, ver se banheiros e luz funcionam. Algumas vezes tive que sair para comprar vassouras, bacias, copos, escovas, e outros utensílios.

Outros trabalhos do coordenador: – Cuidar das chaves de cada casa e repor as perdidas e quebradas – Cuidar dos trabalhos semanais de cada grupo nas terças e sextas-feiras – Fazer listas dos trabalhos semanais para os estudantes e professores – Receber cada aluno – No final do curso, ver como cada um retornará à sua casa – Organizar a semana de estágio dos alunos e enviá-los a diferentes lugares – Cuidar do rádio amador que se usa para a comunicação com as tribos – Estar disponível a qualquer hora para aconselhamentos e para ajudá-los nas coisas que sejam necessárias - Animar os estudantes para que realizem as suas tarefas – Como coordenador participo também do grupo que dirige o Instituto Bíblico.

Tem sido um trabalho que me ensina muitas coisas sobre o servir e tem sido diferente a cada dia. Como coordenador não existe rotina, pois cada dia é diferente e portanto difícil de fazer planos específicos para o dia seguinte.

Este trabalho termina em junho e depois de julho volto a dar aulas novamente.

Frutos das viagens anteriores às tribos

Em Julho do ano passado viajamos ao grupo Yaminahua, um grupo indígena pequeno e com pouco alcance do evangelho, sem igrejas. Tivemos muitas experiências por lá, mas a maior delas foi conhecer o Raul Guerra que naquela viagem foi o nosso tradutor, tanto das pregações como do louvor, como na foto ao lado da Queia.

Raul Guerra (nosso tradutor aos índios Yaminahua) e Queia.

Estou muito alegre e grato a Deus pois Ele trouxe o Raul e a sua família para estudar aqui no Instituto da missão, e cremos que Deus quer levantá-lo como um pastor na sua tribo. Esperamos que Deus o capacite e que o Raul possa ajudar a muitos índios do seu grupo.

Outra alegria

Foi a visita da minha sogra, a mãe da Queia.

Lizete esteve conosco por 9 dias, onde pode conhecer um pouco da nossa vida aqui no campo missionário, conheceu alguns índios, a nossa casa e principalmente o seu novo neto o Mateus Yud: ela foi a primeira da família a conhecê-lo.

Deus usou também esta visita para trazer ânimo e nos deu muita alegria. Desejamos que Deus abençoe a Lizete pelo tempo dedicado a nós e a recompense muito mais.

Se você quer nos visitar, a nossa casa está aberta e será um grande prazer para nós.

Motivos de Oração

Atenção para o novo E-mail: yud@gmx.net

Fale Conosco

Número para ligar do Brasil: (são 2 horas a menos que no Brasil)
    00 xx 51 64 59 90 15  -  xx é o número da operadora.