Poesias Etográficas
 

                                              Mistérios e origens

                                                   Interrogações  

"Eu só sei que nada sei...”   Sócrates.   

 

      Os interesses econômicos, a luta pelo poder individual e de grupos, além de algumas barreiras geográficas; levaram a formação de grupos, chamados famílias e a uma organização separatista, inicialmente, e com o decorrer do tempo, a agrupamentos delineando territórios de interesses comuns - tribos  e após - as atuais nações... Então como surgiram as raças, com nítidas diferenças biofísicas?

       São ainda mistérios que não podem ser explicadas apenas por teorias das diversidades dos continentes. Se o DNA é comum a espécie humana, mas específico em cada indivíduo, à origem das mais diferentes raças com biótipos muito semelhantes entre si e tão diferentes das outras... Parece  ainda um mistério a ser desvendado pela ciência humana. 

      Se antes a humanidade apresentava o biótipo oriundo de um só casal e global no planeta Terra, com elementos semelhantes entre si, como se diversificou em raças de uma maneira essencialmente nítida? Embora os homens sejam todos em alguns aspectos semelhantes.

       As mais diversas línguas (são outros assuntos a merecer um estudo aprofundado). Por existirem tantas línguas diferentes em tudo - da grafia a fonética, configura-se mais um enigma que parece, por ser tão complexo e difícil de explicar cientificamente, preferiu-se a omissão absoluta .

 
      Em verdade as evidências nos levam ao questionamento se os homens são na realidade, todos originados de um mesmo casal ou se em cada continente a raça local não se originou, de um casal típico, mas cada raça de uma raiz ancestral, e, a origem geral cederia lugar às especulações, de casais específicos, e, em tempos diferentes... Não imaginem que a intenção é a negação ou a afirmação da Divindade de Deus... Deus paira muito além das especulações humanas.
    

      Em verdade o Deus que apareceu aos Antigos sempre se identificou como aquele que É... Ou o Eu Sou. E também que Ele é o único Deus e o Deus de... Israel. Isto não autoriza ninguém, a concluir que Ele não é o Deus dos nórdicos, dos asiáticos, dos africanos e dos índios... Ao contrário, sendo Ele o único Deus - o Deus de todos. No momento que Ele inspirava a um Judeu, podia afirmar ser o Deus de Israel, e noutro momento em que contatava um o índio - o Deus do índio, o mesmo é válido, para os nórdicos e os africanos ou qualquer raça. 

      O Deus... Único, é  certamente quase unanimidade...  É o Deus de quase todos nós -
exceção para os que não crêem - Nele. Deve haver revelado aos antigos... Genericamente como havia criado - os primeiros homens...  Nos primórdios da  criação da humanidade. Inspirava a origem da criação - da raça humana em geral e...  Não às criações específicas e particulares de cada raça.                                                                                                                                                                                     

         Ingenuidade acreditar Deus haver se aposentado no sétimo dia... Nem os Livros Sagrados dizem isso. Ele apenas descansou... Descansar significa uma pausa, para continuar o trabalho.

        Plausivelmente Ele criou muitas formas de vida ainda desconhecidas em inúmeros planetas e, também, outras criaturas racionais, com as mais diversas formas, capacidades de existências, em todos os espaços – Siderais... Jamais imaginado, por nós, pobres seres ainda incapazes de compreender, os grandiosos e insondáveis mistérios, acima da nossa pequena visão ínfima e limitada.
      

      Sondando o nosso planeta pelo que se pode concluir das multiplicações das espécies, o método inicial, o modelo original do casal... Macho-fêmea, das diferentes Raças Humanas e até dos mais diversos animais... Em pontos estratégicos da terra, que nós denominamos continentes, foi o método genericamente utilizado, aliás, para todos os animais, inclusive o homem.

       Todavia somente o homem fez à sua imagem e semelhança! Ou seja, conhecedor do bem e do mal... Sem dúvida a inteligência é privilegio do homem e o sopro que Deus injetou na nossa espécie, tornando-nos também deuses,  jamais Deus.

            É evidente ser a inteligência... É ela que nos  faz também criadores, sonhadores... Vós também sois deuses!  A nossa alma só poderia haver sido pressentida através de um  intelecto super desenvolvido a este estágio, existente apenas na   espécie humana... A ponto de questionarmos, sobre nós mesmos, sobre o universo e até sobre Deus.

       Portanto, o que nos faz à imagem e semelhança de Deus, é a  inteligência, embora, a nossa seja infinitamente inferior, a do Ser Criador...  Todos somos materialmente - filhos de Deus - branco, amarelo, negro, índio, mulato, etc... Espiritualmente também o somos se Deus criou o Tudo - do Nada. 

      Você pode substituir o nome - Deus... Por evolução inteligente da natureza - ou dos  Universos, dos Cosmos, dos micro-Cosmos... Para mim é a mesma coisa.

 

 

 

 

Gostou desta Crônica?
Envie para quem Você Ama.

Envie o endereço aos seus amigos (as) ou para seu Amor. Pelo MSN - ou através do  seu  E-mail
http://www.oocities.org/ed_poeta/19.htm

                 
E-mail


 Crônica - 18

Crônica  20

 




 

HOME PAGE - Edvaldo Feitosa